Quando a pressão é considerada alta

Segundo os médicos, quando a pressão é considerada alta? Qual a medição de pressão é considerada verde, amarela ou vermelho? Quando preciso começar a me preocupar?

A história nos mostra que a hipertensão é silenciosa e não costuma dar sintomas enquanto não trás consigo problemas graves nos olhos, rins, coração e saúde em geral.

A hipertensão é considerada doença crônica, que por sua vez, já agrava os sintomas da covid 19, como já sabemos.

Quando o problema é diagnosticado cedo, há chances de evitar problemas graves como AVC (acidente vascular cerebral), que é bem maior em pessoas hipertensas.

Uma pressão maior de 14 por 9 ou (140 por 90 mmHg) na maior parte do tempo já é considerada hipertensão.

Continue a ler para descobrir os sintomas da pressão alta, como prevenir e um vídeo sobre opinião de um médico sobre a hipertensão.

Segundo os médicos, quando a pressão é considerada alta?

Medir a pressão é a única maneira precisa de saber se você tem hipertensão e se sua pressão está alta.

A pressão arterial é registrada com 2 números e mede dois tipos de pressão. Assim, a pressão sistólica (número maior) é a força com que o coração bombeia o sangue pelo corpo. Então, a pressão diastólica (número menor) é a resistência dos vasos sanguíneos ao fluxo de sangue.

1- Pressão arterial normal ou ideal

A pressão é considerada ideal quando oscila entre 9 por 6 e 12 por 8 . Portanto, sinal verde.

2- Pre-hipertensão ou pressão elevada:

Se sua pressão arterial se mantém entre 12 por 8 e 14 por 9, é pre-hipertensão, portanto sinal amarelo.

Ou seja, está sempre no limite da pressão ideal e elevada a maior parte do tempo. Quando isso acontece, a tendência é que se torne alta a qualquer momento.

Portanto, você correrá o risco de desenvolver pressão alta se não tomar providências para mantê-la ideal.

Em alguns países, taxas a partir de 13 por 8 já são consideradas pressão alta ou hipertensão. Assim, eles conseguem tratar o problema mais cedo e evitar as consequências graves da pressão alta.

Descubra se café, gengibre ou canela aumenta a pressão arterial.

3- Pressão alta ou hipertensão

Pressão arterial alta é aquela que oscila entre 14 por 9 e 15 por 9 ou medida maior.

Uma pressão arterial que se mantêm acima dos 14 por 9 ou (140 por 90 mmHg), já pode ser diagnosticada como doença crônica chamada pressão alta ou hipertensão. Dessa forma, procure um posto de saúde ou médico para medir sua pressão, para um diagnóstico mais preciso.

Neste caso, se sua pressão está elevada ou alta, você deve procurar um médico urgente para controlá-la antes de ter problemas maiores.

Algumas pessoas possuem tendências genéticas para ter hipertensão, independente dos fatores naturais externos. Por isso, é sempre recomendado procurar um médico e fazer uma avaliação com um especialista de anualmente.

Segundo o ministério da Saúde, pessoas acima de 20 anos devem medir a pressão ao menos 1 vez por ano. Se você tiver hipertensos na família, meça no mínimo 2 vezes por ano.

Pressão alta emocional

Quando a pressão é considerada alta, o que você pode começar a sentir?

Pessoas que estão com pressão acima de 18 por 12 ou (180 por 120 mmHg) , são consideradas crises de urgência que devem ser levadas a sério.

As que estão com pressão arterial acima de 18 por 12 e ainda estão com problemas em algum órgão importante, como coração, estão em situações de emergência que devem ser levadas muitíssimo a sério.

Procure um médico se você tiver esses sintomas de pressão alta:

  • tontura
  • confusão
  • dor no peito
  • visão embaçada
  • sangramento nasal
  • fadiga
  • náusea
  • dores de cabeça
  • suor excessivo
  • falta de ar
  • sangue na urina

Mais de 30 milhões de brasileiros tem hipertensão, segundo o Ministério da saúde, e 388 pessoas morrem por dia de hipertensão no Brasil.

Dessa forma, sabemos que ela agrava o risco de surgir outras doenças mais graves, como AVC, aneurisma arterial, infarto do coração e problemas renais e cardíacos.

É mais frequente em:

  • pessoas da raça negra;
  • com o passar dos anos aumenta os riscos;
  • entre homens com até 50 anos;
  • entre mulheres acima de 50 anos;
  • em diabéticos;
  • pessoas com colesterol alto.

Além de agravar os sintomas do coronavírus, principalmente se a pessoa tiver mais de 1 doença crônica, como diabetes e colesterol alto.

Se você tiver alguém gestante na família e esta tiver pressão alta, já deverá ter um cuidado especial com a grávida, independente da covid.

Afinal, a pressão que se mantém alta, faz com que o coração tenha que fazer um esforço muito maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

Assim, com o passar do tempo e os maus hábitos de saúde, isto coloca o organismo sob um estado de emergência, até o mesmo não conseguir de recuperar adequadamente e começar a falhar.

O que posso fazer para evitar ou baixar a pressão arterial alta?

Além de seguir a prescrição do médico e tomar o remédio para pressão alta, quando for receitado, mude alguns hábitos que influencia bastante para sua pressão arterial.

A pressão alta é herdada dos pais em 90% dos casos segundo o Ministério da saúde, mas há vários outros fatores que contribuem para níveis altos de pressão arterial:

  • evitar alimentos gordurosos
  • não abusar do sal
  • manter o peso adequado
  • controlar o diabetes
  • moderar o consumo de álcool
  • não fumar
  • praticar atividade física regularmente
  • aproveitar momentos de lazer
  • evitar o estresse
como controlar a pressao alta

Segundo pesquisas, a maioria dos hipertensos obesos, deixam de ter pressão arterial alta, somente perdendo peso em excesso, se mantendo dentro do IMC normal. E isto acontece quando mudam sua alimentação e estilo de vida, deixando de comer “junk food” como doces, comidas gordurosas ou fritas e altamente processadas.

Já ouviu falar sobre fome emocional ou pressão alta emocional?

Aprender técnicas de gerenciamento de estresse como meditação, respiração profunda e ioga fará grande diferença para tratar a pressão alta emocional, estresse e ansiedade, que é uma das maiores causas de obesidade, que por sua vez, aumenta as chances de hipertensão, diabetes e colesterol alto.

Principalmente nos tempos de pandemia e crises, é muito bom manter a saúde mental em dia, pois o isolamento social e os tempos de crise podem piorar muito problemas como esses.

Vale a pena procurar um psicólogo que poderá te ajudar nessa caminhada no processo de cura completa. ou seja, tanto do corpo como da mente, já que uma doença física pode piorar a mente, e vice versa.

Vídeo de médico falando sobre hipertensão ou pressão arterial alta

Saiba mais sobre Hipertensão arterial ou pressão alta com esse vídeo do Doutor Julio Noronha, chefe da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro. Além disso, ele fala mais sobre o tratamento correto e dá dicas de prevenção.

Gostou desse artigo? Compartilha nas redes sociais e ajude seus amigos seguidores a se prevenir desse problema e salvar muitas vidas. Abraços 😉

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Você também pode gostar de ;)
Latest Posts from Lanna Figueredo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *