Conheça 23 espécies de plantas de sombra que não precisam de luz do sol direta, são fáceis de cultivar e por isso são ótimas para se ter dentro de casa.

Quem nunca se apaixonou por uma plantinha e quis encher a casa de verde, não sabe o que é ter uma casa cheia de verde e frescor.

Se você não tem varanda ou um ambiente aberto, não se preocupe, poderá ter seu jardim particular e sentir todo os benefícios do verde em seu lar.

As plantas de sombra são aquelas que precisam de luz indireta como a de uma janela, por exemplo, no mínimo 2 horas por dia.

Não existem plantas de sombra que não precise de luz nenhuma ou que fique totalmente isolada sem luz ou ar. Neste caso é melhor optar por uma planta artificial.

Abaixo 23 espécies de plantas de sombras maravilhosas e fáceis de cuidar:

Antúrio

1- Antúrio

O antúrio (Anthurium) conhecido pelas suas flores vermelhas como corações é uma planta de fácil de cuidado e ótimo para iniciantes na jardinagem.

Assim é uma planta ornamental decorativa, ideal para ambientes protegidos como varandas ou salas.

A planta precisa de sombra e luminosidade indireta, ou seja, muita luz, mas sem exposição direta ao sol. Antúrios gostam de água, mas não de terra encharcada. Por isso, é preciso ter cuidado para não exagerar ao regá-los, 2 a 3 vezes por semana é suficiente.

costela de Adão plantas de sombra

2- Costela de Adão

É facil de cuidar, gosta de ambientes internos. A coltela de adao (Monstera) é uma planta bonita e charmosa que logo anima e embeleza qualquer ambiente e ficam perfeitas dentro de casa.

Assim elas sobrevivem bem na luz indireta ou em locais que recebem claridade por apenas um período do dia, senão suas folhas começam a amarelar.

Então suas regas são de 1 vez na semana,no máximo 2 vezes, sem encharcar o solo.

Hera planta

3- Hera

Essa espécie se adapta bem tanto no sol quanto em locais de sombra, é fácil de cuidar e cresce rápido. Além disso, a beleza dela crescendo em cascata é admirável.

Contudo, não encharcar a terra pois ela não suporta excesso de água, por isso as regas devem ser de 2 a 3 vezes na semana com cuidado.

Zamioculca planta de sombra

4- Zamioculca

Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia) é da Tanzânia, na África, tem folhas brilhantes e suculentas verde escuro. 

Não gosta de sol direto, se adapta a locais com ar condicionado e é uma planta resistente que não exige regas frequentes.

Assim no verão regá-la de 2 a 3 vezes na semana, no máximo, e no inverno 1 vez por semana.

lírio da paz plantas de sombra

5- Lírio da paz

O lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) é uma planta de pequeno porte, com altura máxima de 60 cm.

Suas folhas verde intenso e brilhantes chamam a atenção de quem passa dando um toque de elegancia na casa.

Contudo é uma das plantas de sombra que prefere ambientes iluminados, mas pouca ou nenhuma luz direta. Então regue de 2 a 3 vezes na semana.

Crotons planta

6- Crotons

O crotons (Codiaeum variegatum) famosa por suas folhas coloridas, com tons de laranja, amarelo e vermelho e tem ganhado espaço em jardins e vasos de todo o mundo. A melhor iluminação para a cróton é a meia sombra.

Tem que ser um local iluminado como varanda ou próximos a janelas, mas não pode ter luz direta do sol todo o dia e ar condicionado.

Assim, regas de 2 a 3 vezes na semana já são suficientes, portanto o ideal é manter o solo úmido mas sem encharcar as raízes, por isso cuidado.

kalanchoe de sombra

7- kalanchoe

Kalanchoes ou flor-da-fortuna requer baixa manutenção com pouca luz solar e água. Afinal, é difícil não amar suas cores e folhas brilhantes.

Assim misture um pouco de fertilizante no solo e corte as flores quando elas terminarem de florescer para ficar mais bonita. A rega deve ser feita 2 vezes por semana e no inverno apenas 1 vez.

samambaia

8- Samambaias

Muitas samambaias como a botão, boston, pé de coelho, ninho de pássaro, avenca e muitas outas, são boas opções de plantas de sombra. Só precisam de solo úmido e luz indireta.

pacová planta

9- Pacová

A Pacová (Philodendron martianum) é uma planta do Brasil da região da Mata Atlântica que fica debaixo das árvores.

Portanto esta planta não gosta de ar condicionado forte, porém se dá bem em ambientes fechados com alguma iluminação e vento, a rega é entorno de 3 vezes na semana.

Singônio planta

10- Singônio

O Singônio (Syngonium podophyllum) é uma planta muito resistente com crescimento rápido, fácil de cultivar e pega facilmente com o galho.

Apesar de ser de uma das plantas de sombra, se desenvolve muito bem no sol com regas de 2 vezes por semana, sem encharcar o solo.

Esta planta pode ser cultivada como trepadeira ou em vasos, porém é tóxica devendo ficar longe de pets e crianças pequenas.

jiboia planta de sombra

11- Jiboia

Uma planta que pode crescer como trepadeira ou em vaso pendente é é bem fácil de ser cultivada. A Jiboia ama água portanto, regue 2 a 3 vezes por semana.

Assim, para saber se precisa regar veja se o solo está úmido mas nunca encharcado.

Peperômia plantas de sombra

12- Peperômia

A peperômia (Peperomia) é uma planta de sombra que precisa de um pouco de luz mas sem exagero.

Assim ela é uma boa opção para ser cultivada dentro de casa, até em banheiros com um pouco de luz, próxima de uma janela, por exemplo. Além disso, são de baixa manutenção, resistente a doenças. Portanto regas de 2 a 3 vezes na semana já bastam.

Filodendron de coração planta

13- Filodendron de coração

O Filodendron de coração (Philodendron hederaceum) é mais comum no modelo pendente, tem folhas parecidas com coração e podem até mudar de cor com o tempo sendo mais verde clara jovem e mais escura com o passar dos anos.

Ela lembra muito a jiboia, porém não gosta de nenhuma luz direta, e regas 2 vezes na semana já bastam. A planta querida pode suportar salas mais escuras, porém requer podas para evitar que cresça em caules longos e únicos.

Bromélia

14- Bromélias

Todas as bromélias podem viver em sombra, pois se adaptam muito bem a área interna de sua casa, não precisando muito de iluminação solar para poder sobreviver, porém precisam ficar próximas de uma janela para receber luz indireta.  

Portanto mantenha o solo úmido, mas não enxarcado e evite exposição direta ao sol.

plantas de sombra Begônia Rex

15- Begônia Rex

As begônias Rex são amadas por sua folhas com cores vivas e aveludadas e possue uma beleza surpreendente, por isso são consideradas a rainha das begônias.

Além disso elas amam a sombra, portanto a deixe em luz indireta e não as regue muito, 1 vez na semana. Assim, mantenha a umidade, mas sem encharcar a terra.

Saiba também dicas de como organizar a casa rápido e simples

arvore do dinheiro

16- Árvore de dinheiro

As árvores do dinheiro (Dillenia indica) são bem fáceis de cuidar para iniciantes. Afinal elas exigem luz indireta e regas somente 1 vez por semana.

Nativa da América Central e do Sul é resistente e tem longa duração. Assim, também é conhecida como paineira-de-cuba, castanha-do-maranhão, carolina, munguba e castanhola,

Se você quiser uma opção de planta de sombra maior que possa viver com luz indireta média, opte pela árvore do dinheiro. O tronco de árvore trançado também é bem interessante.

planta de sombra pau d'água

17- Pau d’agua

O pau d’agua (Dracaena fragrans) tem uma facilidade de se adaptar, pode ser cultivada em canteiros ou vasos.

Cultive-os sob luz do sol ou com pouca luz. Regas entre 2 a 3 vezes na semana, não precisa de muita água.

Se as cores das folhas desaparecerem, elas podem estar sinalizando a necessidade de mais luz indireta, coloque-a próximo de uma janela ou varanda.

Guarda chuva anã

18- Guarda-chuva-anã

É uma ótima opção de planta de sombra. Esta planta gosta de ficar em ambiente bem iluminado mas jamais em luz do sol direta.

Portanto, se ficar em local com muita sombra ela irá crescer lentamente, ideal para quem tem espaços pequenos. Não regue muito, somente 1 vez por semana.

Bambu da sorte

19- Bambu da sorte

Dizem que traz boa sorte, esta planta precisa de um pouco de luz indireta, mas sobrevive em áreas sombreadas. É ideal para manter em vasos. Regue de 2 a 3 vezes na semana e verifique se o solo esta úmido, mas nunca deve ficar encharcado.

Palmeira planta

20- Palmeira

Também conhecidas como palmeiras Neanthe bella, podem se adaptar a condições de pouca luz ou perto de janelas com sol fresco da manhã ou luz do final da tarde. Esta palmeira de textura fina é uma boa escolha para iniciantes.

dinheiro em penca plantas de sombra

21- Dinheiro-em-penca

A Callisia repens ou dinheiro em penca, deve ser cultivada na sombra ou meia sombra e é linda. Afinal ela não gosta de luz solar direta. Por isso, é bom regar 2 vezes na semana, contudo cuidado para não encharcar o vaso.

Esta plantinha pode ser cultivada em vasos suspensos, pois seus ramos dão uma bela decoração em salas e varandas.

comigo ninguém pode plantas sombras

22- Comigo-ninguém-pode

A comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia) prefere ambientes de meia-sombra com luz indireta e não tolera receber sol pleno, isso pode acabar queimando as folhas.

Portanto,pode ficar em quase todos os cantos da casa. É uma planta de casa que possui folhas com uma mistura de tons de verde, amarelo e branco, tornando-a perfeita para os amantes do verde que amam um toque de cor.

planta aranha ou clorofito

23- Clorofito

O Clorofito (Chlorophytum comosum) é uma planta decorativa conhecida também como paulistinha, planta aranha e gravatinha, encanta as pessoas com sua folhagem alongada e ornamental.Por isso é comum ser utilizada na decoração de casas e jardins.

Umas das plantas de sombra que toleram bem ambientes de sombras, e inclusive com ar acondicionado. Regue 2 vezes na semana, mas evite o encharcamento da terra.

espada de são jorge

24- Espada de são jorge

Esta suculenta é bem tranquila quando se trata de manutenção. Mais luz ajudará a crescer, mas pode tolerar a meia sombra, apenas tome cuidado para não colocar muita água e apodrecer a raiz. Por isso, regue apenas de 15 a 20 dias, apenas se o solo tiver secado completamente.

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.