A grávida pode comer açaí com segurança e tranquilidade? Como resistir a um açaí num dia de calor intenso? Quem ama açaí, não consegue resistir a uma passadinha rápida para saborear essa delícia.
A boa notícia é que o açaí natural e puro é um ótimo alimento saudável e pode ser consumido com segurança em qualquer fase da gestação desde que sejam tomados alguns cuidados com a origem e conteúdo do produto.
Para as grávidas que sentem diminuição das náuseas ao consumir alimentos gelados, o açaí puro é uma boa opção por ser um alimento natural.
A grávida pode comer açaí puro e de boa procedência
Agora o perigo, são aqueles que não possuem o açaí em polpa, mas sim uma mistura artificial e industrializada cheias de conservantes e corantes, assim como em sucos que não são integrais.
Por isso, esses açaí industrializados são carregados de muito açúcar e calorias, o que pode prejudicar a grávida, aumentando seu peso e riscos de adquirir diabetes e hipertensão gestacional que podem levá-la a um quadro de pré-eclampsia.
Por outro lado, o açaí, mesmo quando consumido natural e sem acompanhamentos como leite condensado, doces ou caldas muito açucaradas, já é um alimento muito calórico e, por isso as gestantes devem tomar cuidado e não consumi-lo em excesso.
Ou seja, a grávida pode comer açaí puro sem complicações, 3x na semana em porções de até 180g e no máximo natural possível, sem xaropes na composição e evitando ao máximo adicionar opcionais doces ao açaí.
Assim, opte por adicionar frutas como castanhas, banana, morango ou kiwi que são opções mais saudáveis.
A gravida pode comer açaí com guaraná em pó, não oferece perigo se colocado em pequenas quantidades já que 1 colher de chá do guaraná em pó contém apenas 5g de cafeina. A não ser é claro que a grávida tome mais que 2 xícaras de café por dia.
Portanto, o melhor é comprar a polpa pura e fazer em casa com adoçante, mel ou açúcar mascavo, tomando cuidado para não exagerar no doce.
Assim, a gravida pode comer açaí com moderação e o mais natural possível evitando a opção de açaí industrializado que possue pouca ou nenhuma fruta. Dessa forma, o açaí pode trazer vários benefícios para mãe e bebê.
Grávida pode comer chocolate, gengibre, camarão ou pimenta?
Afinal, o açaí é rico em fibras, assim ajuda a regular o intestino e melhora a digestão. Além disso, possue antioxidantes que ajudam a eliminar toxinas do corpo.
Saiba como tratar dor de cabeça ou azia na gravidez.
Os benefícios do açaí puro para o organismo:
- Reduz o colesterol
- Ajuda no intestino
- Retarda o envelhecimento, Alzheimer e doenças do coração
- Previne o câncer
- Possue fibras alimentares que ajudam a regular o intestino, na digestão e na sensação de saciedade.
Conheça quais alimentos a grávida deve evitar.