Já ouviu falar sobre o extrato de própolis verde? Própolis verde: benefícios, para que serve e como tomar. Pesquisas revelam atividades antioxidantes, anti-Helicobacter pylori (bactéria causadora da gastrite) , anti-bacteriana, antiviral e antitumoral do extrato do própolis verde brasileira.
Continue lendo e descubra todos os benefícios para saúde deste poderoso potencializador da imunidade.
O que é própolis verde: benefícios
O própolis é um material resinoso utilizado pelas abelhas na construção de colmeias para vedar brechas nas paredes externas e evitar que insetos, como cigarras, borboletas, mariposas e besouros invadam suas colmeias.
Assim, protege as abelhas contra microrganismos patogênicos, como bactérias, fungos e vírus.
Nem todo própolis é igual, conforme as plantas que as abelhas se alimentam podem existir diversas variações. A origem botânica da própolis influencia na cor, aroma, sabor e também em algumas propriedades nutritivas e terapêuticas.
Contudo, uma das principais e mais raras dessas variações é a própolis verde. É uma resina removida de plantas pelas abelhas, que é processada por elas com saliva e misturada à cera das colmeias.
Produção do extrato de própolis verde
Nesse sentido, é somente em algumas regiões de São Paulo e Minas Gerais que essa resina (própolis) tem a coloração verde e traz uma série de propriedades medicinais que foram estudadas por cientistas de todo o planeta.
Por causa das condições do solo, nesta região é encontrado o chamado alecrim-do-campo (Baccharis dracunculifolia), popularmente conhecido como “vassourinha”, de onde as abelhas coletam das folhas esta resina (própolis verde) que possui clorofila, de onde se retira o extrato de própolis verde.
“Elas usam essa resina para manter a higiene das colmeias, por se tratar de uma espécie de antibiótico natural, e evitar doenças”, diz Cézar Ramos.
Portanto, ela é extremamente rara e só pode ser produzida aqui no Brasil. Isso por uma razão muito simples, essa variação de própolis só poder ser produzida a partir do alecrim do campo.
Assim, essa planta só existe no solo brasileiro, mais precisamente ela é muito comum nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
A própolis verde é uma dos mais cobiçados pelo mercado de produtos, suplementos e remédios naturais em todo mundo por causa de suas propriedades curativas.
Por isso, o própolis verde é usada em diferentes produtos, como mel, antissépticos bucais, sprays e suplementos em cápsulas.
Própolis verde: benefícios e vantagens
Abaixo, confira alguns dos benefícios e vantagens principais da própolis verde.
- Acelera a cicatrização de feridas e cortes;
- Ação anti-inflamatória e analgésica, que ajuda a reduzir inflamações na garganta;
- Fortalece o sistema imunológico e reforça as defesas do corpo;
- Ajuda a reduzir o stress oxidativo cerebral, que ajuda a prevenir o Mal de Alzheimer e mal de Parkinson
- Ajuda como um complemento no tratamento do câncer;
- Poderosa ação antioxidante, que ajuda a prevenir doenças do coração como o infarto e o AVC e a prevenir o envelhecimento precoce;
- Forte ação antibacteriana, que auxilia na prevenção e tratamento da acne;
- Ação antiviral, que ajuda a prevenir infecções;
- Ação contra parasitas como giardíase;
- Possui ação antifúngica, que ajuda a combater micoses, frieiras, fungos no couro cabeludo, etc;
- Ajuda a melhorar a qualidade do sono e combate a insônia, pois estimula a produção de melatonina.
Os extratos da própolis verde brasileira possuem propriedades antioxidantes, antimicrobianas, antiinflamatórias, quimiopreventivas e anticâncer.
Portanto, a própolis tem sido amplamente utilizada em alimentos, bebidas e suplementos dietéticos para melhorar a saúde e prevenir diabetes, câncer, doenças inflamatórias e cardíacas.
Um estudo analisou a composição química da própolis verde e confirmou seu papel significativo na melhora da inflamação crônica e na redução do risco de problemas de saúde relacionados com isso.
Esses resultados trouxeram uma compreensão do mecanismo de ação anti-inflamatória do extrato de própolis verde brasileiro e apoiam sua aplicação em terapias complementares e alternativas.
Extrato de própolis verde: como tomar para melhorar a saúde?
Veja as indicações e quantidades para uso:
Para imunidade e uso geral:
- adultos: tomar de 10 a 20 gotas 2x por dia (diluído em água) ou 1 cápsula por dia.
- crianças: tomar de 5 a 10 gotas 2x por dia (diluído em água).
Demais problemas:
- Contra cárie e gengivite: Pingar 3 gotas sobre o creme dental e escovar suavemente a gengiva ou gargarejar uma solução 100ml de água com 3 gotas depois de escovar os dentes antes de dormir.
- Rinite, sinusite e coriza: Diluir 3 gotas em meio copo d´agua e pingar diretamente dentro de cada narina.
- Fungicida e cicatrizante na pele: Gotejar o extrato puro diretamente sobre feridas e frieiras.
- Acnes e espinhas: aplicar o extrato de própolis sobre a pele para secar e desinflamar as espinhas à noite.
- Aftas e garganta inflamada: Diluir 1 conta gotas cheio de própolis em meio copo d´agua, fazer bochecho e gargarejo. O produto pode ser engolido sem nenhum problema.