benefícios da caminhada

Já ouviu falar sobre os Benefícios da caminhada? Então vai querer saber mais porque vão transformar sua mente e corpo.

Você já passou por essa situação?

Ser bombardeado nas redes sociais com várias propagandas de comida deixam você salivando e com vontade de correr para um supermercado, shopping ou lanchonete e se empanturrar?

Então você descobre que alguns pontos na balança aumentaram e sua dieta já era.

Porém você percebe que a mesma mídia e sociedade que estimulam esse consumismo também rejeitam quem está acima do peso, exaltando modelos magros, malhados e fitnes.

Logo você só pensa em ficar em casa, assitir mais tv e pedir alguma comida saborosa que você viu na mesma tv daquele fastfood preferido. Alguma comida calórica que te fará engordar mais, se sentir pior do que já estava e com mais vontade de se isolar.

E quando sai, sempre é pra comer alguma coisa bem doce ou calórica. Algo que você, nem sempre, tem certeza realmente como foi feito.

Como já sabemos, isso vira uma bola de neve sem fim, que geralmente acaba em um consultório médico, com exames alarmantes sobre colesterol, pressão alta ou diabetes.

Sem contar com um encaminhamento para procurar um psiquiatra, devido a um stresse crônico, ansiedade ou depressão.

Bom, talvez você ainda não tenha chegado nessa fase ou se chegou, continue lendo este artigo para descobrir como previnir e acabar com isso de forma prática, simples e fácil.

Benefícios da caminhada que vão mudar seu conceito

Quer mais motivos? Abaixo listei as principais vantagens de se fazer caminhadas diárias ou frequentes. Dessa forma você entenderá porque a caminhada é uma forma de exercício ideal.

1- Fácil e simples

Basta colocar um pé na frente do outro. Não exige nenhum aprendizado ou pre-requisito como em outras atividades, por exemplo a Zumba ou tênis.

2- Você pode fazê-lo em qualquer lugar

Saia da sua porta da frente. Dê uma volta no quarteirão de onde você trabalha. Você pode caminhar em torno de áreas que você frequenta, enquanto vai a supermercados, feiras, igrejas, casas de amigos ou familiares.

3- Não precisa de equipamento especial

Se você está caminhando para melhorar sua saúde, é especialmente importante ter uma garrafa de água e um par de sapatos confortáveis, de preferência tênis. Mas é apenas isso! Embora existam itens e roupas que podem tornar a caminhada mais agradável, eles não são essenciais.

4- Baixíssimo índice de lesões

Ao contrário da corrida, você mantém os pés no chão em todos os momentos enquanto está caminhando, tornando-se um exercício de baixo impacto e amigável.

5- Você pode fazer acompanhado

Melhor convidar família, amigos ou colegas de trabalho para se juntarem a você para uma caminhada. É uma ótima maneira de recuperar o tempo perdido ou conhecer melhor alguém.

Portanto se você precisa ter uma conversa difícil com alguém, tente fazê-lo enquanto caminha. Assim percorrer lado a lado pode facilitar a discussão porque você está mais relaxado do que quando está sentada cara a cara.

6- Você pode se dar um “tempo”

Caminhar sozinho pode ser uma boa maneira de escapar das exigências e expectativas que ocupam grande parte do seu tempo.

Enquanto passeia, você esfria a cabeça, relaxa e reflete melhor. Será valioso um momento calmo e reflexivo. Assim permite que você volte revigorado.

7- Desfrutar de uma boa dose de natureza

Estudos mostram que gastar tempo em parques ou perto de água pode melhorar consideravelmente seu humor. Sobretudo caminhadas é uma ótima maneira de estar em contato com a natureza.

8- Você se tornará mais criativo

Os pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que as pessoas geravam duas vezes mais respostas criativas aos problemas ao caminhar.

Especialmente relevante o fato de, a criatividade continuar a fluir, mesmo quando se sentaram depois da caminhada. Outra boa razão para fazer uma pausa para caminhada durante a jornada de trabalho.

9- Ganhar uma nova perspectiva

O mundo é diferente ao vê-lo passar devagar ao invés da correria do dia-a-dia.

Assim você pode descobrir uma loja interessante, observar uma arquitetura moderna ou conhecer uma pessoa amigável. Algo que nunca tinha reparado antes e que pode fazer grande diferença em sua jornada.

10- Você ficará mais disposto

Caminhada de dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina.

Como resultado faz com que o corpo esteja mais disposto durante as horas seguintes ao exercício.

11- Você adormecerá mais rápido

Como o corpo gasta mais energia durante o dia, consequentemente o sono vem com mais facilidade a noite, melhorando assim a qualidade de seu sono.

12- Emagrece e ajuda a manter o peso

Aumenta seu metabolismo, assim continuará a emagrecer mesmo depois da caminhada. E o que é melhor: te ajuda a manter o peso, já que foi comprovado que pessoas acima do peso comem para aliviar algum estresse ou ansiedade.

A caminhada, melhora o humor. Isto ajuda a vencer o hábito de comer mesmo sem estar com fome, principalmente chocolates e doces, que são os maiores vilões do peso.

13- Emagrece mais que malhação

Conhece alguém que paga academia mais nunca vai? Mesmo caminhar de forma rápida pelo menos 30 minutos por dia é mais eficaz pra emagrecer do que malhar.

A médica Grace Lordan, responsável por um estudo feito em Londres, analisou os relatórios da Pesquisa Anual de Saúde da Inglaterra dos últimos quatro anos de várias atividades de condicionamento físico.

Assim, ela identificou um padrão entre as pessoas que praticavam caminhada rápida todos os dias por no mínimo meia hora: elas tinham o Índice de Massa Corporal (IMC) menor e a cintura mais fina, sem gorduras localizadas, especialmente entre as mulheres e pessoas acima de 50 anos em geral.

O que preciso saber e fazer para iniciar um programa de caminhada?

Você já caminha há anos, talvez até ajudou seus filhos a aprender a caminhar, se os tiver. Haveria algo que você não saiba sobre caminhar?

Onde você poderia caminhar, se o seu bairro não tem calçadas apropriadas?

A beleza da caminhada é que você pode fazer isso praticamente em qualquer lugar. Sendo assim, onde você caminha é uma questão de preferência e segurança pessoal.

Algumas pessoas desfrutam do ar fresco e do cenário da caminhada ao ar livre, enquanto outras preferem o controle climático e a segurança de caminhar em uma esteira ou em um shopping.

Seja qual for sua preferência, não fique preso na rotina de andar sempre no mesmo local.

Em primeiro lugar comece caminhando alguns minutos, depois vá aumentando o tempo e o ritmo. O ideal é que, depois de um tempo, você aumente o ritmo e caminhe mais rápido.

Como consequência, vai melhorar a resistência cardiovascular e o condicionamento físico, além de ajudar a emagrecer. Aliado a uma boa dieta, te dará melhores resultados.

“Não deixe o que você não pode fazer interferir no que você pode fazer” John Wooden

Opções ao ar livre:

  • Vizinhança

Apenas saia da sua porta da frente. Simplesmente ande! Não procrastine ou espere um bom momento.

Se não for seguro caminhar perto de sua casa, considere caminhar em um bairro proximo do seu escritório ou outros locais que você frequenta como o supermercado ou proximidades da casa de um membro da família ou amigo.

  • Parques, Praças e Trilhas

Estudos mostram que as pessoas caminham mais quando vivem perto de parques ou áreas verdes.

Se uma caminhada agradável é o que você está procurando, fique em caminhos mais planos e evite terrenos ondulados. Quer fazer uma corrida? As pistas de corridas são as melhores opções.

Trilhas com inclinação permitem que você obtenha uma caminhada mais vigorosa sem ter que aumentar seu percurso.

Opções interiores:

  • Shoppings

Enquanto você observa as vitrines pode dar uma boa caminhada, aproveitando também o clima agradável e o fato de estar aberto na maior parte do dia. E chegando cedo, antes do maior movimento, é a melhor maneira de obter um bom treino cardio.

Se o seu shopping tem vários andares, aproveite as escadas.

  • Sua Sala de Estar ou qualquer outro Comodo em sua Casa

Basta pisar no mesmo lugar várias vezes, já queimará calorias. Faça enquanto assiste seu programa de TV favorito.

Se uma esteira ergométrica e simulador de caminha pessoal não é uma opção, você pode se juntar a uma academia do seu prédio ou mesmo a uma mais próxima de sua casa.

Dicas simples para conquistar uma rotina de caminhada eficiente

Caminhadas em grupo

Participe de grupos de caminhada. Isto te ajudará a ter mais ânimo, você poderá caminhar enquanto mantém as “notícias” em dia.

Se não souber de nenhum grupo, convide amigos para te acompanhar, vai notar a diferença. Porém não fique preso a isso.

Caminhe independente de encontrar alguém com a mesma disposição que você.

Playlist de músicas

Procure uma lista de músicas animadas para caminhadas, coloque seu fone de ouvido e se divirta!

Procure um nutricionista

Uma dieta balanceada e nutritiva é importante se quiser perder peso e mantê-lo. Chega de dietas mirabolantes que resolvem na hora, mas depois te engordam o dobro.

Faça trocas inteligentes e diminua as porções. Porém jamais passe fome, este é o jeito mais certo de engordar rapidamente. Porque sempre se exagera na comida depois de passar muito tempo sem comer;

Apoio familiar

Converse com seus familiares e amigos mais próximos para pedir apoio quanto a sua decisão de se exercitar. Faça eles entenderem como isso é importante para você e o quanto precisa que eles te estimulem.

Ás vezes quem está mais próximo costuma te convidar para outros programas ou falar palavras que possam te desanimar. Não permita! Fique firme na seu objetivo.

Não seja tão duro consigo mesmo

Desanimar e falhar é normal pra quem nunca praticou atividades físicas. O importante é não desistir e estar sempre se desafiando a ir além.

No início poderá sentir dores, mas lembre-se que elas vão passar. Se for dor forte e persistente que te impossibilitem de caminhar, procure um médico.

Não fique ansioso – 

Não fique ansioso para conseguir resultados rápidos. Isso será um caminho rápido para a desistência. Respeite seu corpo, vá aos poucos. Relaxe enquanto caminha.

Procure fazer disso um estilo de vida. Com o tempo isto se tornará normal pra você. Mesmo um pouco de caminhada é melhor do que nenhum exercício físico.

Fé e Pensamento Positivo

Acredite que sua disposição, atitude e coragem vão dar resultados, até melhores do que imagina. Desistir é o mesmo que matar seus sonhos deixando de construir um futuro melhor.

Não ligue para o que as pessoas pensam nem para as dificuldades, simplesmente siga em frente!

Caminhada Consciente

Significa prestar mais atenção ao seu entorno, seus pensamentos ou as sensações físicas, como o vento soprando contra o seu rosto ou o seu pé pousando no chão e rolando do seu calcanhar para os dedos dos pés.

Deixando os pensamentos negativos para trás e fixando sua mente nas coisas boas que a vida nos trás.

Ao aprender a se concentrar no aqui e agora, você estará menos propenso a ficar preso em preocupações com o futuro ou arrependimentos com o passado.

Aplicativos de caminhada

Existem vários aplicativos para medição de quilometragem que ajudá você a saber seu progresso, porém não é essencial.

Persistência

Lembre-se que, para um exercício ser regular e desfrutar de todos os benefícios da caminhada, precisa ser feito no mínimo 3 vezes na semana.

É claro que no início, se você não conseguir, por causa de dores, ou algum contratempo, não tem problema. Mas sempre tenha em mente este alvo.

Melhor mesmo é fazer diariamente, porém 3 vezes já são suficientes.

Fortalecendo os músculos

Quando já estiver em uma rotina de caminhada prazerosa, considere fazer exercício de força(musculação) também, pois será importante para fortalecer os músculos e evitar lesões, caso queira correr. Além do que, evita que você fique flácido se perder muito peso.

“Nada vale mais do que o dia de hoje. Você não pode reviver o ontem. O amanhã ainda está além do seu alcance.” Johann Goeth

Plano de Ação: 7 passos

Se você tem problemas de saúde como diabetes, sobrepeso ou obesidade, busque orientação médica antes de iniciar qualquer atividade. Mesmo com esses problemas de saúde, a caminhada é altamente recomendada pelos médicos.

1-Comece com Caminhada leve a moderada de 10 minutos.

até que se torne confortável e não sinta mais dores(Isto varia de acordo com sua idade, tempo de sedentarismo e estado de saúde);

2- Aumente para 15minutos.

Quando estiver confortável neste ritmo aumente para 20minutos e 30 minutos da mesma forma. Sempre esperando se sentir confortável para mudar.

3- Alternar entre caminhar e correr

Depois que já estiver cominhando em ritmo leve a moderado por 30 minutos e ja se sentir confortável com esse tempo e ritmo, alterne para:

  • 5 minutos de caminhada rápida com 10 minutos de caminhada moderada a leve,
  • depois mais 5 minutos de caminhada rápida com 10 de caminhada moderada a leve.

Se no início encontrar muita dificuldade, faça 1 minuto de caminhada rápida para 14 minutos de caminhada moderada e vá aumentando até chegar na proporção acima de 5×10.

Com o tempo não precisará olhar para um cronômetro ou relógio, pois será automático.

4- aumente o tempo diário

Assim que sentir que já está confortável neste ritmo, alternado de caminhada rápida e moderada, aumente mais o número de vezes até alcançar os 60 minutos(ou seja: faça 4 vezes a alternância de 5 minutos de caminhada rápida com 10 minutos de caminhada moderada a leve,).

A partir desse momento você não somente irá manter o peso, mas começará a emagrecer.

Já foi comprovado que a alternância entre um treino mais rápido e um mais leve perde mais calorias do que simplesmente correr durante o mesmo tempo.

5- Aumente o ritmo

Depois que sentir confortável altenando entre ritmo moderado e rápido, faça o mesmo, só que em ritmo rápido e muito rápido.

Sinta seu corpo, não se sobrecarregue. Isto pode levar algum tempo. Tenha paciência se não conseguir  no primeiro momento.

Quando se sentir confortável alternando entre ritmo rápido e muito rápido, comece a caminhar 10minutos moderados, depois 5 minutos rápidos e 5 minutos de corrida leve.

Repita isso por 3 vezes, verá que perderá bastante peso, além de melhorar de forma considerável sua disposição, sono e humor.

6- Comece a participar de mini maratonas

Depois que conseguir esta façanha, o céu será o limite para você! Procure um grupo de corrida.

Quem sabe você se inscreve em uma maratona? Verá que se sentirá muito orgulhoso de si mesmo. Além do corpo em forma que já fará você se sentir muito melhor. Procure sempre ajuda profissional se sentir dores.

Se não quiser contar os minutos, faça sempre de forma alternada, caminhada leve-moderada, moderada-rápida. Sinta seu corpo, porém sempre se desafie a fazer mais.

 “Paciência, persistência e transpiração fazem uma combinação imbatível para o sucesso” – Napoleon Hill.

Qual o Segredo para ter mais Saúde, Disposição e Juventude?

Porque algumas pessoas, que apesar de serem idosas, têm uma disposição de uma criança? O que elas fazem de diferente?

O segredo para uma boa saúde é simplesmente se movimentar.

É muito simples, mas nem sempre fácil. Portanto isto te exigirá algum esforço.

Não fique aprisionado em uma vida fácil, previsível e acomodada. Se liberte das lembranças ruins, problemas e desculpas. Assim começará a criar o futuro que deseja.

Não deixe mais para a segunda-feira ou mês que vem o que precisa fazer, comece agora!

Procure um nutricionista, médico e personal treiner para melhores orientações, dúvidas e esclarecimentos.

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Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

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