Saiba como cozinhar feijão branco na panela de pressão elétrica ou pressão normal de forma simples, rápida e saborosa. Use em receitas de feijão branco como saladas, sopas e temperado com calabresa e bacon. Fica uma delícia.

O feijão branco tem vários nutrientes benéficos com poucas calorias. Além disso, seu alto teor de fibras e proteínas, podem te ajudar a emagrecer de forma mais saudável.

Em outras palavras, alimentos ricos em fibras e proteínas promovem a sensação de saciedade, deixando-o menos propenso a comer demais.

Continue lendo e saiba como cozinhar e temperar feijão branco simples e gostoso na panela de pressão elétrica e normal.

Descubra receitas de sopas de feijão branco

Como cozinhar feijão branco na panela de pressão rápido e simples

Ingredientes:

  • 2 xícaras de feijão branco
  • 5 xícaras de água
  • 2 folhas de louro

Como cozinhar na panela de pressão elétrica

  1. Coloque o feijão em uma vasilha e cubra com água, deixando de molho por umas 2 horas.
  2. Antes que comece a preparar, descarte a água do molho, veja se não tem feijões estragados e coloque na panela de pressão elétrica com a água e as folhas de louro.
  3. Feche e programe para cozinhar por 10 minutos. Logo depois que dar sinal que terminou, tire a pressão, abra e confira se já está cozido conforme seu gosto. Caso contrário, coloque na pressão por 2 minutos ou mais na pressão para cozinhar o feijão mais e poder fazer com caldo mais grosso.
  4. Depois desligue e use como quiser. Sugestão de uso: congele em porções que dê para uma refeição em sua casa conforme a quantidade de pessoas. Ou finalize temperando o feijão como quiser, fazendo uma sopa ou misturando na salada para dar um sabor especial.
  5. Se preferir cozinhar o feijão branco sem deixar de molho, terá que dobrar o tempo de cozimento. Ou seja, será necessário colocar por aproximadamente 20 minutos ou mais na pressão.

Como cozinhar na panela de pressão normal

  1. Esta receita usa os mesmos ingredientes acima.
  2. Deixe o feijão branco de molho por umas 2 horas.
  3. Então descarte a água do molho e coloque na panela de pressão normal o feijão branco com a água e as folhas de louro conforme medidas dos ingredientes acima.
  4. Em seguida, feche e deixe cozinhar por 10 minutos depois de começar a apitar a pressão. Logo depois, tire a pressão e veja se já está cozido o feijão branco conforme seu gosto. Caso contrário, coloque na pressão por 5 minutos ou mais na pressão para cozinhar o feijão e poder fazer com caldo mais grosso ou como você preferir.
  5. Depois desligue e use como quiser.
  6. Se preferir não colocar de molho o feijão branco terá que dobrar o tempo de cozimento.

Saiba também como cozinhar feijão fradinho.

como fazer feijão branco para salada al dente na panela de pressão ou panela normal

Como cozinhar feijão branco para salada

O ponto certo para a salada de feijão branco é al dente, ou seja, ainda durinho.

Portanto, se for fazer a receita acima, deixe o feijão na pressão por 2 minutos e tire. Verifique o ponto, se estiver um pouco durinho, já está bom.

Caso contrário, ainda deixe ferver mais um pouco fora da pressão. Não deixe por mais tempo na pressão, caso contrário vai desmanchar.

Se quiser cozinhar na panela normal, deixe ferver, depois conte 10 minutos.

Verifique se está al dente, se não cubra com mais água e deixe ferver mais 5 minutos e vai verificando até chegar ao ponto ideal, que é o feijão branco ainda um pouco durinho.

Este feijão poderá ser usado para receitas de saladas de feijão branco.

Saiba também como fazer receitas de salada de feijão fradinho.

Como temperar feijão branco com calabresa simples e saboroso

  • 1 xícara de feijão branco cozido com o caldo do cozimento
  • 200g de calabresa ou linguiça ou bacon picados em cubos pequenos
  • 1/2 xícara de cebola em cubos pequenos
  • 1 tablete de caldo de bacon
  • 2 dentes de alhos amassados
  • 1 colher de sopa de óleo
  • cominho a gosto

Modo de preparar:

  1. Coloque o óleo, a calabresa ou bacon na panela e deixe fritar bem. Se começar a queimar, jogue um pouquinho de água. Dessa forma, evita que queime e cria um caldo grosso de carne.
  2. Logo depois, coloque a cebola e o alho, deixe fritar mais um pouco.
  3. Então, coloque 1 xícara de feijão branco. Assim, frite um pouco o feijão branco com a carne e depois coloque 1 xícara de água ou mais do cozimento com o tablete do caldo de bacon.
  4. Logo depois, deixe ferver um pouco pra engrossar o caldo. Se preferir, coloque mais água.
  5. Em seguida mexa bem o feijão para se certificar que o caldo de bacon dissolveu todo. Então, acerte o sal, o cominho, apague o fogo e sirva ainda quente. Cuidado para não salgar o feijão, pois o tablete já é salgado.
  6. Contudo, se quiser o caldo mais grosso, bata menos da metade (1/4) do feijão branco com o caldo no liquidificador, depois jogue na panela do feijão e deixe ferver mais um pouco para apurar.
  7. CUIDADO! Antes que comece a bater, tenha cuidado para não deixar espirrar água quente em você, bata aos poucos e não coloque o rosto em cima do liquidificador.

Se preferir, pode fazer esta receita para congelar em porções, porém diminua o tamanho do tablete de caldo ou o sal, para que não fique salgado quando descongelar o feijão branco.

Veja também receita de caldo de feijão com calabresa fácil e saboroso.

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.