O óleo essencial de laranja doce é bem conhecido por seus efeitos estimulantes e redutoras de preocupações.

Afinal, o óleo essencial de laranja é estimulante e calmante ao mesmo tempo, tornando-o ideal como um estimulante do humor e relaxante. 

Principais usos do óleo essencial de laranja doce:

  • reduzir a dor ou inflamação
  • aliviar a dor de estômago
  • melhorar seu humor ou reduzir o estresse
  • tratar doenças da pele, como acne
  • use como um limpador doméstico natural
  • dar sabor a uma variedade de alimentos e bebidas

9 Benefícios do óleo essencial de laranja doce

A pesquisa mostrou que o óleo essencial de laranja pode ter vários benefícios. Principalmente atividade antimicrobiana, alívio da dor e propriedades anticancerígenas.

1- Ansiedade e depressão

O óleo essencial de laranja parece ser eficaz na redução dos níveis de estresse e ansiedade.

Assim, pesquisa mostrou que mulheres em trabalho de parto relataram menos ansiedade após a inalação de óleo essencial de laranja do que as outras mulheres.

2- Melhora o sono

Pesquisas sugerem que este óleo natural ajuda a acalmar a frequência cardíaca e reduzir os níveis de cortisol no sangue, maiores causas da insônia.

Isto ajuda a manter o estresse e a ansiedade lá embaixo e ajuda a pegar no sono mais fácil.

3- Alívio da dor e inflamação

Alguns pequenos estudos indicaram que o uso na pele de óleo essencial de laranja diminui a dor a curto prazo.

Afinal, pessoas com fraturas ósseas que inalaram óleo essencial de laranja disseram sentir menos dor que as outras que não usaram.

O óleo essencial de laranja doce possui poderosas propriedades anti-inflamatórias.

Dessa forma, demonstrou ser um dos óleos essenciais mais eficazes no que diz respeito à sua capacidade de combater a dor, a infecção e a inflamação crônica.

4- Digestão

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, relaxantes e estimulantes da circulação, o óleo essencial de laranja doce melhora a digestão, alivia cólicas e outras dores de estômago.

6- Anticancerígeno e antioxidante

Estudos indicaram que o óleo essencial de laranja ou seus componentes inibem o crescimento e a contribui com a morte de alguns cânceres.

Com o seu potente poder antioxidante, defende a pele dos radicais livres, ao mesmo tempo que estimula a produção de colágeno.

7- Desempenho do exercício

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que inalaram o óleo tiveram uma diminuição significativa nos tempos de execução do exercício, bem como um aumento na função pulmonar.

8- Perda de peso

Eles descobriram que ratos obesos que foram alimentados com cápsulas de óleo essencial de laranja mostraram uma redução no ganho de peso e do colesterol.

9- Ação contra bactérias e fungos

O óleo essencial de laranja é eficaz para interromper o crescimento de alguns tipos de bactérias e fungos.

Conheça também óleo de eucalipto.

Como usar o óleo essencial de laranja doce

Misture algumas gotas em um óleo de massagens ou faça vaporização no ambiente com difusor de óleos essenciais. Você também poderá usar o óleo de laranja no colar difusor de aromaterapia.

Portanto o óleo essencial de laranja pode ser usado para uma variedade de aplicações que vão desde elevar o humor e reduzir o estresse até adicionar um aroma fresco e cítrico a uma sala.

Contra indicações:

Tenha cuidado com qualquer aplicação de óleo essencial na pele e evite se expor ao sol por várias horas após a aplicação do óleo de laranja doce.

Na pele, aplique SOMENTE à noite. Assim, pela manhã lave muito bem, depois aplique protetor solar. Não se exponha ao sol, calor ou luz forte com este óleo.

Além disso, JAMAIS aplique o óleo essencial puro na pele, misture com um pouco de outro óleo de pele ou cabelo antes de aplicar.

Além disso, faça um teste de contato antes de usar este óleo essencial. Principalmente se você é alérgico a laranjas ou frutas cítricas.

Assim, certifique-se sempre de usar óleos essenciais com segurança. Então se você quiser usar o óleo essencial de laranja, mas tiver dúvidas ou preocupações, fale com seu médico antes de usar o óleo.

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.