Musculação

Entenda os incríveis benefícios da musculação que transformam seu corpo e mente. Entenda o porque tantas pessoas viciam em malhar e nunca mais vai pensar em desistir do treino de força.

Portanto, é muito mais do que estética. Malhar é totalmente viciante. Libera hormônios que te dão sensações de prazer e bem estar. Isto melhora seu humor e auto estima.

Porém, você deverá passar pela barreira dos primeiros meses até que esse hobby se torne um hábito. Até lá, terá que trabalhar sua mente para não desistir.

E a melhor forma é buscando os motivos para continuar, apesar da dor e esforço inicial. Você terá que superar isso.

O músculo desempenha um papel importante em muitas áreas da sua saúde.

Entenda as razões que faz o treino de força uma parte não negociável de qualquer programa de condicionamento físico.

Sim, o valor da musculação, vai muito além de sua aparência. Aqui estão 8 benefícios que fazem o treino

de força ser um ótimo suporte para seu corpo e mente:

1- Longevidade: viva mais e melhor

Benefícios da musculação

Embora muitas pessoas focam em procurar a melhor dieta para perder peso, sabemos que, ao fazer isso, você estará perdendo a melhor parte do construção do corpo malhado e saúde.

Somente dieta não vai recuperar sua saúde, te livrar do excesso de gordura corporal e aumentar seu bem estar.

A combinação de alimentação balanceada com treino de cardio e força é o caminho para uma construção de uma vida mais saudável e feliz.

Em média uma pessoa começa a perder músculos desde os 25 anos. De 40 a 70 anos, a perda muscular é em média de 8% por década, e então acelera para 15% após os 70 anos.

Além do envelhecimento, câncer e outras doenças, assim como lesões, também causam perda muscular.

Seus músculos participam na função do seu metabolismo. Por isso a perda muscular também causam perdas de habilidades físicas e cognitivas.

A boa notícia é que grande parte dessa perda muscular, especialmente em jovens e de adultos de meia idade, pode ser retardada, evitada e até revertida.

No entanto, a perda muscular é acelerada por causa do estilo de vida atual, juntamente com altos níveis de estresse, baixos níveis de testosterona e hormônio do crescimento, e doenças como diabetes.

Em algum ponto, a taxa de perda de músculo excede a taxa de ganho muscular. Você não pode fugir dos efeitos do envelhecimento , mas pode retardá-los.

Quanto mais músculos tivermos, mais tempo teremos com nossas habilidades físicas e cognitivas.

Inicialmente, um dos benefícios da musculação mais desprezado é o da longevidade, por causa da busca pelo corpo perfeito, seguindo uma atitude imediatista.

As pessoas consideram a malhação somente como algo estético, por isso desprezam a musculação como estilo de vida. Assim que conseguem atingir o peso ideal, desistem e voltam aos antigos hábitos.

2- Benefícios da musculação: cria força e resistência

Sem sombra de dúvida, o aumento de músculo é um dos benefícios da musculação mais visados e desejados.

Porém durante os primeiros meses de treino de força com pesos, você ganha força sem grande aumento de músculos.

Nessa fase de adaptação, seu sistema nervoso e muscular melhoram a performance dos músculos que você já tem, mesmo quando você não tem muitos.

No início, você ganha uma força incrível sem construir quase nenhum músculo. Então, depois de ultrapassar seus limites com os músculos que já possuía, você começa a construir mais músculos.

Após mais alguns meses de treino de força consistente com pesos e uma dieta rica em proteínas, você nota um pouco mais de forma em seu corpo e sua força só melhora a cada dia.

Você também percebe que consegue lidar com treinos mais difíceis e se recupera mais rápido do que antes.

Embora seja divertido ver o quanto sua força melhora, o benefício real é como isso afeta sua vida cotidiana.

Você pode subir escadas e ainda assim recuperar o fôlego. Você pode carregar várias sacolas de compras sem precisar de ajuda.

Pode brincar com as crianças sem se sentir exausto, e ver um lindo sorriso em seus rostos.

A força e a resistência vêm do crescimento de novas fibras musculares. Você produz energia com mais eficiência.

Assim, seu sistema nervoso fica cada vez melhor na coordenação de diferentes grupos de músculos que tornam seus movimentos mais fluidos e eficazes.

Por isso seus ligamentos e tendões, assim como seus músculos, ganham mais força.

Qualquer que seja a força que você tenha hoje, se não trabalhar para melhorá-la, ficará mais fraco a cada ano que passa.

Se você não está construindo músculos e força, seu corpo vai definhando com o passar do tempo.

Isto somado a um estilo de vida cheio de estresse e má alimentação pode te transformar em uma bomba relógio ambulante com contagem regressiva.

3- Benefícios da musculação: mudar seu estado emocional

benefícios da musculação

Como a maioria das pessoas se senta no trabalho ou enquanto usa seus celulares? Na mesma posição em que se sentam quando estão deprimidos.

Quando você se sente triste ou deprimido, sem querer se encolhe, abaixa a cabeça e cruza os braços. Sua postura muda conforme seus sentimentos.

Porém, pesquisas mostram que também funciona ao contrário: quando você assume a postura daquela emoção, você começa a sentir essa emoção.

Você pode fazer muito para melhorar a postura no seu local de trabalho, mas também pode combater alguns dos efeitos da má postura ao construir músculos de maneira equilibrada.

Não adianta malhar somente peito ou somente pernas. Embora possa focar em um grupo de músculo, também precisa malhar outros grupos musculares para ter um equilíbrio de forças.

Mesmo que queira focar na parte inferior do corpo, ainda assim vai precisar malhar, no mínimo 40 a 30% da parte superior do corpo.

Já viu homens com peitorais incríveis e pernas finas? O famoso corpo malhado de pera. Mulheres com pernas e bumbuns dos sonhos e má postura? Além de não ser bonito, não é saudável.

Dessa forma, você pode também concentrar seu treino muscular em melhorar sua postura e equilíbrio postural além de sua auto estima e aparência.

Afinal, as pesquisa mostram que quando as pessoas melhoram sua postura, elas também melhoram seu estado emocional.

4- Benefícios da musculação: fortalece as articulações


Uma das principais razões pelas quais as pessoas evitam a musculação é a dor nas articulações.

Ironicamente, a razão pela qual muitas dessas pessoas sentem dor é porque não fazem musculação.

O melhor caminho é este: descubra como você pode treinar com pesos de uma forma que não piore a sua dor nas articulações.

Com certeza, o treino de força com pesos irá aliviar sua dor nas articulações. Mas isso não quer dizer que alguém com problema no joelho, se sinta bem fazendo agachamentos.

Neste caso, terá que encontrar outro exercício que melhor se adapta a sua condição. Assim, você não precisa permitir que nenhuma parte do seu corpo o impeça de fazer seu treino de força.

Existem muitas áreas nas quais você pode trabalhar em seu treino. Curiosamente, o aumento da massa corporal magra demonstrou melhorar muitos tipos de artrite.

O músculo protege as articulações dos efeitos de desequilíbrio que faz você escorregar facilmente.

Se você tiver força e coordenação, você se segurará em vez de cair e se machucar.

Além disso, os efeitos hormonais da construção muscular ajudam a reparar outros tecidos e a aliviar parte da dor que você sente.

5- Benefícios da musculação: fortalece os ossos

Treino de peso

A exercício físico estimula o crescimento da massa muscular e óssea. Assim, além de mais força muscular, você ganha ossos mais fortes e resistentes.

Depois do treino, seu corpo usa aminoácidos para construir e reparar músculos e usa proteínas, cálcio, magnésio e vitaminas D e K para construir ossos.

Embora o cálcio, o magnésio e as vitaminas D e K sejam necessários para a saúde óssea, seu corpo não construirá novos ossos a menos que você dê uma razão para isso.

Você tem que forçar seus ossos com o treino de força e resistência. Se você está perdendo músculos, com certeza está perdendo densidade óssea também.

E se você fizer o que é necessário para ganhar músculos, também aumentará a densidade óssea. Ou seja, músculos fortes significam ossos mais fortes.

6- Benefícios da musculação: deixa você mais autoconfiante

A perda de força física também tem um impacto direto em sua força mental. Um corpo fraco e uma mente fraca geralmente andam de mãos dadas.

Portanto, se você precisa estar mentalmente afiado para o seu trabalho, negócio, relacionamento ou família, faça o que for preciso para ficar fisicamente forte.

A confiança que você ganha ao se tornar mais apto lhe dá a confiança para realizar muitas outras coisas também.

Assim existem poucas coisas mais emocionantes do que experimentar uma transformação física ou melhorar seus resultados pessoais.

Exibir um corpo definido em um jeans, fazer várias flexões ou agachamentos é algo fantástico.

Essas realizações físicas aumentam a autoconfiança das pessoas e as impulsionam a realizar muitas outros objetivos em sua vida pessoal e profissional.

Faça depósitos em sua poupança de qualidade de vida

benefícios da musculação

Assim como uma conta de aposentadoria bem financiada permite que você tenha o mesmo padrão de vida mesmo depois de parar de trabalhar, construir músculos permite que você mantenha a mesma qualidade de vida mesmo depois que seu corpo começar o declínio físico e mental da velhice.

O treinamento de força e uma dieta rica em proteínas são a base para a construção de massa corporal magra.

Qualquer que seja a sua idade, saúde e obstáculos pessoais com os quais você esteja lidando, é sempre um bom momento para começar um programa de treinamento de força eficaz .

saudáveis.

7- Benefícios da musculação: controlar a gordura corporal

Com o passar dos anos, a perda muscular aumenta e a taxa metabólica diminui.

A partir dos 20 anos, a taxa metabólica de uma pessoa média cai cerca de 2 a 3 por cento por década.

Aos 50 anos, cai em média 4% por década. Quando você chega aos 70 anos de idade, sua taxa metabólica é cerca de 30% mais baixa do que era aos 20 anos.

No entanto, não precisa ser assim. Suas escolhas de exercícios e dieta são um fator muito mais significativo do que a própria idade.

Na verdade, uma pessoa de 70 anos em boa forma pode ter uma taxa metabólica muito superior à de uma pessoa sedentária de 30 anos.

O músculo queima cerca de três vezes mais calorias por quilo do que a gordura corporal. Ou seja, 1 kilo de musculo gasta mais calorias para se manter do que 1 kilo de gordura.

Portanto, conforme você diminui a gordura corporal e adiciona músculos, o peso da sua balança não muda muito seu peso.

No entanto, seu corpo vai se transformar, juntamente com sua taxa metabólica que irá aumentar.

Isto quer dizer que, assim que seus músculos crescem, uma boa parte do que você come, será gasto na manutenção deles ao invés de aumentar sua barriga.

É importante observar que se você está fazendo muito cardio e comendo uma dieta de baixa caloria para tentar queimar o excesso de gordura corporal, na verdade você vai acelerar a perda de músculo e diminuir sua taxa metabólica de repouso.

Use o cardio com moderação e, em vez disso, turbine o treino de cardio com o treinamento de força e um pós treino rico em proteínas para construir massa corporal magra.

Um treino de cardio de 20 a 30 minutos por dia já são suficientes, se quiser ganhar massa muscular.

8- Musculação controla o açúcar no sangue

treino de força

As dietas ricas em carboidratos combinadas com estilos de vida sedentário criam uma epidemia de obesidade e diabetes.

Muitas pessoas tem pré-diabetes, mas apenas 1 em cada 10 sabe que tem. Pior ainda, em 2025, espera-se que 64% da população tenha diabetes tipo 2.

No entanto, obesidade e diabetes nem sempre estão juntas. Cerca de 20% das pessoas com diabetes ou pré-diabetes têm peso saudável.

Para corrigir o problema de excesso de açúcar no sangue , você pode eliminar totalmente os carboidratos seguindo uma dieta cetogênica.

Ou você pode comer uma quantidade moderada de carboidratos e criar uma forma de armazenar o excesso nos músculos que ganhar através do levantamento de pesos.

O fígado e o músculo esquelético armazenam glicose na forma de glicogênio.

No entanto, se você não se exercita regularmente e, mais especificamente, não treina com pesos, você perde a capacidade de armazenar carboidratos.

Dessa forma, quando você não tem onde colocá-los, o açúcar no sangue sobe, o pâncreas secreta insulina e você armazena gordura.

Quanto mais músculos você tem, mais gasta carboidratos, impedindo assim que sejam transformados em barriga e culotes.

Também há muitas estudos que comprovam que esse excesso de carboidrato no sangue, te leva a um envelhecimento acelerado, problemas cognitivos, doenças cardíacas e até câncer.

Combine treino de força e cardio

Segundo as pesquisas, são necessários no mínimo 150 minutos de atividade aeróbica moderada(Caminhada rápida ou subir escadas), ou 75 minutos de atividade intensa(corrida ou jump) por semana, ou mais, para que alguém tenha todos os benefícios do exercício.

As pesquisas demonstram que somente o treinamento de força não é suficiente. Assim como somente treino de cardio também não.

É necessário uma combinação de treino de cardio com força para que seu corpo possa tirar o máximo de desempenho, bem estar e saúde.

Ou seja, jamais despreze a parte do treino de cardio do seu treino com pesos diário.

Por isso, você deve adicionar ao seu treino de musculação, caminhadas rápidas na esteira, passeios de bicicleta ou corridas diárias para aumentar a qualidade de sua vida assim como sua saúde.

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

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