Saúde mental na pandemia

Como tratar a saúde mental na pandemia? As notícias não param de mostrar várias mortes, atrasos nas vacinas e medicamentos importantes. Cada vez mais vai crescendo o estresse e a ansiedade com relação ao que está acontecendo e ao que pode acontecer.

A pandemia do COVID 19 teve um grande efeito em nossas vidas. Por isso enfrentamos desafios que são estressantes, opressores e causam fortes emoções em adultos e crianças.

Portanto, ações como distanciamento social, são necessárias para reduzir o contágio do coronavírus, mas podem nos fazer sentir solitários e aumentar o estresse e a ansiedade.

Portanto, o que você provavelmente precisa, é de uma pausa. Por isso respire fundo e agradeça porque você conseguiu se desviar das notícias de última hora para ler este artigo que pode realmente te ajudar com o seu estresse e ansiedade.

Aprender a lidar com o estresse de maneira saudável fará com que você, as pessoas de quem gosta e as do seu redor se tornem mais resilientes.

Então, o que você pode fazer a respeito de sua ansiedade com o coronavírus?

Continue a ler, pois abaixo listei vários ferramentas para ajudar sua saúde emocional durante o surto do COVID 19:

Saúde mental na pandemia: como aliviar o estresse e a ansiedade

Dá pra entender se você não consegue fazer muita coisa, exceto ruminar sobre as atualizações sobre o vírus e a economia.

As buscas por transtornos mentais no Google aumentaram 98% em relação à média dos últimos dez anos, de acordo com o próprio google.

Assuntos como “empatia”, houve um aumento de 450% no interesse, também de acordo com o volume de buscas no Google.

Por isso reduzir o estresse é, na verdade, uma das melhores maneiras de lidar com essa crise do coronavírus. Muito estresse pode arruinar sua imunidade e sua saúde mental.

Além disso, você simplesmente merece finalmente sentir algum alívio depois de passar por toda essa ansiedade por tanto tempo.

saúde mental nesta pandemia durante isolamento

O estresse e a ansiedade podem causar os seguintes problemas:

  • Piora de problemas crônicos de saúde;
  • Dificuldade de tomada de decisões e concentração;
  • Dificuldade para dormir ou pesadelos;
  • Sentimentos de preocupação, paralização, medo, raiva, tristeza ou frustração;
  • Mudanças no apetite, energia, desejos e interesses;
  • Aumento do uso de fumo, bebidas alcoólicas e drogas;
  • Reações físicas, como dores de cabeça, dores no corpo, cansaço mental e físico, problemas de estômago e feridas na pele;
  • Piora das condições de saúde mental. Por isso é natural sentir estresse, ansiedade, tristeza e preocupação durante a pandemia do coronavírus.

Se você está lutando para lidar com a situação, há muitas maneiras de obter ajuda. Ligue para seu médico se o estresse atrapalhar suas atividades diárias por vários dias consecutivos.

Durante períodos de estresse extremo, as pessoas podem ter pensamentos suicidas. O suicídio pode ser evitado e há ajuda disponível. Mais sobre o risco de suicídio, sinais a serem observados e como responder se você notar esses sinais em você mesmo ou em um amigo ou pessoa amada, pode ser encontrado aqui.

Recursos gratuitos e confidenciais para crises também podem ajudar você ou um ente querido a se conectar com um conselheiro qualificado e treinado em sua área.

Saúde mental na pandemia: como lidar com a ansiedade do coronavírus

Tudo bem se você estiver se sentindo ansioso. Comecemos pelo princípio: não há nada de errado com você por se sentir ansioso agora.

Assim, ignorar o estresse ou julgar a si mesmo por senti-lo é tentador, mas provavelmente não ajudará no final.

Por isso, reconhecer seus sentimentos – mesmo que sejam assustadores – pode ajudá-lo a lidar com a situação de maneira saudável.

E eu tenho uma notícia para você: você não é o único que está pirando. A notícia é legitimamente assustadora, e o medo é uma resposta normal e natural.

Você não está sozinho.

Se você já vive com uma doença crônica, o COVID 19 pode ser especialmente assustador. E se você está vivendo com uma doença mental, como um transtorno de ansiedade , a enxurrada constante de manchetes pode deixá-lo à beira da sensação de estar perdendo o controle .

Existem muitos RecursosFonte confiávellá fora sobre como lidar diretamente com a ansiedade do coronavírus, e é importante ter essas estratégias em sua caixa de ferramentas quando você precisar delas.

Mas para esta lista, vamos fazer uma pausa de tudo isso.

Porque a ciência mostra que fazer uma pausa pode ajudar a interromper sua ansiedade, reduzir seus níveis do hormônio do estresse cortisol e até treinar seu cérebro para mudar padrões de pensamento inúteis .

O que é mais um motivo para estar orgulhoso de você mesmo por ter acabado aqui, onde tudo o que você precisa fazer é sentar, clicar em algumas ferramentas úteis e, finalmente, fazer uma pausa dessa sensação assustadora de destruição iminente.

Porém, essas ferramentas sozinhas não vão consertar tudo, e é uma boa ideia pedir ajuda profissional se você estiver realmente lutando para manter sua ansiedade sob controle.

Mas espero que esses aplicativos e sites possam lhe dar um momento para quebrar o ciclo de estresse das manchetes, mesmo que por um momento para ajudar a melhorar a saúde mental na pandemia.

lidar com estresse

Observe os animais selvagens em tempo real

Falando em natureza, você já se perguntou o que a vida selvagem está fazendo enquanto nós, humanos, estamos estressados ​​com as últimas notícias de última hora?

Afinal a maioria dos animais está simplesmente continuando a viver suas vidas, e você pode observá-los fazendo isso em tempo real com as câmeras ao vivo em Explore.org .

Há algo de reconfortante em ver a natureza com seus golfinhos nadando, as águias ainda fazendo ninhos e os cachorrinhos do mundo que são fofos demais – mesmo quando você sente que tudo esteja em crise.

Não faça nada por 2 minutos

Não fazer nada pode parecer uma ideia maluca agora, pois há muito com que se preocupar. Mas e se você realmente pudesse não fazer nada por apenas 2 minutos? Porque não se desafiar a relaxar uns minutinhos?

Assim, tudo o que você precisa fazer é ouvir o som das ondas sem tocar no mouse ou no teclado por 2 minutos direto. O site Do Nothing for 2 Minutes foi feito exatamente para isso.

É mais difícil do que parece, especialmente se você está preso em ciclos constantes de checagem de notícias e redes sociais.

Por isso, se você tocar em seu computador antes dos 2 minutos, o site avisa quanto tempo você durou e zera o relógio.

Abaixo, um vídeo para você simplesmente observar e ouvir o som das águas. Sempre que se sentir estressado, pare 2 minutos e verá que seu estresse e concentração vai melhorar.

Aprenda a fazer uma massagem em si mesmo

Que dilema: você realmente poderia usar uma massagem relaxante para ajudá-lo a desestressar, mas o distanciamento social está mantendo você bem distante de outros seres humanos.

Pratique regularmente para desenvolver sua habilidade de auto massagem e você poderá aliviar sua tensão tão bem quanto uma massagem de outra pessoa. Esta é uma excelente oportunidade para aprender a massagear-se com um bom óleo de massagem.

Você pode começar com as partes do seu corpo que precisam de um pouco de amor:

  • mãos e braços;
  • seus pés e pernas;
  • parte superior das costas e ombros.
  • parte inferior das costas e cintura;

Navegue por uma biblioteca digital gratuita


Quando você está sozinho, estressado e precisando de uma distração, um bom livro pode ser um amigo fiel.

Hoje em dia, quase tudo em nossa vida depende da tecnologia. O avanço da tecnologia facilita nossa vida e também auxilia na educação.

A biblioteca digital é a virtualização das bibliotecas tradicionais. É possível encontrar nelas obras para baixar gratuitamente, sem sair de casa, que não estão disponíveis em instituições de ensino ou em bibliotecas físicas.

Bibliotecas digitais gratuitas:

  1. A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – abriga o que é considerado como um dos mais importantes e acervos literários e acadêmicos. Conta com livros, revistas, documentos e outros tipos de arquivos para baixar gratuitamente.
  2. Biblioteca Mundial Digital – é um projeto desenvolvido pela ONU – Organização das Nações Unidas, com o objetivo de reunir documentos oficiais sobre a cultura de diversos países do mundo.
  3. O Domínio Público é uma biblioteca virtual criada pelo Ministério da Educação – MEC, conta com obras literárias, artísticas e acadêmicas, de acesso gratuito.

Faça vídeos engraçados para o tik tok ou reels

O aplicativo tik tok ou Reels do instagram oferece a capacidade de gravar vídeos de 15 segundos e 1 minuto usando o recurso de câmera embutida. Os usuários precisam clicar no grande botão ‘+’ de suas telas para acessá-lo.

Além disso, com o TikTok ou Reels do instagram você pode criar vídeos interessantes e divertidos a partir de suas fotos automaticamente. Tudo que você precisa fazer é pressionar o botão ‘+’ e escolher a opção ‘Modelos de fotos’. Não perca tempo e comece já.

Assista séries engraçadas

Quando você precisa de algo que faça seu coração se sentir bem e sorrir, nada se compara a um grande programa de comédia na TV. Claro, filmes são ótimos, mas há algo único em uma série de televisão.

Você sente que conhece os personagens, sente que pode realmente escapar para o mundo deles – e, o mais importante, pode assistir por horas (ou dias) e se encher de boas vibrações contínuas, graças ao Netflix (e Hulu, Amazon Prime, Disney +, Peacock e HBO Max), basicamente qualquer serviço de streaming.

Esses programas são o equivalente emocional de uma boa comida: um banquete relaxante para seus olhos e ouvidos que sempre levanta seu humor.

Faça uma tour virtual pelo parque da Walt Disney

O Virtual Disney World oferece uma experiência de imersão completa como nunca antes. Reviva as atrações e lugares que você adora a qualquer hora e em qualquer lugar!

Experimente virtualmente as atrações, shows, hotéis, monotrilhos, trens, barcos, áreas de parque do Walt Disney World e muito mais em um ambiente de vídeo interativo 360º.

lidar com ansiedade de toda a família

Saúde mental na pandemia: maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse

  • Faça exercícios regularmente como jump, caminhada ou corrida;
  • Durma bastante;
  • Cuide do seu corpo.
  • Respire fundo, alongue-se ou medite;
  • Tente fazer refeições saudáveis ​​e bem balanceadas;
  • Evite o uso excessivo de álcool, fumo e drogas;
  • Ajudando os outros em trabalhos voluntários;
  • Vacine-se com uma vacina da covid 19 quando disponível;
  • Arranje tempo para relaxar. Tente fazer algum hobbie de que goste;
  • Conecte-se com sua comunidade ou organizações religiosas . Enquanto as medidas de distanciamento social estiverem em vigor, tente conectar-se online, por meio da mídia social ou por telefone;
  • Faça pausas para assistir séries ou filmes, ler ou ouvir notícias , incluindo aquelas nas redes sociais. É bom estar informado, mas ouvir sobre a pandemia constantemente pode ser preocupante. Considere limitar as notícias a apenas algumas vezes por dia e desconectar-se da tela do telefone, da TV e do computador por um tempo;
  • Continue com as medidas preventivas de rotina (como vacinas, exames de câncer, consultas, etc.) conforme recomendado pelo seu médico;
  • Em tempos de distanciamento social, é especialmente importante ficar conectado com seus amigos e familiares. Cuidar de si mesmo pode equipá-lo melhor para cuidar dos outros. Ajudar outras pessoas a lidar com o estresse com telefonemas ou vídeo chamadas pode ajudar você e seus entes queridos a se sentirem menos solitários e isolados.

Saúde mental na pandemia: conclusão


Um período de pânico global pode ser parecido com o momento em que sua ansiedade estava esperando para sair de controle.

Mas talvez os recursos desta lista sejam exatamente o que você precisa para colocar sua saúde mental na pandemia nos trilhos.

Você pode favoritar esses links para uso futuro, comprometer-se a visitar 1 a cada hora e compartilhá-los com seus amigos para que você tenha algo para conversar além do apocalipse.

Lembre-se de que não há problema em sentir o que está sentindo, mas existem maneiras saudáveis ​​de processar sua ansiedade e você sempre pode pedir apoio se precisar.

Espero que você goste de suas caminhadas digitais, passeios virtuais e auto massagens. Você merece esses momentos de gentileza e carinho.

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

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