Tempo de qualidade para brincar com filhos

Como ser uma ótima profissional e ainda ter tempo de qualidade com a família? Como ter tempo para o cônjuge ou filhos e não ter que abrir mão da carreira?

É muita pressão e responsabilidades que realmente não cabem nas 24hs. A sensação é que o dia acabou e não deu tempo de fazer nem 60% do que precisava.

Os nossos familiares percebem quando estamos no local mas nossa cabeça está longe. Já passei por vários situações como esta. E você?

Quando eu estava no trabalho me sentia mal porque não estava com meus filhos. E quando estava com meus filhos eu me sentia mal porque não consegui render no trabalho durante o dia.

Um ciclo interminável de culpa. Como resolver esse problema da culpa? Eu optei por mudar minhas crenças e rotina para não surtar. Continue comigo que vou te contar como eu fiz isso.

O que é mais importante para você?

tempo de qualidade 1024x427 - Como ter tempo de qualidade pra família mesmo na correria?

Em primeiro lugar decida o que você quer. Este é o segredo de conseguir chegar até o final. Você não pode ficar pulando de galhos em galhos. Decida.

Eu cheguei em um momento da vida, onde percebi que não podia ter tudo. Que por mais que eu tivesse grandes expectativas sobre a vida, eu não dava conta de tudo.

Este é realmente onde você deve chegar. O lugar da maturidade, onde você deixa as atitudes infantis e resolve tomar uma decisão.

Mas você pode estar se perguntando: mas eu já sou um adulto, não sou uma criança. Sim, mas adultos também têm atitudes infantis. Querer tudo sempre do seu jeito é uma delas.

Mulheres: nossa humanidade é o que temos de mais bonito

Nós mulheres não somos deusas por mais que quiséssemos. Somos humanas, pessoas normais.

Embora a sociedade coloque um fardo muito grande de que as mulheres têm que “dar conta de tudo”, a realidade não é bem essa.

Muitas vezes mulheres precisam ser mãe, pai, profissional, mulher, estudante e muito mais.

Precisam estar com a beleza do cabelo, maquiagem, unha, peso, pele impecáveis senão recebem críticas severas. Além disto, não podem deixar de estar antenadas com as notícias, moda e tendências.

Você já viu alguém exigir que homens se preocupem com a maquiagem, barriguinha, unha, lanche das crianças, escova do cabelo ou com o salto alto?

Sabemos que não. E acredite ou não, a maior cobrança não vem dos homens, mas sim das próprias mulheres que são as mais críticas.

A verdade é que nós mulheres vivemos em uma batalha com a multitarefa, e com vários detalhes intermináveis. E isto nos prejudica grandemente. Aprenda a priorizar algum tempo de qualidade e verá sua paz chegando.

Longe de mim aqui, criar uma briga entre sexos. Quem me conhece sabe que não sou a favor disso.

Mas quero que você se liberte dessa condenação e não a faça com outras mulheres, nem ensine seus filhos a fazerem o mesmo. Você não pode mudar o mundo, mas pode mudar a sua atitude e exemplo.

Cobranças

estresse e culpa 1024x427 - Como ter tempo de qualidade pra família mesmo na correria?

A sociedade exige que mulheres trabalhem fora como se não tivessem filhos e que sejam mães como se não trabalhassem fora. A conta não fecha.

Anahy D’Amico – Psicóloga do programa Casos de família

A Anahy está certíssima! A verdade é que essa conta nunca vai fechar. Não importa o quanto você tente. Então aqui vai um conselho: não tente!

Eu tenho uma boa notícia pra você: não precisa seguir a maré ok? E isto vale tanto para homens quanto para mulheres.

Não seja perfeito, nem seja ninguém que a sociedade ou qualquer pessoa exija ou espere. Seja você mesmo. Sim, essa pessoa maravilhosa que Deus criou e que é incrível exatamente como é.

O que te faz especial, não é ser parecida com um esteriótipo de exigência global. Mas em ser diferente. Sim, todos somos seres únicos. E quem não entende isso não deve ser levado a sério ok?

O segredo aqui é definir prioridades

Ao invés de fazer milhões de coisas ao mesmo tempo, escolha algumas que você possa focar e realmente ter sucesso naquilo.

Não adianta querer ter o corpo super malhado, ter eterna juventude, ter um casamento dos sonhos e ser PhD na área de formação e não conseguir relaxar e curtir o que conquistou.

E além disso tudo, é exaustivo ter que atingir o cargo máximo da sua carreira e ainda ser uma mãe fantástica, ter filhos hiper, super, mega inteligentes com infinidades de habilidades invejáveis.

E isso tudo ao mesmo tempo. Ufa, já cansei só de escrever isso! Isto te deixará sem fôlego e te levar a um esgotamento.

Bom, isto tudo é muito bom. Ninguém está dizendo que você não pode. Mas a verdade é que, quando estamos no modo multitarefa, nós nos tornamos medianos no que fazemos.

Ou seja, é impossível ser excepcional em tudo. Nós humanos, por mais evoluídos que sejamos, não temos essa capacidade. Somos criaturas ilimitadas.

Então como vou conseguir alcançar meus objetivos? A solução é repartir todos seus sonhos e objetivos em pequenas metas.

Assim, depois que alcançar alguns, comece outros. E qual o problema se eu quiser fazer 100 coisas ao mesmo tempo?

Nenhum problema.Desde que você não se cobre demais quanto a resultados excelentes. Se esse não é seu objetivo, então tudo bem, fique em paz.

Porém o que eu vejo, é que as pessoas querem ser excepcionais em dezenas de coisas de uma só vez. E é aí que elas se tornam infelizes. Por isso, você precisa aprender a definir o que realmente é importante pra você.

Agora se quiser ser excepcional em alguma coisa, terá que aprender a dizer NÃO pra várias e focar nos objetivos que realmente importa para você.

Tempo de qualidade x multi tarefas

priorizar seu tempo 1024x427 - Como ter tempo de qualidade pra família mesmo na correria?

Faça uma lista de tudo o que precisa fazer. Exemplo:

  • Colocar a roupa para lavar;
  • fazer o jantar;
  • comprar presente para o chá de panela da amiga;
  • fazer compras;
  • jogar o lixo fora;
  • passar na padaria;
  • fazer o conserto da pia.

Disso tudo o que realmente é importante? Posso deixar de fazer algo da lista? O que tenho que fazer agora e não posso esperar? O que eu posso delegar pra outra pessoa?

Diga não e tenha mais tempo de qualidade

Devemos aprender que, quando dizemos “não” para atividades e pessoas que não importam tanto, eu digo “sim” para as pessoas e atividades que realmente importam.

Ser bonzinho com TODO MUNDO simplesmente não é possível. Sempre terá alguém que não ficará satisfeito e isso vai te tornar eternamente frustrado e infeliz.

Aprender a dizer “não” para algumas coisas e “sim para outras, é o primeiro grande passo para priorizar seus objetivos verdadeiros e caminhar rumo a paz e sucesso interior.

Os relacionamentos são como um jardim, se você reserva tempo de qualidade para se dedicar, ele cresce e mais bonito fica. Se família é o que importa, tempo de qualidade é melhor que muito tempo desperdiçado.

Planeje passeios na cidade ou passar as férias em um lugar fora de casa longe dos afazeres domésticos e trabalho. Para que você posse se concentrar em passar um tempo de qualidade com sua família.

aprenda a pedir ajuda 1024x427 - Como ter tempo de qualidade pra família mesmo na correria?

Aprenda a confiar nas pessoas

Infelizmente o perfeccionismo nos atrapalha a confiar nas pessoas. Quando pedimos para alguém fazer algo, e esta pessoa não faz exatamente como nós fazemos, desistimos dessa ajuda.

Isto é terrível, tanto para nós quanto para as pessoas que estão ao nosso redor. Está comunicando com suas atitudes, que elas não são suficientes e não permite que aprendam com seus erros.

Não está dando uma chance a elas. Isto faz com que você se sobrecarregue de muitas coisas porque não confia que ninguém pode fazer tudo como você.

O resultado é que, depois irá reclamar que ninguém ajuda, mas a verdade é que você não permite porque as critica nos mínimos detalhes.

Deixe-as errarem e aprenderem. Somente vão alcançar o melhor fazendo. Ninguém que começa a aprender a jogar futebol já começa jogando na seleção brasileira.

Confie que elas vão conseguir e as elogie quando derem seu melhor, mesmo que não seja o que você esperava. Se foi o melhor dela, então fique em paz.

Assim você ganha mais tempo de qualidade e menos estresse. E outra coisa: quem disse que seu jeito de fazer as coisas é sempre o certo?

Como ter mais tempo de qualidade agora?

tempo de qualidade com familia 1024x427 - Como ter tempo de qualidade pra família mesmo na correria?

Lembre-se: não importa se fica o dia todo com sua família se está preocupada e com o pensamento em outras coisas. Às vezes estamos no trabalho, mas preocupados com nossos filhos e casa.

Precisamos estar 100% presentes naquele momento. Quando estiver em casa esqueça as preocupações do trabalho e vice-versa.

Coisas que você pode fazer com pouco tempo:

Quanto tempo de qualidade todos os dias, você pode passar com seus filhos? 10 minutos, 60 minutos ou 3 horas? Mesmo que seja pouco tempo, que seja realmente presente de corpo e mente.

Veja alguns exemplos:

  • Se chega bem tarde da noite ainda em tempo de colocar seus filhos para dormir, faça uma oração com eles, um leite quente ou simplesmente os coloque para dormir e conte uma historinha para eles.
  • Dá tempo de jantar com eles? Desfrute desse tempo e os coloque para dormir depois. Peça ajuda deles para preparar o jantar ou colocar os talheres na mesa. Reúna a todos na mesa para comer sem celular ou tv. Faça uma oração de agradecimento simples. Depois leia com eles e os coloque para dormir. No início pode ser um caus, mas com o tempo virará rotina.
  • E se não tiver tempo durante a semana? Faça do domingo o dia da família. Programe uma arrumação doméstica com música e depois assista tv juntos. Peça a ajuda deles e agradeça. Seja positiva. Faça daquele momento agradável. Saia pra algum lugar com eles ou simplesmente sente com eles e jogue algo que eles gostem.
  • Se durante a semana você sai cedo e chega tarde deixe bilhetinhos de encorajamento e amor para eles lerem quando acordarem. Envie mensagens durante o dia ou faça ligações para eles no almoço. Diga-lhes que ligou somente para ouvi-los e que se lembrou deles. Não os interrompa durante o tempo que tem. Deixe-os falar. Se for 5 minutos, esteja lá e ouça. Isto fará com que eles se sintam bem, de saber que lembrou deles e que são especiais para você mesmo que seja naqueles 5 minutos.

Tempo de qualidade x Culpa

As vezes as mães que se sentem culpadas por deixarem seus filhos em creches ou escolas. Não se sinta assim. Simplesmente dê o seu melhor, eles vão agradecer depois.

Não se sinta obrigada a nada. O que você faz de bom para eles agora é semear uma semente de amor nos corações deles.

Lembre-se que eles vão crescer e depois você não os verá tanto, porque vão seguir seus caminhos.

Vejo muitas pessoas que não aproveitaram esse momento com os filhos e quando eles cresceram, queriam recompensar.

Porém eles já tem cônjuges e filhos e não podem mais está lá tanto quanto elas gostariam.

Por isso esteja presente agora, e no futuro você terá muito tempo para curtir, não se preocupe. Aprenda a cultivar mais tempo de qualidade agora.

Simplesmente aproveite esse momento ou poderá viver o futuro arrependido, porque ficou preocupado demais com muitas coisas.

Viva o hoje mesmo que você tenha pouco tempo, dê o melhor de si.

Não desanime

Saiba que no inicio você terá desafios, assim como eu tive e como todos temos.

A princípio, poucos tem o costume de se sentar a mesa. Cada um na sua, resistência para ajudar, simplesmente por falta de hábito e persistência.

Seja positiva e ao mesmo tempo firme. Não transforme isso em um motivo de brigas. Explique que isso é importante para todos. Depois eles vão entender.

No inicio, podem fazer de mau humor, mas com o tempo vão se acostumar e inclusive gostar. No dia que não tiver isso, vão sentir falta, ainda que não admitam. Acredite em mim, já vi isso acontecer.

O que importa é seu bom humor e positividade na hora de estar juntos. Isto que fará a diferença para dar certo. Não desistam, valerá muito a pena.

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Você também pode gostar de ;)
Latest Posts from Lanna Figueredo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *