caminhar faz bem

Já se perguntou se caminhar faz bem mesmo? Bom isso depende do quanto sedentário você se encontra.

Movimentar-se é algo natural e muito benéfico para sua saúde. Enquanto ficar a maior parte do tempo deitado e sentado não é normal.

Então se você precisa de um estímulo a mais para sair do sofá e se movimentar, continue lendo esse artigo para saber mais.

Caminhar faz bem pra quê?

Bom , eu entendo que você já passou por várias dietas que não funcionaram, se matriculou várias vezes em uma academia mas desistiu de todas e que agora já se acostumou com sua vida.

Porém algo a se considerar não é se você já se acostumou em estar com alguns quilos a mais, mas sim, se você terá uma vida para viver daqui a alguns anos.

Não se trata de estética somente, mas de saúde e qualidade de vida. Como você quer estar daqui 5, 10 ou 15 anos?

De acordo com estudos, pessoas muito obesas perdem em média 10 anos de vida. Também perdem anos de qualidade de vida, devido a várias complicações de doenças crônicas.

Só de se estar um pouco acima do peso, já se perde em média 1 ano de vida. Às vezes precisamos de um choque de realidade para sairmos do nosso estado de sono profundo.

E antes de entrarmos nos detalhes de como turbinar sua qualidade de vida, saúde e corpo, vamos entender melhor porque a caminhada é melhor do que qualquer academia que você possa ter frequentado ou teve notícia.

Melhora sua Saúde Física

caminhar com cachorro de estimação faz bem

De fato a caminhada tem melhor resultado para prevenção de várias doenças como o diabete, câncer, colesterol e pressão arterial altos, mais do que qualquer outro remédio que já foi lançado no mercado.

Além disso, é grátis e não tem efeitos colaterais.

Caminhar faz bem, mesmo que seja por apenas 20 minutos por dia e pode reduzir o risco de doença cardíaca em 30%.

O melhor é que esta atividade física pode ser feita em qualquer lugar e sem equipamentos. Além de tudo, te mantém mentalmente saudável.

Mesmo um rápido trajeto de um minuto vale a pena. Um estudo da Universidade de Utah em 2014 descobriu que, para cada minuto de caminhada rápida que as mulheres fizeram ao longo do dia, reduziram seu risco de sobrepeso em 5%.

Portanto não há mais desculpas como: “Não tenho tempo”!

Caminhar faz bem para Saúde Emocional

caminhar faz bem para os relacionamentos com familia

Pesquisas revelam também que, à medida que mais pessoas vão às ruas, taxas de criminalidade do bairro caem e, por isso, a economia local melhora.

Sem contar que é uma maneira maravilhosa de conhecer novas pessoas e se conectar com os vizinhos.

Então dê uma volta com seus filhos após o trabalho. Esta atividade melhora a comunicação, saúde e o desempenho acadêmico deles e reduzir problemas de comportamento.

Além disso, caminhar faz bem para melhorar o seu humor. Uma série de estudos descobriram que é tão eficaz como remédios para a depressão. Também ajuda a aliviar os estresses diários.

“O exercício físico tem uma ação parecida com a do remédio: ele aumenta a produção de substâncias que regulam o humor, o sono, a fome e o bem-estar” 

Ricardo Arida, professor de neurofisiologia da Unifesp

A tensão começa a diminuir à medida que caminha pela estrada à sua frente. 

Em outras palavras, aumenta os níveis de endorfina, hormônio do prazer que melhora consideravelmente seu humor, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida.

Também ajudam muitas pessoas a limparem a mente.

Dessa forma, você terá a tranquilidade necessária para encontrar a solução de um problema que o está incomodando.

Melhoram sua Motivação

Caminhar é um exercicio simples e barato

Já percebeu que crianças não têm problemas para correr?

Muitas pessoas reclamam que elas ficam inquietas, portanto acham que a solução é dar algum equipamento eletrônico. Mas pesquisas revelam que não há nada mais prejudicial do que isso.

Já ouviu alguém dizer: eu fui uma criança feliz?

Com certeza não estava se referindo a horas que passou na frente da TV, em algum eletrônico ou em algum programa de tv por horas a fio.

Quase sempre está se referindo às brincadeiras ao ar livre onde há interação com outras crianças, adultos ou pais, tendo assim, uma sensação de liberdade e movimento.

Crianças são cheias de vida, por isso sentem necessidade de se movimentar. É essa vida que nos traz mais saúde, energia e disposição. E isto só vai conseguir se não desistir de se movimentar sempre.

Pessoas que se exercitam pela manhã relatam que ficam com mais disposição o dia todo.

Por isso, correr ou caminhar faz bem pra manter seu foco e concentração nos estudos e trabalho.

Principalmente quando é feito em lugares verdes com água como lago ou riacho.

Portanto, não espere que a próxima consulta do seu médico te inspire a sair por aí. Coloque seus sapatos, saia da porta e redescubra as alegrias de andar.

 “Nunca sei se quero descansar porque estou realmente cansada, ou se quero descansar para desistir.” -Clarice Lispector

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Você também pode gostar de ;)
Latest Posts from Lanna Figueredo

1 Comment

  1. Eu sempre caminhei com minha esposa. Por isso nossa saúde é muito boa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *