CASTRAÇÃO DE CACHORRO E GATO

Decidi castrar minha gata por isso resolvi compartilhar com você como foi minha experiência sobre a castração.

Fui atrás de mais informações para entender quais são os pós desse procedimento já que não queria que ela passasse por problemas maiores.

Então pensando sobre o assunto, já se deparou com filhotes sendo abandonados em lixeiras, ruas ou em lotes baldios? Sendo jogados ao relento em perigos de afogamentos, atropelamentos e maus tratos?

Não somente os pets de rua, mas também os que possuem um lar. Quem teria condições de criar tantos gatos ou cães em uma casa ou apartamento?

Eu me vi com este mesmo problema, sem saber o que faria se minha gata engravidasse.

Segundo o veterinário que me atendeu, me explicou que o procedimento é muito importante para evitar futuros abandonos e a exposição de cachorros e gatos a doenças.

Provavelmente eu teria que sair por aí pedindo para que alguém adotasse os filhotes porque realmente não teria condições de criá-los.

Abaixo eu descrevo o que descobri sobre a idade ideal, as técnicas, as vantagens e os cuidados antes de me decidir se ia ou não castrar minha gata.

Essas dicas vale também para quem tem cachorro já que eu pretendo ter um filhote em breve e já aproveitei para pesquisar sobre isso também.

Por que a castração é tão importante?

Castrar cães e gastos é importante

Em primeiro lugar, para evitar que nasçam vítimas do abandono humano. Além disso, o aumento desenfreado de cães e gatos contribuem para epidemias como raiva e leishmaniose.

Existe também a questão da saúde e bem estar dos animais. Castrar seu cão ou gato reduz o risco de câncer de mama e infecção no útero para as fêmeas, assim como diminui risco de câncer de próstata para os machos.

Os bichinhos também ficam mais tranquilos, brigam menos e não têm os descontrolados impulsos sexuais.

Como já mencionei acima, a castração também é uma boa solução para quem não tem condições de custear uma ninhada depois da outra que é o meu caso e creio que o da maioria das pessoas.

Percebi que castrar os bichinhos ainda facilita a vida de todos, porque reduz a demarcação de urina feita pelos machos, acaba com o sangramento das cadelas e evita os miados das gatas no cio.

Quer mais benefícios que estes?

Quer saber quantos anos vive um cachorro e como prolongar sua vida? Clique aqui

Como é o passo a passo?

Me fui recomendado fazer todos os exames de sangue para ver se minha gata estava bem para ser castrada.

A triagem incluiu avaliação da condição cardíaca e de fatores como idade e raça. Minha gata tinha 11 meses quando a levei.

O veterinário me explicou que, quando o animal estivesse pronto para o procedimento, ele deveria ficar 12 horas em jejum de comida e água antes de tomar a anestesia.

Depois de feita a cirurgia, houve um tempo de recuperação até que ela recobrasse a consciência e o veterinário avaliou seu estado de saúde.

Quando voltou para casa, ela teve que usar as roupas cirúrgicas.

Poderia ser também os colares de pescoço para evitar que coce o local do corte, mas optei pela roupa mesmo. Mas me arrependi porque minha gata conseguiu tirar e esconder. Foi difícil achar depois.

Foram receitados também antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios. O período de recuperação demorou de 7 a 10 dias, que é quando foram removidos os pontos. No caso da minha gata foi em 9 dias.

Quais são as técnicas mais usadas?

Técnicas de castração

O que me falaram é que para os machos, o método mais comum é a orquiectomia.

Na castração nos cães, o corte costuma ser na região anterior ao escroto.

O cirurgião remove os testículos e faz a costura nos tubos por onde passam os espermatozoides com um nó com fio cirúrgico. Cada testículo é retirado de sua capinha interna.

Na castração dos gatos, a mudança é que a incisão normalmente é feita no escroto.

Nas fêmeas gatas, o método é a ovariossalpingo-histerectomia, a OSH. Nome difícil né? Mas não se preocupe, foi bem simples com minha gata.

Outra alternativa menos invasiva que me informaram, é a técnica do gancho, que faz uma pequena incisão na pele e outros três cortes acima das artérias laqueadas.

Esse método é bem mais acessível e barato.

Existe idade certa para fazer?

Em animais jovens, a castração é mais tranquila e rápida do que nos adultos. O que facilita o trabalho do veterinários já que o peso e o tamanho são menores. Por isso escolhi castrar logo minha gata com 11 meses.

No caso dos gatos, é melhor ser feita depois dos seis meses, quando eles já são maiores. O procedimento também pode ser realizado em cães com até 1 ano de vida.

Cachorros de raças menores, atingem a maturidade sexual por volta dos 8 meses; as maiores, aos 12 ou 14 meses. Já estou planejando a castração do meu filhotinho.

Para as fêmeas, o certo é esperar o primeiro cio, entre o 8 e o 10 mês nas pequenas e até o 12º mês nas maiores. Planejo criar um filhote de porte menor. Acho mais prático em apartamentos.

Fui informada que cadelas não castradas ou castradas depois do terceiro cio têm 26% de probabilidade de desenvolver tumores mamários, que podem virar câncer.

Essa porcentagem cai para 8% nas que são castradas logo após o primeiro cio.

Nas gatas, a ameaça de tumores, benignos ou não, é de 89% para as que só são operadas entre o primeiro e o segundo ano de idade. Essa probabilidade é menor nas castradas antes dos 12 meses com apenas 14%.

Roupa pós castração para gato

Quanto custa castrar?

O preço da cirurgia muda de acordo com a espécie, o tamanho, o sexo e a técnica adotada pelo que pesquisei.

A castração de um gato macho pode custar de 110 a 700 reais; castrar uma fêmea varia de 220 a mais de 1 mil reais. Os valores são parecidos para cães machos com menos de 10 quilos.

Para castrar cadelas pequenas, o valor fica entre 280 e 1 500 reais. Nos animais maiores, a esterilização passa de 2 mil reais.

Uma opção para quem não tem condições de pagar é recorrer aos mutirões de castração gratuita de ONGs e prefeituras.

Entidades como a Pet Vale indicam em seu site, ONGS, prefeituras e veterinários que oferecem castrações a preços mais acessíveis na. Clique aqui para pegar contatos.

Eu paguei uns 500 reais com castração, roupa e antibióticos/antiflamatórios aqui em Goiânia.

Algo que nem sempre contam de início, é que os antibióticos podem ser tão caros quanto a castração. É bom conversar com seu veterinário sobre isso.

Depois que castrei, fiquei sabendo que havia algumas clínicas que já fornecem os antibióticos, o que sai bem mais em conta. Procurem se informar sobre isso com clínicas da sua região.

A castração pode deixar sequelas?

como castrar seu cão ou gato

O veterinário me informou que toda cirurgia pode ter efeitos colaterais, e não é diferente com a castração. Mas com minha gata foi bem tranquilo.

Animais castrados, tanto machos quanto fêmeas, viram mais comilões do que o normal, o que pode levá-los à obesidade. Ainda não cheguei nessa fase, mas ficarei bem atenta.

Segundo os pesquisadores, gatos castrados apresentam maior risco de ter diabetes em função da comilança que pode elevar as taxas da insulina para compensar o exagero.

Castrar fêmeas muito jovens, antes dos 6 meses, não é bom porque podem ter problemas como incontinência urinária e genitália infantil.

Isto é causado da diminuição antecipada dos hormônios reprodutivos, essenciais para o crescimento físico do bichinho.

Outras pesquisas sugerem que alterações hormonais como hipotireoidismo tendem a ser mais frequentes em animais castrados, embora não haja uma razão clara para isso.

Na maioria dos casos, os problemas são evitados realizando a castração na idade certa e ficando atento a qualquer complicação no pós-operatório.

Ainda assim, a castração é considerada uma cirurgia segura e benéfica a longo prazo, segundo o veterinário me explicou.”

Já pensou em dar vitaminas para seu cachorro? Clique e saiba mais

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Você também pode gostar de ;)
Latest Posts from Lanna Figueredo

2 Comments

  1. Fiquei com medo de castrar meu cachorro, mas agora vejo que é o melhor para ele, pois se fugir pode ser atropelado ou ser roubado. Gostei bastante, muito informativo.

  2. Noossa que interessante. Estava pensando de dar anticoncepcional pra minha gata, mas acho que já vou é castrar ela. obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *