Acreditamos que vários hobbies somente relaxam, distraem a mente e divertem. Porém os alguns hobbies terapêuticos para ter uma vida saudável podem te deixar mais magro, feliz e saudável.

 Os melhores hobbies te relaxam, te fazem feliz e podem até prevenir ou curar problemas como ansiedade e depressão.

E se também buscar um hobby de exercício físico como caminhadas, por exemplo, esses hobbies terapêuticos podem te ajudar a controlar seu peso, evitar diabetes e várias outra doenças.

Existem muitos hobbies divertidos como a dança, jump, zumba, caminhadas em parques, crosfit, natação que podem te deixar literalmente viciado e mais jovem.

Benefícios dos hobbies para uma vida saudável

Várias pesquisas mostram que os hobbies ajudam a aliviar estresse, depressão e ansiedade. Além disso, melhoram a saúde física e reduz o isolamento e solidão.

Afinal é reconhecido que a atividade física nos proteger contra vários tipos problemas de saúde graves, como doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, osteoporose.

Além disso, adicione um elemento do ar livre como jogos, caminhada e jardinagem e esses benefícios podem se estender a uma incrível sensação de auto-estima, bem-estar e função cerebral turbinada.

Um estudo descobriu que atividades mentais como artesanatos, ler, jogar, usar o computador e até sair para passear ajudam a retardar a perda de memória relacionada à idade algo que não pode ser feito com medicação.

Isso te ajuda a relaxar e se desligar do trabalho e preocupações da vida. Além disso te dão uma sensação de realização.

Se você sair de casa para ir a uma academia ou curso, por exemplo, irá fazer novas amizades com certeza o que diminui o isolamento e te dá uma sensação de pertencimento.

Conheça melhores hobbies femininos e masculinos.

10 Hobbies para uma vida saudável do corpo e emoções previne depressão e ansiedade

Faça algo que você goste e ama. Já reparou que os problemas de saúde mental estejam aumentando enquanto os hobbies estão em declínio?

As pessoas estão tão preocupadas com o trabalho e contas pra pagar que esquecem dos momentos de lazer e diversão. Muitos hobbies terapêuticos além de fazer bem pro corpo, curam também a alma e suas emoções.

1- Meditação

A prática da meditação o ajudará a reduzir o estresse, diminuir a pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico e até melhorar sua capacidade de concentração.

Sendo assim, a meditação pode criar de forma rápida e poderosa a felicidade, a saúde física e mental e, claro, o relaxamento, tudo cientificamente comprovado.

Pratique o Mindfulness que é a atenção plena e a gratidão, e você terá mais alegria e contentamento.

2- Jardinagem

E há uma associação entre a diminuição do risco de demência e a jardinagem entre as pessoas que cultivavam diariamente.

Além disso, estar ao ar livre é bom para você. Um estudo descobriu que a jardinagem e o ciclismo regular reduzem a probabilidade de deficiência de vitamina D em idosos.

Uma simples caminhada no verde de 5 minutos te faz se sentir melhor e aliviar a depressão. Imagina quando esse verde está dentro de casa, varanda ou quintal.

Se não puder fazer uma caminhada na natureza, faça um jardim em vasos com plantas de sombra e uma fonte de água.

Afinal, está comprovando que apenas contemplar o verde e ouvir o som de água fresca, já irá melhorar e muito seu humor e concentração.

4- Escrever

A escrita tem vários benefícios para a saúde mental e física, melhorando assim o estresse, o sono e a memória.
Estudos mostraram que pessoas com câncer que escreveram sobre suas experiencias, ajudaram a aceitar suas doenças e a suportarem o estresse do tratamento.

Outro estudo comprovou que pessoas que escreviam em seus diários tinham 76% de cicatrização contra 46% das que não escreviam.

5- Leitura e jogos como xadrez

Ler é muito mais do que apenas um passatempo. Ela aumenta a compreensão, raciocínio, concentração e vocabulário.

Além disso, assim como a corrida exercita seu corpo, a leitura exercita seu cérebro.

Principalmente, o xadrez é um ótimo hobby para se praticar se quiser melhorar as funções cognitivas do seu cérebro ajudando a melhorar a memória e a desenvolver o pensamento estratégico.

hobby de animais de estimação, hobbies terapêuticos

6- Animais de estimação

Possuir um animal de estimação pode não apenas oferecer oportunidades para exercícios, atividades ao ar livre e socialização, mas também pode ajudar a diminuir a:

  • Níveis de colesterol e triglicerídeos
  • Sentimentos de solidão
  • Pressão arterial

É por isso que mais hospitais e asilos estão permitindo animais para terapia assistida. Embora nem sempre seja prático manter cães e gatos, sempre há espaço para peixes.

7- Ouvir musica

Um estudo demonstrou que a música pode diminuir os níveis de estresse, depressão e ansiedade e estimular o sistema imunológico do corpo.

Um dos hobbies terapêuticos mais relaxantes é banhos quentes enquanto se ouve músicas calmas de natureza como cachoeiras ou canto de pássaros.

Além disso, ouvir música foi mais eficaz para diminuir a ansiedade do que os medicamentos. Afinal ouvir e tocar música diminui os níveis do cortisol, o “hormônio do estresse”.

8- Cozinhar mais saudável

Uma alimentação saudável turbina o:

  • sistema imunológico e digestivo e humor
  • reduz o cansaço e estresse
  • aumenta a qualidade do sono
  • previne o envelhecimento precoce da pele
  • melhora disposição e energia

Uma boa refeição é aquela que nos alimenta e fornece todos os nutrientes que necessitamos para nos manter de pé.

Quem cozinha suas próprias refeições saudáveis com certeza é mais saudável pois evita comer refeições fastfoods e industrializadas.

Por isso, é importante sempre balancear e também variar na alimentação, deixando o prato sempre uma novidade e o mais colorido possível, assim não só nosso paladar estará sendo aguçado.

Fazer curso de comida saudável te ajudará a se manter na dieta e comer mais saúdavel. Mil maneiras de fazer um doce de whay, legumes refogados e por aí vai.

Fazer aquele jantarzinho delicioso para aquela pessoa especial que você ama não tem preço.

Já pensou em aprender a fazer marmitas saudáveis? De quebra você pode até ganhar dinheiro.

9- Dançar

A dança estimula o cérebro e ativa os circuitos sensoriais e motores para criar um “jogo duplo de prazer segundo neurocientista.

A dança melhora a coordenação, o sistema cardio, o cérebro, as emoções e aumenta a felicidade, ajudando a diminuir o risco de demência.

Aulas como zumba e dança de salão são ótimas para manter a forma e a alegria, são hobbies para uma vida saudável que melhoram o humor e forma física.

10- Exercícios físicos ou atividades de grupo

Juntar-se a uma equipe esportiva é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e fazer amigos, é uma maneira divertida de passar tempo com os outros, que é uma das chaves para a felicidade.

Competição como natação, futebol, maratonas, vólei, basquete, tênis, golfe, muay thai, lutas, etc

Não gosta de musculação? Então frequentar aulas como zumba, jump, crosfit, yoga, exercicio funcional, fit dance, muay thai, pilates, spinning dentre outros vai trabalhar seu corpo e emocional.

Existem vários hobbies terapêuticos de exercícios físicos como yoga, pilates, e artes marciais.

A principal vantagem dos treinos em grupos em relação à musculação é ter treinos mais divertidos em grupo e com grande intensidade e motivação de todos.

Praticar exercícios físicos ao ar livre e perto de águas como caminhadas fazer muita diferença para a mente e corpo.

11- Auto massagens terapêuticas, um dos hobbies para uma vida saudável mais relaxante

Se você estiver se sentindo tenso ou com dores, a massagem terapêutica irá te ajudar a se sentir melhor. Portanto a massagem tem muitos benefícios físicos e mentais, principalmente o alívio de dores e relaxamento.

A massagem é um dos hobbies terapêuticos mais conhecidos e amados.

No entanto, você nem sempre precisa gastar com um massagista para ter alívio. Em muitos casos, uma automassagem também pode ajudar bastante, além de ser mais prático.

A automassagem envolve técnicas que você mesmo pode fazer para se livrar da tensão muscular e dos pontos de dor em todo o corpo.

Enquanto você faz uma automassagem relaxante, pode se beneficiar também, do poder da aromaterapia através da massagem com o óleo essencial de laranja doce e eucalipto.

Enquanto se massageia, ouça músicas terapêuticos de natureza como sons de chuvas, cachoeiras ou canto de pássaros.

Muitas técnicas de automassagem podem ser realizadas com as mãos, os dedos e cotovelos. Porém outras exigem itens simples como bolas, pantalas, massageadores, rolos de espuma ou faixas.

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.