Já tomou algum chá para pressão alta? Neste artigo, trago tudo sobre remédio caseiro para pressão alta e várias receitas de chás e alimentos para baixar e equilibrar a pressão arterial.

A pressão arterial é determinada pela quantidade de sangue bombeado pelo coração e pela facilidade com que o sangue flui pelas artérias.

Assim, a hipertensão ocorre quando o sangue flui através dos vasos sanguíneos com força ou pressão excessiva.

Por isso, continue lendo para saber mais sobre quando a pressão é considerada alta e os remédios caseiros para pressão.

Sintomas da pressão alta:

Procure um médico se você tiver histórico de pressão alta e sentir:

  • dores de cabeça
  • suor excessivo
  • problemas de visão
  • fadiga
  • náusea
  • falta de ar
  • tontura
  • sangramento pelo nariz
  • confusão
  • dor no peito
  • sangue na urina

Assim, esses sintomas podem ser complicações graves para a hipertensão ou outros problemas médicos e precisam de cuidados médicos urgentes. Portanto, procure um médico em caso de hipertensão gestacional ou doenças crônicas para melhor te orientar.

Como sei se estou com pressão alta? Se a pressão passou dos 14×9, já é considerada alta.

Chá para pressão alta: Remédio caseiro para pressão

11 Tipos de chá para pressão alta: remédio caseiro para pressão

Além de uma dieta balanceada e hábitos saudáveis como caminhadas que ajudam a baixar a pressão arterial, alguns tipos de bebidas também ajudam a controlar a pressão.

Abaixo listei alguns deles:

1- Chá de Hibisco

Beber chá de hibisco reduz bastante a pressão arterial, especialmente quando está um pouco elevada, de acordo com um estudo no Journal of Nutrition.

Portanto, os autores do estudo recomendam 3 xícaras do chá de hibisco por dia. Assim, para ter mais benefícios, deixe em infusão (água fervente) por 6 minutos antes de saboreá-lo.

2- Chá de Canela

A canela parece ajudar a dilatar e relaxar os vasos sanguíneos, o que pode ajudar a baixar a pressão.

Por isso, ferva 1 pau de Canela ou 1 colher de sobremesa do pó da canela com 1 xícara de água por uns 6 minutos. Então sirva.

3- Chá de capim cidreira baixa a pressão?

O chá de erva cidreira ou capim cidreira ajuda na diminuição da pressão arterial, ainda mais nos momentos de estresse devido sua função calmante natural.

Por isso, faça um chá, lave e corte com uma tesoura, umas 3 a 4 folhas de capim cidreira, jogue 1 xícara de água fervente nas folhas e deixe uns 6 minutos em infusão. Depois Sirva.

4- Chá de açafrão

açafrão contém diversos minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e previne derrames. Acrescente em suas refeições como carnes e molhos.

Assim, para o chá ferva 1 colher de sobremesa de açafrão em 1 copo(200ml) de água em fogo baixo. Então, se quiser, acrescente limão, gengibre ou erva cidreira para dar sabor e deixe em infusão por 5 minutos.

5- O chá verde

Um exemplo de remédio caseiro para pressão, que melhora o fluxo sanguíneo e reduz a inflamação nos tecidos do coração, além de baixar a pressão. Afinal o chá verde é rico em antioxidantes, o que também melhoram a saúde do coração.

Por isso, faça um chá, jogue 1 xícara de água fervente em 1 sachê ou 1 colher de sopa rasa do chá verde seco, espere 7 minutos e beba.

Se você tem pressão alta, pode beber 1 ou 2 xícaras de chá verde diariamente, não mais que isso.

6- Chá de salsa

Essa redução foi semelhante aos efeitos dos medicamentos para pressão arterial.

Por isso, faça uma infusão, jogue 1 xícara de água fervente em 1 colher de sopa rasa da salsa fresca ou seca. Espere uns 6 minutos. Então sirva.

7- O chá da folha de oliveira

Um estudo com chá de folha de oliveira, reduziu a pressão arterial sistólica em uma média de 11,5 mmHg e a pressão arterial diastólica em 4,8 mm Hg em apenas 8 semanas.

Por isso, faça uma infusão, jogue 1 xícara de água fervente em 1 colher de sopa da folha seca da oliveira. Espere uns 6 minutos. Então sirva. Se preferir, pode acrescentar fatias de limão e leite.

8- Chá de mangaba

Um outro bom remédio caseiro para pressão alta é comer 1 fruta chamada mangaba ou tomar o suco ou chá da casca da mangaba, porque possui propriedades vasodilatadoras que ajudam a baixar a pressão.

9- Chá de bardana

O chá de bardana para baixar a pressão contém propriedades anti-inflamatória, calmante e diurética que ajudam a combater o aumento de pressão, aliviando os sintomas, como dor de cabeça.

Por isso, faça uma infusão, jogue 1 xícara de água fervente em 1/2 colher de sopa da folha seca da raiz de bardana. Espere uns 6 minutos.

10- Chá de gengibre

O gengibre reduz a pressão arterial, agindo como um bloqueador natural dos canais de cálcio e dilatando os vasos sanguíneos. Pode usá-lo como um tempero picante na comida.

Portanto, faça um chá e ferva uma rodela de gengibre em 1 xicara de água por 6 minutos. Sirva a seguir. Ou coma, somente 1 rodela de gengibre por dia. Não exagere.

11- Chá de alho

Uma revisão de 12 estudos em mais de 550 pessoas com pressão alta, comprovou que tomar alho reduziu a pressão arterial sistólica e diastólica em uma média de 8,3 e 5,5 mm Hg.

Por isso, ferva 1 alho cortado em 3 partes em 1 xicara de água por 6 minutos. Acrescente limão e gengibre se preferir. Então sirva.

Ou então, engula 1 alho(pequeno) todo dia ou tome cápsulas de alho se não conseguir tomar o chá ou o alho inteiro.

12- Chá de romã

Além de prevenir a hipertensão e diabetes, a fruta é anti-inflamatória e age principalmente na garganta.

Por isso, faça uma infusão, jogue 1 xícara de água fervente em 10 g da casca da romã, ou 1 colher de chá da romã em pó. Logo depois, feche e espere uns 5 minutos. Então, tome pelo menos 3x por dia.

Receita de chá pra pressão alta com 7 plantas poderosas (Bônus)

Ingredientes do chá para hipertensão:

  • 5 rodelas de gengibre ou 1 sachê do chá de gengibre
  • 1 colher de chá de açafrão
  • 1 colher de sopa de folhas de oliveira
  • 3 flores de hibisco secas ou 1 sachê do chá de hibisco
  • 1 colher de sopa de romã em pó ou 100g da casca
  • 2 alhos cortado em 4
  • 1 pau de canela
  • 1 sachê de chá verde ou 1 colher de sopa rasa da erva seca

Como fazer o chá para pressão alta:

Assim, ferva 1 litro de água, desligue o fogo e jogue todos esses ingredientes dentro. Depois feche o recipiente com tampa e deixe em infusão por 15 minutos. Depois que terminar, coe e beba 3 xícaras do chá por dia.

Dica: se quiser, pode optar por tirar o açafrão ou o alho. Algumas pessoas acham o cheiro e o gosto forte e não conseguem beber. Dessa forma, não vai alterar o efeito deste chá, já que os outros ingredientes também são excelentes para baixar a pressão alta.

Além disso, não se esqueça de beber muita água, ficar longe do estresse, fazer caminhadas rápidas ou exercícios e manter uma alimentação mais saudável que é essencial para manter a hipertensão sempre controlada.

Como sei que estou com pressão alta e como tratar?

Alimentos para pressão alta - hipertensão

Receita de suco para baixar a pressão alta

16 Alimentos que são como remédio caseiro para pressão alta

Enquanto come, você pode ajudar seu corpo a equilibrar sua hipertensão, com uma dieta rica em grãos integrais, frutas, vegetais e laticínios com baixa gordura. Assim, você baixa o colesterol alto e a pressão arterial em até 11 mm Hg.

Além do alho, gengibre, mangaba, salsa, açafrão e canela como mencionados acima, temos outros alimentos e temperos como exemplos, que você pode acrescentar em suas refeições diárias que vão, naturalmente ajudar a regular a pressão.

  1. Frutas vermelhas
  2. Banana
  3. Beterraba
  4. Feijão e lentilha
  5. Cenouras
  6. Brócolis
  7. Iogurte grego
  8. Manjericão
  9. Abacaxi
  10. Sementes
  11. Chocolate amargo
  12. Kiwis
  13. Melancia
  14. Aveia
  15. Espinafre
  16. Água

9 Hábitos que são como remédio caseiro para pressão arterial

Além de seguir a prescrição do médico, mude seus hábitos para melhorar sua saúde e equilibrar sua pressão arterial:

  1. dormir o suficiente à noite (de 6 a 9 horas por dia);
  2. fazer, no mínimo, 30 a 60 minutos de atividade física moderada ou alta como caminhadas rápidas, corridas na esteira ou parques, jump, dança, aulas de academia… por pelo menos 3x na semana;
  3. parar de fumar e consumir drogas;
  4. reduzir o consumo de álcool e café;
  5. controlar seu peso dentro do IMC normal de saúde;
  6. diminuir o sódio, como sal de cozinha e comidas industrializadas, principalmente as enlatadas.
  7. comer uma alimentação saudável com mais legumes, frutas e cereais; com menos gordura, doces, enlatados ou embutidos;
  8. Beba pelo menos 8 copos (250ml) de água por dia;
  9. controlar o diabetes e o colesterol.

Descubra remédio Caseiro para pressão alta

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.