5 linguagens do amor

Segundo Gary Chapmam que escreveu o livro as 5 linguagens do amor, podemos nos sentir amados de maneiras diferentes uns dos outros. Na maioria das vezes, a forma como uma pessoa se sente amada, seja diferente da outra e vice-versa.

Talvez você queira presentear algum ente querido como um filho ou cônjuge porque é assim que se sente amado, mas esta pessoa pode não se importar muito com com presentes.

Por exemplo, se você o ajudar com algo que seja importante para ele, isto poderá fazê-lo se sentir profundamente tocado e amado. Principalmente se você não tinha muito tempo e se esforçou pra isso.

Cada pessoa tem sua linguagem de amor principal que a toca de forma mais profunda e verdadeira, embora as outras linguagens do amor também sejam importantes.

Quer saber mais sobre as 5 linguagens do amor? Continue lendo para descobrir qual é a sua e a do seu amor.

Por que temos linguagens de amor diferentes?

5 linguagens do amor tempo de qualidade

Nem todos comunicam o amor da mesma forma, as pessoas preferem receber amor de maneiras diferentes.

Todos nós podemos nos identificar com a maioria dessas línguas, mas cada um de nós tem uma que fala mais forte conosco.

Por isso, às vezes pode haver problemas nos relacionamentos, pois o que é importante para um, pode não ser nada importante para o outro.

E isto pode trazer muitos problemas emocionais, já que o outro pode estar magoado por não receber do ser amado a demonstração de amor que deseja e anseia.

Esta demonstração de amor pode ser tanto em relacionamentos entre pais e filhos, amigos, como entre parceiros amorosos. Não se restringe a relaçoes amorosas.

Conheça mais sobre as 5 linguagens do amor

Aqui está uma visão geral das 5 linguagens do amor e como as pessoas se sentem amadas em cada uma delas.

1- Palavras de afirmação

Esta linguagem do amor expressa o amor em palavras que edificam o seu parceiro. Os elogios mais curtos e simples podem ser os mais eficazes.

Algo como: Amei seu vestido, você sempre me faz rir, amo seu sorriso. O que importa é se é sincero e não uma bajulação. As pessoas percebem quando esta tentando bajular.

Por exemplo, “Eu te amo”, elogios, palavras de apreço, encorajamento verbal e comunicação digital frequente, como mensagens de texto e engajamento nas redes sociais.

Palavras tem muita importância se a linguagem do amor principal da pessoa amada for afirmação.

Elogios e um “eu te amo” farão toda a diferença.

Jamais faça:

Comentários negativos ou críticas duras podem ferir seu parceiro e levar mais tempo para perdoar do que as outras 5 linguagens do amor.

5 linguagens do amor: palavras de afirmação

2- Tempo de qualidade

Essa linguagem do amor tem tudo a ver com atenção exclusiva. Sem televisores, sem smartphones ou qualquer outra distração.

Ou seja, se quer fazer esta pessoa se senta verdadeiramente amada, precisa ouvi-la ou fazer qualquer coisa com esta pessoa sem distrações.

O tempo que estiver com essa pessoa tem que ser focado e intencional para aquele momento. Por isso o nome desta linguagem do amor ser “tempo de qualidade”.

Se estiver ocupado, pode dizer que não poderá dar atenção naquele momento mas que logo poderá conversar melhor. E depois, reserve este tempo para ouvir a pessoa ou passar um tempo legal juntos.

Se esta for a linguagem principal do seu parceiro, ele não quer apenas ser incluído neste tempo, mas quer ser o centro das suas atenções. Eles querem que seus parceiros prestem atenção para eles e apenas para eles.

Isso não significa que você não se enrole no sofá para assistir Netflix ou HBO.

Significa apenas que você precisa dedicar tempo juntos, sem todas as distrações.

Jamais faça:

Cada vez que você cancela um encontro, adia um tempo juntos ou não está presente durante seu tempo juntos, pode ser extremamente doloroso para seu parceiro.

Pois pode fazê-lo sentir que você se preocupa mais com outras coisas ou atividades do que eles.

3- Toque físico

Para as pessoas com essa linguagem do amor, nada é mais impactante do que o toque físico do parceiro.

Eles não gostam necessariamente de toques exagerados, mas se sentem mais conectados e seguros em um relacionamento andando de mãos dadas, beijando, abraçando, toques no ombro, etc.

Se o Toque Físico for a principal linguagem do amor de seu parceiro, ele não se sentirá amado sem o contato físico.

Todas as palavras e presentes do mundo podem ajudar bastante, mas não vão fazê-lo sentir-se amado. Eles querem sentir você por perto, não apenas emocionalmente, mas fisicamente.

Jamais faça:

Negar um abraço, não querer andar de mãos dadas ou recusar um beijo se já tiver intimidade com essa pessoa. Ou que você seja agressivo ao tocá-los.

Eles interpretam que você não os ama e podem se retirar extremamente magoados mesmo que você expresse as outras 5 linguagens do amor. Isto pode ser algo difícil para eles perdoarem.

4- Presentes

linguagem do amor presente

Essa linguagem do amor não é materialista como pode pensar. Um presente bem pensado ou atencioso faz seu parceiro se sentir amado e especial.

Algo tão simples como comprar o sorvete favorito do seu amor, depois de uma cansativa semana de trabalho tem uma grande importância. Mas do que qualquer elogio ou toque.

Isso é diferente de Atos de Serviço, em que você demonstra afeto realizando tarefas para ajudar seu parceiro.

Jamais faça:

Não se lembrar do seu parceiro, nem se importar de demonstrar que lembrou dele enquanto estava longe.

Ele pode achar que você não se importa, por isso sentir que não é importante para você. Isto poderá magoá-lo mais do que a falta das outras 5 linguagens do amor.

5- Atos de serviço

Essa linguagem do amor se expressa fazendo coisas que você sabe que seu cônjuge gostaria e precisa.

Algo que exige algum planejamento e investimento de tempo e dedicação como preparar um jantar, aparar a grama e pegar as crianças na escola são atos de serviço.

Seu parceiro pode ter essa linguagem do amor se o lema dele for “As ações falam mais alto que as palavras”.

Jamais faça:

Para ser considerado uma expressão de amor deve ser feita com carinho e alegria. Principalmente se o ser amado estiver passando por algo difícil que precisar de sua ajuda.

Cara amarrada e má vontade pode ser considerado um desamor ao invés de amor.

Ações por obrigação ou com tom negativo são coisas totalmente diferentes. Por isso veja bem como faz, para que o tiro não saia pela culatra.

Quer saber qual é a sua linguagem do amor principal? Aquela que faz seu coração cantar e se sentir realmente amado. Clique aqui para fazer o teste linguagens do amor e descubra.

Linguagem do amor: atos de servico

Críticas à teoria das 5 linguagens do amor

O ponto principal do autor do livro as 5 linguagens do amor é que devemos nos adaptar à linguagem de amor de nosso amor e não exigir que eles usem a nossa.

Porém algumas pessoas usam a teoria das linguagens do amor como teste de personalidade.

Pode acentuar a co-dependência na relação evitando que os parceiros desenvolvam autonomia e individualidade.

Um relacionamento deve ser um lugar para transformação e crescimento. Quando limitamos uns aos outros com uma linguagem de amor específica, não permitimos espaço para mudanças.”

Colocamos o relacionamento em uma estrutura rígida.

As 5 linguagens do amor deve ser um ponto de partida, um guia inicial e não uma solução definitiva para a felicidade.

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Você também pode gostar de ;)
Latest Posts from Lanna Figueredo

1 Comment

  1. A minha é toque e palavras. Amei saber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *