Os benefícios da inalação com a folha do eucalipto com álcool para sinusite são muitos já que o eucalipto é ótimo para deixar o muco mais fluido e soltar o catarro.

O eucalipto têm tido grande interesse de todo o mundo por seus efeitos antibacterianos, antivirais, antifúngicos, anti-inflamatórios e repelentes de insetos para fins cosméticos, farmacêuticos e suplementos alimentares.

Dessa forma, a aplicação do óleo essencial de eucalipto em produtos cosméticos e de higiene pessoal está aumentando gradativamente.

Além disso, o chá das folhas de eucalipto tem sido amplamente utilizado na medicina tradicional há séculos, no tratamento de doenças respiratórias, resfriado comum, gripe e congestão nasal.

Para que serve folha de eucalipto

Segundo pesquisas, condições respiratórias como bronquite e sinusite podem ser aliviadas pela inalação de vapor das folhas de eucalipto.

Assim, o eucaliptol reage com as membranas mucosas, não apenas reduzindo o muco, mas ajudando a soltá-lo para que você possa tossir e expelir o catarro do peito.

Portanto, a pesquisa mostrou que pode diminuir o muco e expandir os brônquios e bronquíolos de seus pulmões. Além disso, também é anti-inflamatório natural que ajuda a aliviar os sintomas de gripes e resfriados.

Afinal, pesquisas mostraram que o eucaliptol alivia os sintomas do resfriado, de tosse, congestão nasal e dor de cabeça, diminuindo a inflamação e o acúmulo de muco.

Não é por acaso que o Vick VapoRub contém 1,2% de óleo de eucalipto, junto com outros ingredientes para gripe. Por isso é aplicado no nariz, peito e na garganta para aliviar os sintomas da gripe e catarro no peito.

Como fazer a folha de eucalipto com álcool para inalação para aliviar a sinusite e expectorante

Uma receita poderosa para aliviar sintomas de rinite e sinusite é a folha de eucalipto no álcool para inalação.

Receita de folha de eucalipto para inalação:

  • 3 folhas de eucalipto fresco ou 3 colheres de eucalipto desidratado
  • meia colher de sopa de cravo da índia
  • casca de 1 limão
  • 400ml de alcool 70%

Como fazer:

  1. Amasse as folhas de eucalipto frescas ou secas em um pilão ou liquidificador
  2. Em seguida descasque o limão, e guarde as cascas.
  3. Coloque em um recipiente com tampa todos os ingredientes acima, pode ser uma garrafa de refrigerante de 600ml.
  4. Guarde e deixe descansar por uns 4 dias.
  5. Depois use quando sentir congestão nasal da rinite, sinusite ou gripes.
  6. Se quiser, pode usar somente as folhas de eucalipto na receita. A casca de limão e o cravo servem para potencializar o efeito de descongestionante nasal.

Não deve ser utilizado por grávidas ou crianças. Use no máximo por 3 dias seguidos, se não melhorar, procure um médico.

Dessa forma, esta receita é somente para aliviar os sintomas de emergência. Portanto para tratar a rinossinusite ou bronquite, procure um médico.

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.