Se as coisas não vão bem, é normal pensar em como sair de um relacionamento que está cheios de problemas. Principalmente quando é um relacionamento tóxico ou abusivo.

Quando nos apaixonamos, muitas vezes acreditamos que o relacionamento durará para sempre. Sempre esperamos que este seja o único, que seja diferente desta vez, que nada possa acontecer para separá-lo.

A maioria de nós inicia relacionamentos com a esperança de nunca ter que acabar com eles.

Porém todo casal passa por momentos difíceis, mesmo que não pareça. E mesmo que você ame seu parceiro, não é incomum se perguntar se o relacionamento acabou ou não.

Nem sempre é fácil compreender a diferença entre os altos e baixos normais de uma parceria saudável e os sinais de que um relacionamento acabou.

Continue lendo para saber mais sobre esses sinais de relacionamento desgastado e o que fazer se as coisas estiverem insustentáveis.

Como sair de um relacionamento: pensando melhor

como sair de um relacionamento infeliz

Se você reconhece alguns dos sinais a seguir em seu relacionamento, é hora de verificar se as coisas valem a pena ser consertadas.

Como sair de um relacionamento que está sempre indo e vindo

Lembra-se de como, no ensino médio, todo mundo que você conhecia se separava e se reconciliava? Por isso, você se perguntava por que eles ainda ficaram juntos?

Esse tipo de comportamento de ioiô parece divertido e engraçado quando você é adolescente, mas não é tão atraente quando você é adulto.

Por outro lado, é normal pensar em separar quando você está passando por um grande desafio.

Mas se você está sempre se separando e voltando é possível que nenhum dos dois esteja entendendo as razões do porque vocês continuam terminando ou voltando.

Pensamentos constantes de terminar tudo

Imaginar se devemos ficar juntos de vez em quando é normal. É quando você não consegue parar de pensar em se separar que você deve se preocupar.

Estar com alguém não deve ser uma luta contínua de esperança de que a outra pessoa mude. Se você não consegue imaginar envelhecer com essa pessoa como estão agora, provavelmente é hora de sair.

Desconfiança na relação

Sempre questionar se seu parceiro está dizendo a verdade ou sentindo a necessidade de ir pelas costas e pesquisar pelo telefone é uma experiência emocionalmente desgastante.

Se seu outro significativo tem um histórico de mentiras ou trapaças, isso causa um aumento de ressentimento que pode envenenar rapidamente seu relacionamento com o tempo.

Abuso físico ou emocional

Qualquer forma de abuso é um aviso de perigo claro de que o relacionamento se tornou abusivo. Nunca está certo seu parceiro atacar, assustar, controlar ou isolar você.

Embora seja mais fácil reconhecer os sinais físicos de abuso, pode ser mais difícil identificar o abuso psicológico ou emocional . Lembre-se de que você merece ser tratado com cuidado e respeito.

Passar a não gostar de si mesmo

Não gostar de si mesmo quando está perto de seu parceiro pode te minar com o tempo.

Um relacionamento saudável deve trazer à tona o que há de melhor em você e elevar sua auto estima.

Se você acha que seu parceiro traz à tona o que há de pior em você, é provavelmente um sinal de que o relacionamento está doentio.

Sente constante falta

Um casal saudável trabalha para uma boa comunicação. Quando vocês param de conversar, você pode começar a sentir saudade, mal estar e até amargura.

Algo está errado se você está sempre desejando carinho que não é dado ou se está sonhando acordado com um relacionamento mais gratificante.

Valores diferentes

Mesmo que você se conecte e se preocupe profundamente com a outra pessoa, você pode não estar na mesma página quando se trata outras coisas.

Se seu parceiro quer se estabelecer e constituir família, mas você prefere passar os dias viajando, é um sinal de que a relação tende ao fracasso.

Por isso a importância de falar a respeito de seus valores e planos para o futuro para que a relação possa vencer o desafio do tempo.

Brigas constantes

Embora desentendimentos sejam uma parte inevitável de ser um casal, você não deve sentir que está sempre esperando a próxima explosão.

Conflitos não resolvidos que se transformam em xingamentos e provocações, com o tempo podem afetar gravemente sua saúde emocional.

Pergunte a si mesmo se os dois estão encontrando um novo motivo para discutir todos os dias. Se a resposta for sim, pode ser hora de vocês se separarem.

Somente um faz todo o sacrifício

Portanto, todo relacionamento requer um sacrifício de ambas as partes. Essa pode ser uma maneira saudável de mostrar amor e apoio um ao outro.

Às vezes, é apenas uma questão de deixar seu parceiro escolher em qual lugar vão comer ou que programa assistir na Tv.

Mas, outras vezes, podem ser decisões maiores, como se mudar de estado ou país em busca de uma nova oportunidade de emprego.

Se você se pega se doando sempre pelo seu parceiro sem que o outro retribua, isso pode criar um desequilíbrio na relação que gera infelicidade e ressentimento que nunca acaba.

Você pode pensar em como sair de um relacionamento, simplesmente por não querer mais carregar a relação sozinho.

Como sair de um relacionamento: últimos esforços

Como sair de um relacionamento problemático

Exceto quando se trata de um relacionamento abusivo, que coloca em perigo constante, sua saúde psicológica e física. E no final pode colocar até sua vida em risco.

Fora isso, os motivos discutidos acima nem sempre significam que você precisa terminar o relacionamento, especialmente se ainda houver amor na relação.

Pense neles mais como um sinal de que seu relacionamento precisa de cuidados.

Antes de terminar a relação, tente algumas dessas dicas para ver se pode ser recuperada.

Tenha uma conversa honesta

Não tente fingir que está tudo bem, nem ignorar os problemas. Em vez disso, diga tudo o que está sentindo e converse de forma honesta com seu parceiro sobre seus sentimentos.

Tente falar sem ficar na defensiva. Esteja aberto para ouvir o que o outro tem a dizer. Isso permitirá que vocês pensem e fale sobre as áreas que os dois precisam melhorar.

Colocar tudo para fora pode parecer complicado, mas é provável que seu parceiro também abra seu coração pra você.

Perdoar um ao outro

Antes de tomar uma decisão final sobre a despedida, considere se é possível perdoar seu parceiro e vice-versa.

Abandonar antigos rancores é um aspecto importante para seguir em frente e desenvolver um relacionamento saudável.

Comprometendo-se a perdoar um ao outro, vocês podem fortalecer o que têm juntos e abrir espaço para uma conexão mais profunda.

Procure ajuda profissional

Em alguns casos, consertar um relacionamento desgastado requer ajuda de fora, especialmente se houver muita amargura e ressentimentos envolvidos.

Encontrar um terapeuta especializado em relacionamentos amorosos, pode ajudá-lo a trabalhar com suas emoções e dar-lhe as ferramentas para entender o problema e comunicar-se melhor.

Reacenda sua paixão

Lembre-se do que fez você se apaixonar em primeiro lugar. Tente fazer do outro uma prioridade.

Faça um retiro de casal ou comece a encontros noturnos semanais, onde vocês podem relaxar e se reconectar.

Fazer com que um ao outro se sinta importante pode ser uma maneira incrível de se relacionar e comunicar suas esperanças para o futuro.

Como sair de um relacionamento: decisão final

Como sair de um relacionamento

Se você acha que esgotou todos os esforços pra permanecer e nada adiantou, aqui estão alguns passos práticos que você pode seguir quando decidir se separar.

Planejar com antecedência

Como sair de um relacionamento quando ainda estiver morando no mesmo imóvel com a outra pessoa ou se tiver uma conta bancária conjunta?

Realmente precisa ser pensado sobre isso. Certifique-se de arrumar outro lugar para ficar. Decida se você mudaria suas coisas antes ou depois de conversar com o parceiro.

Você também pode precisar examinar como compensar a perda de renda se seu parceiro estiver ajudando financeiramente.

Não tenha medo de pedir ajuda a seus entes queridos para explorar suas opções e reorganizar sua situação de vida.

Escolha o lugar certo para terminar

A maneira mais respeitosa de terminar um relacionamento é pessoalmente, a menos que pareça perigoso como no caso de relacionamento abusivo.

Escolha um local privado para evitar uma cena em público, mas evite ter a sua conversa em casa para que possa sair logo em seguida.

A conversa pode durar muito tempo ou tornar-se angustiante. Lembre-se disso ao decidir sobre o local certo.

Seja honesto e claro sobre seus sentimentos

Você realmente precisa pensar sobre como sair de um relacionamento sem magoar o outro nem voltar atrás.

Ter essa conversa pode ser um choque para a outra pessoa, por isso é importante não ficar muito emotivo e manter claro sua intenção.

Seja honesto com a outra pessoa, sem ser vago ou dar longas explicações sobre o motivo de você não querer mais ficar juntos.

Como sair de um relacionamento sem voltar atrás

Ouça o que eles têm a dizer e responda a quaisquer perguntas que possam ter.

Reconheça os problemas reais, mas também deixe-os saber sobre as coisas que o atraíram a eles em primeiro lugar.

Você pode mencionar suas boas qualidades sem entrar em detalhes. No geral, tente permanecer firme e consistente.

Como sair de um relacionamento sem ofensas

Deixar a outra pessoa saber os maiores problemas da separação não é o mesmo que xingar ou menosprezar. Tente ser respeitoso e evite culpar o outro pela separação.

Se eles perguntarem por que você está terminando as coisas, seja honesto, mas evite ofender entrando em pequenos detalhes.

Prepare-se para a reação deles

Não há como saber como a outra pessoa vai reagir, mas preparar-se com antecedência pode ajudá-lo a administrar o que esperar.

Mais do que tudo, não se deixe intimidar ou ser manipulado se já estiver firme em sua decisão.

E sim, as lágrimas provavelmente cairão, talvez até dos dois lados. Mas esse não é um motivo bom o suficiente para ficar.

Distância saudável

Quando você é quem está terminando é tentador diminuir a dor do seu parceiro prometendo demais.

Você pode querer tranquilizá-los de que ainda deseja ser amigo ou que ainda deseja vê-los.

Mas lembre-se de que vocês dois precisarão de espaço e distância para se curarem.

No caso de você decidir que deseja manter a amizade, certifique-se de estabelecer limites apropriados.

Como sair de um relacionamento: consequências

Consequências da separação

Não importa o quanto você se prepare, terminar um relacionamento nunca é fácil. Como sair de um relacionamento sem grandes problemas?

Aqui estão algumas dicas sobre como cuidar de si mesmo após um difícil rompimento com alguém que você ama.

Confie em alguém

As pessoas mais próximas de você podem fornecer o apoio e o conforto necessários durante esse período delicado.

Estender a mão para um ente querido e deixá-lo saber que você está passando por um momento difícil pode ser vital para ajudá-lo a seguir em frente.

Conversar pode fazer você se sentir muito melhor, mas se não se sentir à vontade para falar com um amigo, considere consultar um conselheiro que pode ajudá-lo a processar suas emoções.

Respeite seu momento

Lembre-se de que o luto pelo fim do relacionamento é um processo importante. Separar-se de alguém com quem você passou muito tempo pode custar um preço em seu emocional.

Estudos descobriram que a separação pode trazer problemas de saúde mental e diminuição da satisfação com a vida no momento do término.

E se você tinha grandes planos para o seu futuro ou possuía um imóvel juntos, a dor pode ser ainda maior.

É importante que você se dê permissão para expressar seus sentimentos de tristeza, raiva ou decepção.

Como sair de um relacionamento e recomeçar?

Quando você está com alguém por um longo período de tempo, é fácil perder o senso de identidade depois de se deixar levar pelas necessidades do parceiro.

Concentre-se em você. Tente dar passos para trabalhar áreas de sua vida que você não deu atenção suficiente.

Isso pode significar gastar mais tempo viajando, inscrevendo-se em um novo curso ou visitando os familiares e conhecendo novos amigos.

Como sair de um relacionamento e se recuperar totalmente?

Reconhecer que um relacionamento chegou ao fim pode ser uma montanha russa de emoções para ambas as partes.

Mas é importante lembrar que esse estágio acabará por passar e que vocês poderão seguir suas vidas.

Acima de tudo, seja gentil consigo mesmo durante todo o processo de separação.

Concentrando-se no que o faz feliz e lhe traz alegria, assim você será capaz de dar o primeiro passo em direção à cura e à recuperação total.

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Você também pode gostar de ;)
Latest Posts from Lanna Figueredo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *