Extrato de própolis alecrim dourado

Já ouviu falar sobre o extrato de própolis verde? Própolis verde: benefícios, para que serve e como tomar. Pesquisas revelam atividades antioxidantes, anti-Helicobacter pylori (bactéria causadora da gastrite) , anti-bacteriana, antiviral e antitumoral do extrato do própolis verde brasileira.

Continue lendo e descubra todos os benefícios para saúde deste poderoso potencializador da imunidade.

O que é própolis verde: benefícios

O própolis é um material resinoso utilizado pelas abelhas na construção de colmeias para vedar brechas nas paredes externas e evitar que insetos, como cigarras, borboletas, mariposas e besouros invadam suas colmeias.

Assim, protege as abelhas contra microrganismos patogênicos, como bactérias, fungos e vírus.

Nem todo própolis é igual, conforme as plantas que as abelhas se alimentam podem existir diversas variações. A origem botânica da própolis influencia na cor, aroma, sabor e também em algumas propriedades nutritivas e terapêuticas.

Contudo, uma das principais e mais raras dessas variações é a própolis verde. É uma resina removida de plantas pelas abelhas, que é processada por elas com saliva e misturada à cera das colmeias.

Produção do extrato de própolis verde

Nesse sentido, é somente em algumas regiões de São Paulo e Minas Gerais que essa resina (própolis) tem a coloração verde e traz uma série de propriedades medicinais que foram estudadas por cientistas de todo o planeta.

Por causa das condições do solo, nesta região é encontrado o chamado alecrim-do-campo (Baccharis dracunculifolia), popularmente conhecido como “vassourinha”, de onde as abelhas coletam das folhas esta resina (própolis verde) que possui clorofila, de onde se retira o extrato de própolis verde.

“Elas usam essa resina para manter a higiene das colmeias, por se tratar de uma espécie de antibiótico natural, e evitar doenças”, diz Cézar Ramos.

Portanto, ela é extremamente rara e só pode ser produzida aqui no Brasil. Isso por uma razão muito simples, essa variação de própolis só poder ser produzida a partir do alecrim do campo.

Assim, essa planta só existe no solo brasileiro, mais precisamente ela é muito comum nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

A própolis verde é uma dos mais cobiçados pelo mercado de produtos, suplementos e remédios naturais em todo mundo por causa de suas propriedades curativas.

Por isso, o própolis verde é usada em diferentes produtos, como mel, antissépticos bucais, sprays e suplementos em cápsulas.

Própolis verde: benefícios e vantagens

Abaixo, confira alguns dos benefícios e vantagens principais da própolis verde.

  • Acelera a cicatrização de feridas e cortes;
  • Ação anti-inflamatória e analgésica, que ajuda a reduzir inflamações na garganta;
  • Fortalece o sistema imunológico e reforça as defesas do corpo;
  • Ajuda a reduzir o stress oxidativo cerebral, que ajuda a prevenir o Mal de Alzheimer e mal de Parkinson
  • Ajuda como um complemento no tratamento do câncer;
  • Poderosa ação antioxidante, que ajuda a prevenir doenças do coração como o infarto e o AVC e a prevenir o envelhecimento precoce;
  • Forte ação antibacteriana, que auxilia na prevenção e tratamento da acne;
  • Ação antiviral, que ajuda a prevenir infecções;
  • Ação contra parasitas como giardíase;
  • Possui ação antifúngica, que ajuda a combater micoses, frieiras, fungos no couro cabeludo, etc;
  • Ajuda a melhorar a qualidade do sono e combate a insônia, pois estimula a produção de melatonina.

Os extratos da própolis verde brasileira possuem propriedades antioxidantes, antimicrobianas, antiinflamatórias, quimiopreventivas e anticâncer.

Portanto, a própolis tem sido amplamente utilizada em alimentos, bebidas e suplementos dietéticos para melhorar a saúde e prevenir diabetes, câncer, doenças inflamatórias e cardíacas.

Um estudo analisou a composição química da própolis verde e confirmou seu papel significativo na melhora da inflamação crônica e na redução do risco de problemas de saúde relacionados com isso.

Esses resultados trouxeram uma compreensão do mecanismo de ação anti-inflamatória do extrato de própolis verde brasileiro e apoiam sua aplicação em terapias complementares e alternativas.

Extrato de própolis verde - apicultor

Extrato de própolis verde: como tomar para melhorar a saúde?

Veja as indicações e quantidades para uso:

Para imunidade e uso geral:

  • adultos: tomar de 10 a 20 gotas 2x por dia (diluído em água) ou 1 cápsula por dia.
  • crianças: tomar de 5 a 10 gotas 2x por dia (diluído em água).

Demais problemas:

  • Contra cárie e gengivite: Pingar 3 gotas sobre o creme dental e escovar suavemente a gengiva ou gargarejar uma solução 100ml de água com 3 gotas depois de escovar os dentes antes de dormir.
  • Rinite, sinusite e coriza: Diluir 3 gotas em meio copo d´agua e pingar diretamente dentro de cada narina.
  • Fungicida e cicatrizante na pele: Gotejar o extrato puro diretamente sobre feridas e frieiras.
  • Acnes e espinhas: aplicar o extrato de própolis sobre a pele para secar e desinflamar as espinhas à noite.
  • Aftas e garganta inflamada: Diluir 1 conta gotas cheio de própolis em meio copo d´agua, fazer bochecho e gargarejo. O produto pode ser engolido sem nenhum problema.

Conhece os benefícios do própolis vermelho?

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Você também pode gostar de ;)
Latest Posts from Lanna Figueredo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *