Atividade física no parque vaca brava

Você  já sentiu isso? Um suor frio e o coração batendo mais forte?

Você tem vontade de largar tudo, tirar umas férias bem merecidas ou montar seu próprio negócio.

Mas você está com medo…

Você tem medo de fracassar por não conseguir fazer tudo que precisa dentro do prazo.

Você tem medo de não conseguir pagar todas as contas e ter que fazer quem você ama passar por apertos maiores.

Sim, você tem medo de perder os melhores momentos dos seus familiares por não estar presente o tanto que gostaria.

Logo, você sente que é impotente, que as idéias não fluem e não consegue pensar direito.

Então, uma sensação de esgotamento físico, mental e emocional toma conta de você.

Você já passou por uma situação semelhante a esta?

Estudos comprovam que pequenas mudanças na nossa rotina podem revolucionar nossa saúde.

Imagine você tendo um momento de refúgio para sonhar, meditar e relaxar?  De forma fácil, rápida e incrível com tempo de qualidade com sua família ou ainda aumentar sua produtividade no trabalho.

Portanto, se você quer descobrir como ficar mais relaxado e melhorar seu humor, continue lendo, para que aprenda mais sobre:

Qual a gravidade do estresse?

Você não quer nada mirabolante que envolva algum medicamento caro, performance ou modismo que virou febre certo? Mas antes de chegarmos a essa solução precisamos entender a raiz do problema para agir de forma mais eficaz.

Mas talvez você se pergunte: o que isto tem a ver comigo? Bom pode ter mais do que vc imagina.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão se tornará a doença mais comum do mundo até 2030.

E as mulheres tendem a ser mais sujeitas ao transtorno.

Não há consenso científico sobre os motivos, mas as alterações hormonais durante o mês e a pressão da sociedade para que elas exerçam bem seus papéis de mãe, esposa e profissional podem, e muito, ter a ver com isso. Principalmente a depressão pós-parto que tem sido cada vez mais comum.

O mais preocupante é o crescimento constante de casos de depressão em crianças e adolescentes, com complicações que podem chegar até a casos de suicídios.

Segundo pesquisa, de 2002 a 2012 houve um crescimento de 40% da taxa de suicídio entre crianças e pré-adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. Na faixa etária de 15 a 19 anos, o aumento foi de 33%.

Ou seja, com certeza você conhece ou convive com alguém que tem ou teve stress, ansiedade ou depressão. Compartilhe este artigo com alguém que esteja passando por esse problema. Dessa forma vocês podem, juntos, superar esse problema.

Qual a relação do estresse com o Sedentarismo?

Sim, na verdade muito mais que se imagina.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% da população mundial é sedentária.

Sedentário é aquele indivíduo que sempre faz valer a lei do menor esforço”, que não pratica atividade física regular. Mas para ser considerado regular, tem que ser feito no mínimo 3x na semana.

Ou seja, troca qualquer oportunidade de atividade física por uma comodidade, como uso de escada rolante ou elevador ao invés de utilizar a escada fixa, ou que não substitui carro nem para pequenos trajetos que poderiam ser feitos a pé.

Então, já parou pra pensar que existe uma relação entre o aumento das facilidades da vida moderna e o aumento do stress, ansiedade e depressão?

Por outro lado sabemos que os problemas sócio-econômicos que o mundo tem enfrentando com certeza tem uma enorme influência. Porém mecanismos de ajuda naturais que o nosso próprio corpo fornece, pode está sendo deixado de lado.

Em termos genéticos, nosso organismo está preparado para atividades físicas, segundo especialistas. Ele depende dessa prática regular para manter um funcionamento normal, ou seja, ser saudável. Desse modo, a prática sempre foi altamente recomendável pelos médicos.

Como esse estresse se processa em nosso corpo?

O estresse libera o cortisol, hormônio que deixa o corpo em estado de alerta e ajuda a ter mais energia para resolver um problema. Mas esse processo quando funciona por longos períodos de forma constante, começa a prejudicar o organismo.

Isso causa nervosismo acentuado, aumento do apetite, baixa no sistema imunológico, dificuldade para dormir e  aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e da taxa de gordura no sangue.

Porque a Atividade Física Melhora seu Humor?

Atividade física canoagem

A prática de exercícios físicos libera endorfina no organismo que é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois dessa atividade.

Este hormônio regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar, gerando sensação de bem estar e prazer que persiste mesmo depois de terminado a atividade física.

Portanto a endorfina é considerada um analgésico natural que é capaz de reduzir o estresse, ansiedade e aliviar as tensões.

Por isso muitas pessoas, literalmente viciam em esportes, por causa da sensação prazerosa que ele proporciona.

Quando a pessoa está sentindo que as coisas estão sem graça e que o mundo é sem sentido, os médicos recomendam um programa de atividade física por três ou mais vezes por semana.

A saúde melhora assim como a auto estima. Nos sentimos de bem com mundo e, consequentemente, a vida social e afetiva também melhoram.

Benefícios da prática regular de atividade física.

  1. Melhoria da função cardiovascular e respiratória;
  2. Alivia o estresse e a ansiedade;
  3. Fortalece os ossos;
  4. Ajuda a diminuir e controlar o peso;
  5. Melhora o sono e aumento da habilidade de concentração;
  6. Retarda o envelhecimento;
  7. Diminui o risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade.
  8. Aumento da imunidade

Malefícios do sedentarismo, que é a falta total de Atividade física:

  • risco de obesidade;
  • falta de animo e cansaço;
  • Insônia devido a pouco gasto de energia e estresse;
  • Aumento de casos de doenças cardíacas, cancerígenas, pressão arterial e colesterol altos, osteoporose, infertilidade, complicações na menopausa, dores nas costas, etc;
  • Além do mais temido envelhecimento precoce.

Você já sentiu isso? Durante o dia está sempre cansado e sonolento, mas quando vai dormir o sono simplesmente vai embora.

Dessa forma seu rendimento no trabalho só diminui. Então se as coisas no trabalho vão mal, mais estressado fica e menos dorme a noite. Por isso dorme mal novamente e mais estressado fica…

No entanto pra tentar melhorar todo esse estresse e ansiedade, algumas vezes comemos doces, chocolates e todo tipo de comida calórica, se tornando assim, um vício.

Logo isto te levará a um aumento de peso. Então você fica mais ansioso e frustrado do que já estava e acaba comendo mais, aí engorda mais….. e pq não aproveitar e fazer umas comprinhas não?!

Claro que acaba se tornando um ciclo vicioso e interminável de problemas.  Como resultado, acaba se tornando uma bola de neve que só cresce com o passar do tempo.

Bom, se você ainda está lendo esse artigo, é sinal de que sabe exatamente do que estou falando certo?

Já assistiu o filme “Bridget Jones”? Igualmente a personagem, quando está ansiosa e se sentindo pra baixo, entra em uma atitude auto destrutiva por comer porcarias para sentir algum alívio. Porém, depois que sobe na balança fica mais ansiosa e frustrada do que antes.

Infância Roubada

Logo o sedentarismo infantil é ainda mais perigoso, uma vez que ele pode reduzir os níveis de hormônios do crescimento, causar diversos problemas respiratórios, alteração da pressão arterial e aumentar as chances de desenvolver um câncer.

De acordo com pesquisa feita pela UNESP, foi comprovado que maior tempo em tela de computadores, tvs, tabletes e smartphones está associado ao excesso de peso, maus hábitos alimentares e falta de atividade física em adolescentes brasileiros.

De tal forma que, quando usadas a noite, diminuem a produção de melatonina, que é o hormônio do sono. O que prejudica consideravelmente sua noites.

Antes de mais nada, já ouviu falar da crescente erotização infantil causadas por certos programas infantis assistidos diariamente? Bom… mas esse é outro assunto para um outro artigo.

Como resultado, foi constatado que a atual geração de crianças tem uma expectativa de vida menor que a de seus pais pelo simples fato da maioria, não terem nenhuma atividade física regular. São 5 anos que foram roubados da próxima geração.

Em seguida, um vídeo feito em parceria do PNUD com a Nike e mais oito organizações que desenvolvem programas que visam criar experiências positivas nos esportes e atividade física para crianças desde cedo.

Não deixe de assisti-lo!

Com efeito, crianças ativas são mais confiantes e correm menos risco de sofrer com ansiedade, estresse e depressão.

Crianças adultizadas

Tão prejudicial como o sedentarismo é o excesso de atividades que fazem com que crianças fiquem adultizadas, precoces e estressadas. Aula de inglês, atividade física, musica, entre muitas outras.

Portanto pais que buscam nas conquistas dos filhos a sua autossatisfação, tem levado as crianças a estabelecerem expectativas de performance bem além das suas capacidades reais.

Logo é conhecido que a brincadeira para a criança é um elemento importante e que contribui para seu desenvolvimento e aprendizado.

Em resumo brincar de forma espontânea e agradável leva a criança a expressar seus impulsos instintivos.

Dessa forma, é feito um encorajamento e orientação que, se bem usado, ajuda no desenvolvimento da inteligência, das emoções e as suas vontades, individualidade e sociabilidade.

Está tendo problemas com seu cachorro estressado e levado? De fato este mesmo princípio vale para seu animal de estimação. Portanto ande de bicicleta, corra ou caminhe com ele. Com certeza ficará muito feliz.

Você sabia que 85% de sua saúde depende somente de seus hábitos de vida, restando somente 15% para culpar a genética?

Benefícios extras da atividade física verde

atividade fisica praia

Enfim, agora vem o pulo do gato! Porque um exercício feito em parques melhoram ainda mais seu humor?

Além de todos os benefícios que a atividade física faz, tanto à saúde física como a emocional, ainda há uma forma de exercício que gera um incrível bem estar emocional.

Embora todo mundo já soubesse, ainda não tinha comprovação científica que, a prática de exercício físico num espaço verde, melhora mais ainda a auto-estima, o relaxamento e o humor. Ou seja, um bônus extra para a saúde emocional.

Por isso foi dado o nome de “exercício verde” a esse tipo de atividade física feitas em parques, jardins, trilhas ou áreas verdes.

Então como surgiu esse nome?

Foi feito um estudo pela Sociedade Americana de Química (ACS) e publicado na revista Environmental Science & Technology, em 2010 sobre exercícios praticados em áreas verdes.

Pela primeira vez determinamos a “dose mínima de natureza” que é necessária para se obter efeitos positivos sobre a saúde emocional, e que são 5 minutos de exercício verde.       Jules Prettu, co-autora do estudo

Segundo Jules, praticar de 5 a 20 minutos do exercício verde regularmente, trás vários benefícios como:

  • Melhora considerável do humor;
  • Induz o corpo a produzir vitamina D;
  • O índice de desistência é menor do que em academias;
  • Melhora os relacionamentos, principalmente se feito em contato com família e amigos.

A pesquisa também revelou que os benefícios alcançaram todas as faixas etárias:

  • Jovens e adultos;
  • Crianças de todas as idades;
  • Idosos
  • E especialmente pessoas com algum distúrbio mental.

Então, qual modalidade de exercício verde você fará para obter esses benefícios?

Sim, as possibilidades de atividade física é enorme! Que vai desde uma caminhada simples a um circuito de treino personalizado.

Bom, se você ainda está lendo este artigo, é sinal de que leva sua saúde a sério e é uma pessoa determinada.

Então, escolha uma que se adapte mais e seja feliz! Antes de mais nada, o importante é fazer algo que faça você se sintir mais a vontade.

Vejamos uma lista de atividades físicas que podem ser feitas em parques ou áreas verdes:

  • Simples caminhada ou corrida;
  • Andar de bicicleta;
  • Pescar ou nadar em um rio, lago ou córrego;
  • Praticar jardinagem;
  • Exercício físico aeróbico ou funcional;
  • Exercício físico de competição como Vôley, futebol ou basquete.

Os resultados mostram que as áreas verdes com água como lagos, córregos ou rios, têm um benefício extra para o humor.

Plano de ação de 5 minutos ou mais

Você acha que pode dispor de 5 minutos para alguma atividade física em parques ou áreas verdes? 

Inclua em sua rotina, de uma forma bem simples e consistente, idas a parques, praças e trilhas que estejam próximos de seu trabalho ou casa.

Abaixo listei 7 dicas para uma rotina prática. Escolha uma delas e monte seu plano de ação personalizado conforme suas necessidades e preferências.

Não se esqueça: o segredo de se obter todos os benefícios é que seja feito no mínimo 3 vezes por semana, de preferência semanalmente.

7 Dicas rápidas, simples e fáceis que vão te inspirar a ter uma rotina de atividade física em áreas verdes:

1- Sair mais cedo antes de entrar no trabalho; se dê um tempo antes do estresse diário.

2- Uma ida rápida durante o almoço;

3- Dar uma passada depois do trabalho e desfrutar de um ar fresco; principalmente depois de pegar as crianças na escola, dê uma passada em algum parque e os leve para brincar no parquinho. Este momento do dia, mesmo que curto, será precioso para que elas gastem energia, possam comer e dormir melhor. Além do tempo que vcs terão juntos.

4- Programe uma vez na semana depois do trabalho um happy hour no parque. Leve sua refeição para um piquinique agradável e relaxe um pouco com quem vc ama.

5- Nos finais de semana, combinar com seu companheiro(a), amigos ou filhos para fazer uma caminhada ao ar livre acrescentando um piquenique para fortalecer vínculos;

6- Que tal ir trabalhar de bicicleta ou a pé ao invés de ir de carro? Se morar próximo é claro. No caminho poderá dar uma parada rápida em um parque sentindo uma brisa suave.

7- Praticar jardinagem em seu quintal, área ou varanda. Dessa forma você trará mais verde para dentro de seu lar, o que já fará uma enorme diferença. Além de ser um hobby que também relaxa bastante.

Agora você não terá mais desculpas para não praticar alguma atividade física!

Se você é uma pessoa sedentária e não possui nenhum hábito de fazer qualquer atividade física, uma caminhada no parque é perfeita para você porque não exige tanto esforço inicial e é bem estimulante.

O ideal é que você vá aumentando gradativamente a quantidade de tempo para desfrutar melhor de todos esses benefícios e viver com mais saúde e jovialidade.

Então não perca tempo! Faça um planejamento de atividades ao ar livre, de preferência que seja diariamente ou no mínimo 3x na semana para se ter todos esses benefícios.

Porém, não desista se não conseguir no início chegar a essa meta. Persista até conseguir para que se torne um hábito. Os resultados valerão a pena.

Atenção: procure um médico antes de iniciar um programa de exercícios, principalmente se tiver algum problema de saúde. Em casos de depressão, estresse ou pânico procure um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra para lhe ajudar neste processo de recuperação.

Gramas verdes e águas de descanso

Águas de descanso

 O SENHOR É O meu pastor. Ele me dá tudo de que eu preciso!

Ele me leva aos pastos de grama bem verde e macia para descansar. Quando sinto sede, Ele me leva para os riachos de águas mansas.

Ele me devolve a paz de espírito quando me sinto aflito. Ele me faz andar pelo caminho certo para mostrar a todos quão grande Ele é.

Eu posso andar pelo vale escuro, onde a morte está bem perto; mas continuo tranqüilo e não sinto medo. Tu, Senhor, me guias e proteges constantemente!

Salmos 23 – Bíblia Viva

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Você também pode gostar de ;)
Latest Posts from Lanna Figueredo

1 Comment

  1. Amo caminhar no parque e ir pra roça. Se eu pudesse, morava em um sítio ou fazenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *