Dezembro chegou e com ele todos os prazeres e alegrias das festas de Natal. No entanto, você sabe qual é o verdadeiro sentido do natal? Existe o verdadeiro significado do natal além dos presentes?

São os presentes debaixo da árvore de natal, as luzes nas janelas, os cartões no correio, os jantares de peru com a família e amigos, bem como os gritos de “Feliz Natal” a quem que nos passam nas ruas? Este é realmente o o verdadeiro sentido do Natal?

Árvores de Natal decoradas estão por toda parte no fim do ano. Grupos sentados ao lado da árvore e famílias comendo um banquete cheio de comidas de natal e muitas brincadeiras.

O Natal está entre os feriados mais importantes do ano, mas qual é o verdadeiro significado do Natal? São os presentes ou o impulso econômico anual do comércio?

O que é fascinante é a etimologia das palavras Natal que significa missa cristã, ou seja, missa de cristo.

O Natal, além de uma festa, é um momento de reflexão espiritual sobre os fundamentos cruciais da fé cristã.

É quando os cristãos celebram o amor de Deus através do nascimento do menino Jesus: A Bíblia Sagrada fala de seu nascimento centenas de anos no passado, que foi um cumprimento de várias profecias bíblicas.

Leia também: quando começar a montar a árvore de natal?

Qual é o verdadeiro significado do natal?

A maioria dos costumes de Natal variam em valor e significado simbólico. 

A título de exemplo, trocamos presentes pelo fato de Deus nos ter enviado um dos presentes mais preciosos: o seu único filho, este é o verdadeiro sentido do natal. 

Além disso, os 3 magos visitaram o menino Jesus e trouxeram presentes também. Uma rima intitulada A Sé de São Nicolau, escrita em 1822, popularizou a prática de trocar presentes durante a época natalina.

Embora as pessoas comemorem pelo mundo o nascimento de Cristo em 25 de dezembro, era provável que ele tivesse nascido em uma data diferente. 

A igreja católica, no quarto século escolheu 25 de dezembro, pois colaborou com o Solstício na programação romana.

Para os cristãos, o verdadeiro sentido do natal é a celebração da vinda do Herói, Jesus Cristo ao mundo. Entendemos que, pela fé em Cristo, somos tanto filhas quanto filhos de Deus. 

O paraíso certamente algum dia será nossa residência, se crermos no filho filho de Deus e na obra de salvação da Cruz. Isso o ajudará a olhar para a época do Natal de forma diferente neste ano. 

Veja também: Desenho de Papai noel para imprimir e colorir

o verdadeiro significado do natal

O verdadeiro sentido do Natal é o amor de Deus

João 3:16 -17 diz: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu único Filho, para que, quem nele crê, não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para salvá-lo. “

O verdadeiro sentido do natal é o acontecimento deste inacreditável ato de amor. 

O conto genuíno do Natal é a história de Deus se tornando um ser humano, Deus conosco(Emanuel), na pessoa de Jesus Cristo. Por que Deus fez isto ? Pelo fato de que Ele nos ama!

Por que o Natal era necessário? Devido ao fato de que precisávamos de um Salvador!

Por que Deus nos ama tanto assim? Porque Ele é o próprio amor (1 João 4: 8).

Por que comemoramos Natal todos os anos? Em reconhecimento ao que Deus fez por nós, nos lembramos de Seu nascimento, dando presentes uns aos outros, adorando-o e estando particularmente cientes dos que sofrem, bem como dos que possuem menos sorte.

Deus ofereceu Seu único filho para receber nossa punição por nossos pecados. Ele pagou a preço total, e também ficamos livres de restrições quando aceitamos esse presente de amor da graça de Deus . 

“Mas Deus demonstrou Seu próprio amor por nós nisto: quando éramos ainda pecadores, Cristo nos salvou.” (Romanos 5: 8).

Com isso em mente, o Natal pode ser uma temporada de muito prazer e alegria. É a hora de Deus mostrar Seu maravilhoso amor por nós. Pode ser um momento de cura e também de força restaurada. 

Claro, delicie-se com o período, mas lembre-se de ficar contente também! 

Além disso, o verdadeiro significado do Natal é a celebração do supremo Deus presente: o nascimento de Jesus, o jovem Cristo .

Leia também: quando desmontar a árvore de natal?

A história do nascimento de Jesus (Lucas 2: 4-19.):

Por ser descendente do rei Davi, José viajou da cidade de Nazaré da Galileia para Belém, na Judeia, terra natal de Davi, levando consigo Maria, sua noiva, que estava grávida.

E, estando eles ali, chegou a hora de nascer o bebê. Ela deu à luz seu primeiro filho, um menino.

Envolveu-o em faixas de pano e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Naquela noite, havia alguns pastores nos campos próximos, vigiando rebanhos de ovelhas.

De repente, um anjo do Senhor apareceu entre eles, e o brilho da glória do Senhor os cercou. Ficaram aterrorizados, mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo! Trago boas notícias, que darão grande alegria a todo o povo.

Hoje em Belém, a cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor!

Vocês o reconhecerão por este sinal: encontrarão o bebê enrolado em faixas de pano, deitado numa manjedoura”.

De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão do exército celestial, louvando a Deus e dizendo:
“Glória a Deus nos mais altos céus, e paz na terra àqueles de que Deus se agrada!”

Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém para ver esse acontecimento que o Senhor nos anunciou”.

Indo depressa ao povoado, encontraram Maria e José, e lá estava o bebê, deitado na manjedoura.

Depois de o verem, os pastores contaram a todos o que o anjo tinha dito a respeito da criança,
e todos que ouviam a história dos pastores ficavam admirados.

Maria, porém, guardava todas essas coisas no coração e refletia sobre elas.

Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido. Tudo aconteceu como o anjo lhes havia anunciado. (Lucas 2:4-20)

Veja também: Desenho de Árvore de Natal para imprimir e colorir grátis

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *