Relacionamento saudável

Quem já passou por relacionamentos abusivos desde a infância sabe como é não saber exatamente como ter ou como manter um relacionamento saudável.

Ou seja, situações complicadas na infância de abusos, rejeição, abandono, perda de pais, negligência familiar, violência verbal ou física, divórcio, entre outros.

Todos nós já passamos por algum desses problemas e sabemos muito bem é um relacionamento complicado ou abusivo. Nem sempre sabemos exatamente como é uma relação saudável e feliz.

Infelizmente acabamos nos acostumando e colocando como normal atitudes e relacionamentos tóxicos. Nos encantamos com a fase de lua de mel e tentamos nos enganar.

Por isso precisamos entender quais os sinais de um relacionamento saudável para que possamos modelar um comportamento saudável e alcançar o que as pessoas felizes tem desfrutado.

Qual o segredo dos relacionamentos felizes? Foi em busca disso que resolvi escrever sobre isso.

Continue comigo nessa jornada em busca de dicas e segredos de como manter um relacionamento.

O que é um relacionamento saudável?

relacionamento saudavel4 1024x427 - Relacionamento saudável: 10 segredos para ser feliz na relação amorosa

O que descobri é que relação de migalhas não é um relacionamento saudável. Por mais que se sinta feliz de ter alguém que te dá um pouco de atenção, isto não é o que você precisa ou deseja.

Se você tem que insistir, pedir ou implorar carinho e atenção então não está emocionalmente saudável.

Primeiro de tudo, você deve estar saudável para desfrutar de uma relação tranquila. Se não estiver bem consigo mesma, não vai conseguir levar a diante.

Um relacionamento saudável não é o mesmo que um relacionamento “perfeito”. E ninguém está bem 100% do tempo para manter um relacionamento.

Porém essas dicas são atitudes que você deve tomar em todos os seus relacionamentos, sejam amorosos, de amizades, familiares ou de trabalho.

Os relacionamentos saudáveis ​​trazem o melhor de você e fazem você se sentir bem consigo mesmo. Diferente dos relacionamentos complicados que nos desanimam e nos põe pra baixo.

Da mesma forma, você deve extrair o melhor das pessoas e fazê-las se sentir bem consigo mesmas. Essa tem que ser nossa missão como seres humanos.

Todo relacionamento saudável tem como característica principal, a comunicação saudável.

O grande segredo de um relacionamento saudável é continuar amando a si mesmo enquanto ama o outro.

Ame o seu próximo como a si mesmo.

Jesus Cristo

Se você se abandona para conseguir o amor do outro, então isto é um fortíssimo sinal de que se colocou em um relacionamento doentio, tóxico ou abusivo que está longe de ser um relacionamento de amor verdadeiro.

Aqui estão os principais sinais de que está em um relacionamento saudável e dicas e segredos para manter um relacionamento feliz.

1- Respeito no relacionamento saudável

Você valoriza as crenças e opiniões do outro e se ama por quem você é como pessoa. Assim como ama o outro por quem ele é e não tenta mudá-lo em outra pessoa.

Você se sente confortável ao estabelecer limites pessoais e confia que a outra pessoa respeitará esses limites.

Eles torcerão por você quando você conseguir alguma coisa, apoiam seu sacrifício diário, seus sonhos e admiram você por isso, e vice-versa.

Dica para manter um relacionamento de respeito:

Deixe a crítica ou julgamentos de lado. Além de não conseguir mudar nada, você irá desgastar a relação, ferir o orgulho do outro e levantar resistência contra o que está falando.

Quando for conversar com seu cônjuge sobre algo que está te incomodando, fale sobre os seus sentimentos e não o que você acha que ele fez ou sentiu.

Pois você só poderá julgar seus próprios sentimentos. Se abra de uma maneira pacífica e não condene o outro. Dessa forma você despertará compaixão e não resistência.

2- Confiança no relacionamento saudável

relacionamento saudavel1 1024x427 - Relacionamento saudável: 10 segredos para ser feliz na relação amorosa

Confiar de que seu parceiro não fará nada para machucá-la ou arruinar o relacionamento.

Em um relacionamento saudável, a confiança é algo normal e você não precisa questionar as intenções da outra pessoa ou se ela está protegida.

Eles respeitam sua privacidade, opinião e decisão. E nunca o submetem a um “teste” para provar sua lealdade para manter um relacionamento.

Coisas como “se você me ama mesmo, tem que transar comigo ou fazer o que eu quero”, ou “se você não tem nada a esconder então me dá todas suas senhas” não é uma atitude saudável.

Como ter a confiança?

Em primeiro lugar, sendo seletiva na escolha da pessoa certa. Aí envolve o estabelecer limites pessoais. Você tem que respeitar e ser respeitada.

Não deve ser constrangida a fazer nada que não queira para ganhar amor ou aprovação.

Se sentir que está insegura, procure trabalhar em sua auto confiança e valor próprio para não ser alvo de manipulação. Certamente isto te fará mais confiante.

Trabalhe sua independência emocional para que você desfrute do amor sem brigas e desentendimentos.

Se você perceber que está sendo vítima de joguinhos psicológicos, reavalie sua relação amorosa.

3- Independência emocional no relacionamento saudável

Você tem espaço para ser você mesmo além do relacionamento.

O outro deve apoiar seus hobbies e seus relacionamentos com outros amigos, familiares e colegas de trabalho e vice-versa.

A outro não precisa conhecer ou estar envolvido em tudo da sua vida. Ter independência significa ser livre para ser você mesmo e dar ao seu parceiro a mesma liberdade.

Você precisa manter sua identidade pessoal, ser alguém além da relação a dois. Isto é muito importante para manter um relacionamento saudável e atingir a maturidade do relacionamento.

Dica para ter segurança e independência

Aprenda a ter projetos pessoais. Fazer coisas de casais é ótimo, mas precisa ocupar sua mente com outras coisas além do próprio relacionamento. Isto aumenta sua auto estima e valor próprio.

Não se sinta culpada por buscar seu próprio bem, pois somente damos o que temos. Se abasteça de cuidados e mimos. Cuide-se, coloque seus projetos em andamento.

Isto irá te ajudar com qualquer ciúmes ou insegurança que tiver com relação a isso. Se seu cônjuge não apoiar isto, entenda que não está em um relacionamento saudável mas sim em um relacionamento tóxico.

4- Esforço mútuo para manter um relacionamento

relacionamento saudavel3 1024x427 - Relacionamento saudável: 10 segredos para ser feliz na relação amorosa

É importante haver equilíbrio onde nenhum dos dois carrega sozinho o relacionamento.

Há um esforço conjunto de cooperação para manter um relacionamento saudável e fazer as coisas darem certo em todas as áreas.

Você não deixa que as preferências e opiniões de uma pessoa dominem na relação. Em vez disso, você também se ouve e sente segurança em propor suas idéias quando não quer a mesma coisa.

Você deve sentir que suas necessidades, desejos e interesses são tão importantes quanto os da outra pessoa.

Às vezes, você pode investir mais (dinheiro, tempo, apoio emocional) do que o seu parceiro e vice-versa, mas o resultado final sempre parece igual e uniforme.

Como manter um relacionamento em equilíbrio

Entenda que, se estiver tentando merecer o amor, não irá receber o que você imagina. O segredo aqui é entender que já é merecedor do amor, que ja é digno.

Caso contrário irá aceitar migalhas e se tornar vítima de abusadores. Você entende que é criatura de Deus e que por isso merece todo o amor do mundo.

Então encontra alguém que se sente suficiente como você e vive uma relação de igualdade onde ninguém tenta rebaixar ninguém.

Se tem dificuldades para sentir-se assim, procure ajuda de um terapeuta ou conselheiro.

Pois esse é o maior segredo das pessoas que vivem relacionamentos felizes. Se sentir suficiente e merecedor do amor. Deste forma não irá sabotar sua vida amorosa.

5- Bondade

Vocês são atenciosos e empáticos um com o outro, e oferece conforto e apoio. Em um relacionamento saudável, a outra pessoa fará as coisas que elas sabem que o farão feliz.

A bondade deve ser uma via de mão dupla – é dada e retornada em seu relacionamento. Você mostra compaixão e consideração pela outra pessoa e pelas coisas com as quais ela se importa.

Como ter reciprocidade no relacionamento saudável?

A lógica aqui funciona bem diferente do que a maioria acredita. A crença geral é que, quando o outro não se esforça muito, você deve se esforçar mais para merecer.

Porém não é assim a realidade da vida.

Aí vai um segredinho: quanto mais você se esforça, mais o outro se sente seguro na relação e menos retribui.

É eu sei que deveria ser diferente e tal. Até imagino toda a revolta que você pode estar sentindo ao ouvir isso, porque também senti isso. Mas é a realidade da vida, aceite ou sofra. Você escolhe.

Então você deve ter esse equilíbrio. Entenda que você já é digno de amor. Não rasteje nem implore, simplesmente fique tranquilo. Ao invés de correr atrás, recue. Isso mesmo, você não entendeu errado: recue!

Medo da perda

Não seja dominado pelo medo da perda. Pra isso terá que trabalhar qualquer insegurança.

relacionamento saudavel2 1024x427 - Relacionamento saudável: 10 segredos para ser feliz na relação amorosa

E recuar não é o mesmo que brigar, acusar ou fazer cobranças. É simplesmente mudar o foco. Diga para si mesma: sou digna de amor e veja a mágica acontecer.

Não é humilhar o outro ou brigar, é somente mudar o foco. Lembre-se de ter projetos pessoais, de cuidar de si mesmo, de ocupar sua mente.

Se o companheiro resolver te punir por isso, chegue à conclusão de que está em uma relação doentia ou abusiva e talvez precise reconsiderar ou agradecer a Deus caso o outro decidir ir embora.

Neste caso você realmente se livrou de um grande problema sem ter que fazer nada. Não é incrível?

Agora se a pessoa ficar e não surtar porque você começou algum projeto pessoal como fazer um curso ou montar um negócio, parabéns!

Isto é sinal de que seu cônjuge te apoia, valoriza e se alegra pelo seu bem. Sinta-se feliz e privilegiado. Caso contrário, considere procurar ajuda profissional para o relacionamento.

6- Assumir a responsabilidade

Possuir palavras e ações. Vocês devem evitar apontar o dedo e ser capazes de admitir quando comete um erro.

Você realmente se desculpa quando faz algo errado e tenta sempre fazer mudanças positivas para melhorar o relacionamento.

Você deve tentar entender o impacto que suas palavras ou ações tiveram no outro, mesmo que não fosse sua intenção.

Como se tornar autora da própria historia?

Entenda que, a responsabilidade do relacionamento não ter dado certo não é somente do outro. Desculpas como: ele era isso ou aquilo por isso não deu certo não cola ok?

Entenda que você não é mais uma criança e já tem idade para poder fazer suas próprias escolhas.

Então tem sua parte da responsabilidade do relacionamento não ter dado certo já que foi você que escolheu esta pessoa. Não se vitimize, você também é responsável.

O primeiro passo para mudança é reconhecer o erro e aprender a lição. Do contrário irá passar por isso várias vezes até aprender ou continuar assim.

Você escolhe.

7- Honestidade no relacionamento saudável

relacionamento saudavel5 1024x427 - Relacionamento saudável: 10 segredos para ser feliz na relação amorosa

Você pode ser sincero sem temer como a outra pessoa responderá.

Em um relacionamento saudável, você deve sentir que pode compartilhar toda a verdade sobre sua vida e sentimentos – nunca precisará esconder as coisas.

Eles podem não gostar do que você tem a dizer, mas reagirão a informações decepcionantes de maneira atenciosa.

Como ter liberdade para ser você mesmo

Não seja tão critico ou julgue o outro quando ele desabafar ou confessar alguma fraqueza. Todos erramos e devemos nos dar uma chance.

Se você julga o outro, ele poderá ficar com medo de se abrir com você e isso vai criar um distanciamento entre vocês.

A outra pessoa não vai querer se abrir criando um grande obstáculo na intimidade entre vocês.

Ao contrário, tente entender o porque da pessoa se sentir assim ou reagir dessa forma. Tente se colocar no lugar do outro e entender suas razões.

Dessa forma você gera empatia e cria uma atmosfera de aceitação, confiança e intimidade entre vocês. já que o outro se sentirá aceito e compreendido.

8- Ritmo confortável

O relacionamento se move a uma velocidade que parece agradável para cada pessoa. O que deve permear a relação amorosa deve ser o prazer e não a obrigação.

É normal querer passar muito tempo com alguém quando você o conhece pela primeira vez, mas é importante que ambos estejam na mesma página quando o relacionamento está progredindo.

Em um relacionamento saudável, você não é apressado ou sente-se pressionado de uma forma a sentir-se oprimido ou obrigado a tomar uma decisão que não está preparado.

O “amor autêntico” é aquele que liberta o outro do sofrimento e conduz sua alma ao “banquete divino”, já o “amor possessivo”, persegue o outro com o objetivo de o devorar.

Platão

Como não ser tomado pela ansiedade ou carência?

Mais uma vez, vamos bater na mesma tecla. Se é o outro ou você que está fazendo cobranças, entenda que o caminho para a solução não é o da mendicância.

Não mendigue por migalhas de carinho nem implore nada. Se perceber que a outra pessoa não está tão comprometida assim, respeite a decisão dela e se afaste. Não obrigue ninguém a nada.

Se quer algo sério e o outro não está preparado, reconsidere a relação e saia fora.

Da mesma forma, se é o outro que está querendo algo sério e você não está preparada, diga a verdade.

Considere liberar o outro e siga sua vida tranquilo. Ninguém tem que ser obrigado a nada que não quer.

Se isso acontecer, o prazer da relação vai embora e você colherá as consequências disso mais tarde. Fazer qualquer coisa que seja por obrigação é horrível.

Seja mais você e se valorize. Não implore nada.

9- Conflito saudável

conflitos relacionamento 1024x427 - Relacionamento saudável: 10 segredos para ser feliz na relação amorosa

Discutir de forma aberta e respeitosa as questões e enfrentar diferenças sem julgamento.

O conflito é uma parte normal e esperada de qualquer relacionamento. Todo mundo tem opiniões diferentes, e tudo bem!

Conflito saudável é reconhecer o problema principal e resolvê-lo com respeito antes que ele se transforme em algo maior.

Ninguém deve menosprezar ou ignorar o outro nem gritar durante uma discussão.

Como manter a calma?

Como já foi mencionado antes, trabalhe sua insegurança e a habilidade de lidar com frustrações. Incentive o outro a procurar ajuda de um profissional, se for necessário ou procure terapia de casal.

Juntos vocês podem vencer o desafio. Como já falamos, procure se colocar no lugar do outro, entender suas razões de ser como é e incentivá-lo a superar as dificuldades.

Não permita que um problema que não foi resolvido cresça e se torne grande demais.

E lembre-se: tudo vai passar, os problemas e os desafios da vida.

10- Diversão no relacionamento saudável

Vocês gostam de passar tempo juntos e trazem o melhor um para o outro. Um relacionamento saudável deve ser descomplicado e fazer você feliz.

Vocês podem relaxar, rir juntos e ser vocês mesmos – o relacionamento não te desanima, mas te coloca para cima.

Nenhum relacionamento é divertido 100% do tempo, mas os bons tempos definitivamente superam os maus.

Como ter mais tempo de qualidade?

O segredo aqui é priorizar o que é importante. Mesmo na correria do dia a dia, sorria dos problemas e mantenha uma atitude positiva.

Sorria e brinque muito! Ria de si mesmo e de suas falhas.

Quem nunca cometeu erros é porque nunca fez nada. Essa é uma das dicas mais importantes. O bom humor pode salvar você de muitos problemas.

Deixe de se criticar tanto, não leve tudo tão a sério, viva com leveda e diversão. Liberte sua criança interior e dê muitas gargalhadas.

Porque senão os problemas ficam e você adoece alem de não conseguir resolver nada com mau humor. Não vale a pena se preocupar tanto, já que a vida passa tão rápido.

Saia um pouco ou programe viagens para recarregar as energias. Reserve um tempo somente do casal na semana sem os filhos.

Isto é realmente muito importante, já que eles vão crescer, ir embora e vocês vão ficar sozinhos.

E quando isso acontecer, não vai querer que fique um buraco entre a intimidade de vocês né? Então cuide da relação amorosa agora e não deixe pra depois.

Essas dicas te inspiraram? Pra você o que é um relacionamento saudável? Nos conte abaixo o que achou;) Um forte abraço!

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Você também pode gostar de ;)
Latest Posts from Lanna Figueredo

2 Comments

  1. Eu nunca vi ninguém se relacionar assim infelizmente. Todas as pessoas que conheço tem relacionamentos cheios de briga e confusão. Seria ótimo se todos recebessem ensinamentos na escola sobre isso durante a adolescência para servir de aprendizado.

  2. Meu sonho<3. Gostaria de ter um relacionamento assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *