melhorar foco, concentração e criatividade

Já se viu em um momento que não consegue concentração nem foco nos estudos ou trabalho? Ou seja, fica horas tentando se concentrar mas fica se distraindo com qualquer coisa?

Por isso um dos maiores desafio do nosso dia a dia é conseguirmos focar em uma única tarefa ou objetivo.

Tudo a nossa volta parece nos distrair e somos levados a várias tarefas que não são nossos objetivos e acabamos nos perdendo do que realmente importa.

O que é fadiga mental?

concentração e foco

A função da atenção direcionada ou foco é priorizar estímulos de valor e ignorar informações sem importância. Porém com o uso constante, a eficiência do foco diminuirá.

Este fenômeno mundial e cotidiano é chamado de fadiga mental. É um enfraquecimento da atenção direcionada ou foco que nos leva a ficar cada vez mais distraídos.

Como resultado do surgimento das redes sociais este mal tem se intensificado. Por isso a importância de permanecer offline em momentos de concentração.

O poder da natureza sobre a concentração ou foco

Os cientistas Rachel e Stephen Kaplan em seu livro a “A experiência da natureza: uma perspectiva psicológica, criaram a teoria da atenção.

Eles descobriram que as pessoas que passam algum tempo na natureza, ou mesmo olhando para cenas da natureza se concentram melhor.

Por isso os lugares naturais com nuvens movendo-se no céu, folhas farfalhando com a brisa ou água borbulhando nas rochas em um riacho são exemplos de ambientes restauradores.

Esses ambientes estão repletos de “fascinações suaves” sobre as quais uma pessoa pode refletir com “atenção sem esforço”. Isto recupera nossos recursos internos esgotados aliviando a fadiga mental e o estresse.

Características de um ambiente restaurador da concentração e foco

Já percebeu que tem lugares que nos restauram por dentro? O que tem esses lugares de diferente:

1- Fascinação

É a capacidade de um ambiente gerar admiração ou espanto nas pessoas. Isto descansa sua mente da sua concentração ou foco principal fazendo com que você descanse sua mente por algum tempo e relaxe.

2- Ficam longe da rotina

Ou seja, te afasta de casa ou trabalho e deixa sua mente longe das preocupações da vida cotidiana.

3- Nos conectam com algo superior

Se conectar com vários elementos do ambiente e ter a sensação de viajar nele para encontrar mais informações.

Por exemplo, quando estamos em um parque e tiramos os sapatos para sentir a grama molhada e estender os braços para sentir o vento.

4- Compatibilidade

Um ambiente que combine com as preferências e objetivos de cada pessoa.

Por exemplo, algumas pessoas gostam mais de praias, enquanto outros preferem a vista de uma montanha ou uma planície com lago cheio de neve.

Paisagens naturais restauram nossa concentração ou foco

Está sem ideias para empreender? Saiba que os estímulos estéticos eram considerados sem importância ou secundários. Porém, agora são considerados eficazes no combate à fadiga mental ou estresse.

A teoria da restauração da atenção afirma que, olhar para paisagens naturais como praias, florestas ou montanhas fará com que sua mente fique em modo descanso.

Isto fará com que ela vagueie livremente e assim, relaxe o foco frenético da vida cotidiana. Essa distração da sua mente no modo repouso, permitirá que você restaure suas capacidades de concentração e foco.

Quantos minutos de contemplação são necessários?

Segundo pesquisas 5 minutos diários ou mais de contemplação da natureza já serão muito benéficos.

Se não for possível passar por um parque ou área verde todos os dias para uma caminhada ou relaxar, vídeos com paisagens de cachoeira ou natureza já vão te deixar mais relaxado.

Procure uma playlist de sons da natureza de imagens de pássaros, sons de água corrente ou praia. Isto já vai te ajudar bastante a recuperar o foco.

Sei disto porque faço uso diariamente de playlists de vídeos de musicas com paisagens e sons da natureza que me ajudam a focar nos estudos e escrever melhor.

Este artigo te ajudou? Compartilhe sua experiência conosco abaixo nos comentários 

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Você também pode gostar de ;)
Latest Posts from Lanna Figueredo

1 Comment

  1. Quando estiver estressada no trabalho, vou sair pra caminhar no parque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *