Alimentos que baixam a pressão

Com certeza, é muito importante controlar a pressão arterial alta, incluindo alimentos que baixam a pressão, remédios naturais como chás, meditação e caminhadas além de como consultar um médico para encontrar um medicamento que ajude.

Se você tem pressão alta descontrolada ao longo do tempo, isto aumenta o risco de muitos problemas, incluindo ataque cardíaco, derrame e problemas de visão. Hipertensão é uma das doenças crônicas mais comuns.

Portanto, consumir alimentos que baixam a pressão também desempenha um papel importante. Por isso uma alimentação rica em frutas, legumes, laticínios com baixo teor de gordura, grãos integrais e reduzir a gordura saturada, reduz a pressão arterial em até 11 mmHg se você tiver pressão alta.

Alimentos que baixam a pressão arterial alta

Alimentos que baixam a pressão

Abaixo listei vários alimentos que baixam a pressão arterial. Considere adicioná-los à sua dieta para melhorar a saúde do seu coração.

1- Frutas vermelhas

Elas são ricas em uma substância chamada flavonóides.

Assim, alguns estudiosos descobriram que aqueles com a maior consumo de flavonóides – principalmente de mirtilos e morangos – tiveram uma redução de 8% no risco de hipertensão, em comparação com aqueles que não consumiram.

Afinal, amoras e morangos são fáceis de adicionar à sua dieta. Você pode colocá-los no seu cereal ou granola no seu lanche ou manter as frutas congeladas para fazer sucos ou vitaminas rápidas e saudáveis.

2- Banana

Alimentos que baixam a pressão arterial geralmente são ricos em potássio. Assim a banana como uma fonte rica de potássio é recomendada para ajudar a regular a pressão( 420mg ou 11% do potássio recomendado para consumir diariamente).

Por isso acrescente bananas em seus lanches ou refeições do dia.

3- Beterraba

Pessoas com pressão alta que beberam um copo de suco de beterraba diariamente tiveram uma queda na pressão arterial de cerca de 10 mmHg, de acordo com um estudo publicado no jornal Hypertension da American Heart Association . Portanto o nitrato da beterraba, dilata os vasos sanguíneos e auxilia o fluxo sanguíneo.

Os pesquisadores também notaram alguns efeitos positivos em 24 horas.

Além do nitrato, a beterraba contém vários outros nutrientes essenciais, como cálcio, ferro e potássio, por isso são bons para o coração, a digestão e a saúde em geral.

4- Kiwi

Cientistas descobriram que comer 3 kiwis por dia durante 8 semanas reduziu mais a pressão arterial sistólica e diastólica, do que comer 1 maçã por dia durante o mesmo período.

5- Melancia

A melancia contém um aminoácido chamado citrulina que ajuda o corpo a produzir óxido nítrico que, como já mencionado, relaxa os vasos sanguíneos e estimula a flexibilidade das artérias. Esses efeitos auxiliam no fluxo sanguíneo, o que ajuda a baixar a pressão alta.

6- Chocolate amargo: um dos alimentos que baixam a pressão mais apreciado

Alimentos que baixam a pressão chocolate amargo

Uma revisão de 15 estudos sugere que o chocolate rico em cacau reduz a pressão arterial em pessoas com hipertensão ou pré-hipertensão. Porém, é o chocolate com mais de 70% de cacau.

O chocolate amargo, além de baixar a pressão, tem um sabor ótimo. Este alimento doce é rico em antioxidantes chamados flavonóides, como já foi mencionado, vários estudos comprovou que reduz a pressão arterial e melhora o fluxo sanguíneo para o coração.

Porém, consuma somente 30g de chocolate amargo por dia e certifique-se de que contém pelo menos 70% de cacau.

7- Aveia

Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition descobriu que comer beta-glucano (uma fibra especial encontrada na aveia) todos os dias reduzia a pressão arterial em homens e mulheres com pressão arterial alta.

Portanto, o consumo diário de 5,5 g de beta-glucana da aveia por 6 semanas reduziu a pressão arterial sistólica e diastólica em 7,5 e 5,5 pontos em pessoas com hipertensão leve ou limítrofe.

Além disso, a fibra pode ajudar a manter um peso corporal saudável e prevenir a obesidade, um fator de risco para a hipertensão.

Por isso, troque a farinha de trigo refinada pela aveia em suas receitas.

8- Feijão e lentilha

Feijão e lentilha são ricos em nutrientes que ajudam a regular a pressão arterial, como fibras, magnésio e potássio. Numerosos estudos mostraram que comer feijão e lentilha ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial alta.

A lentilha é uma grande fonte de proteínas e fibras. Eles também são alimentos que baixam a pressão arterial. Isso é graças ao potássio, pois 100g de lentilhas vermelhas têm mais potássio do que uma banana.


Para baixar a pressão arterial, é útil comer alimentos ricos em pelo menos dois desses três minerais: cálcio, magnésio e potássio.

Dessa forma, com o feijão branco, você ganha todos os 3. Uma xícara contém 13% do cálcio diário recomendado, 30% do magnésio diário e 24% do potássio diário recomendado.

9- Cenoura

As cenouras são ricas em compostos fenólicos, como os ácidos clorogênico, p-cumárico e cafeico, que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e reduzir a inflamação, o que ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial.

10- Brócolis

O brócolis é carregado com antioxidantes flavonóides, que ajudam a baixar a pressão, melhorando a função dos vasos sanguíneos e aumentando os níveis de óxido nítrico em seu corpo.

Este vegetal crucífero é uma boa fonte de magnésio, cálcio e potássio. Além disso, os brotos do brócolis são ricos em compostos que ajudam a reduzir os danos às artérias, que podem desempenhar um papel na hipertensão.

11- Linhaça

Em um estudo publicado na revista Hypertension , participantes com pressão alta e doença arterial periférica comeram 30g de semente de linhaça moída todo dia.

Após 6 meses, sua pressão arterial sistólica (o número superior) diminuiu em 15 mmHg, em média, e sua pressão arterial diastólica (o número inferior) caiu 7 mm Hg.

Portanto polvilhar semente de linhaça em suas refeições, todo dia, tem uma grande diferença nas leituras de sua pressão arterial.

12- Manjericão

Estudos mostraram que o manjericão possue eugenol, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e afinar o sangue, o que por sua vez ajuda a baixar a pressão. Acrescente na comida e salada o manjericão fresco ou seco.

13- Espinafre

O espinafre é rico em nitratos e também é carregado com antioxidantes, cálcio, magnésio e potássio, tornando-o uma excelente escolha para pessoas com pressão alta.

14-Romã: um dos alimentos que baixam a pressão arterial mais potente

Um excelente remédio caseiro para pressão alta carregado de potássio e outros nutrientes saudáveis ​​para o coração é o suco de romã pois tem 3x mais antioxidantes do que o chá verde ou o vinho tinto.

Por isso, é recomendado beber 1 xícara de suco de romã todo dia por 28 dias para reduzir a pressão alta em curto prazo, de acordo com os resultados de um estudo de 2012.

15- Abacaxi

O suco de abacaxi reduz a hipertensão devido à presença adequada de potássio e menor quantidade de sódio. Essa proporção de potássio e sódio é uma ótima forma de combater a hipertensão.

16- Sementes

Sementes como de abóbora e girassol, consumidas sem sal são ricas em potássio, magnésio e outros minerais conhecidos por baixar a pressão. Coma um punhado todos os dias e tenha mais saúde.

17- Água

A desidratação crônica faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, o que ajuda o corpo a conservar água, reduzindo a perda de água através da transpiração, micção e respiração.

Por isso, beber quantidades adequadas de água é, simplesmente, uma das maneiras mais saudáveis, baratas e eficazes de ajudar a baixar a pressão.

Já ouviu falar da regra dos 8 copos por dia? Beba 2 copos (250ml cada) de água de manhã, 3 à tarde e 2 à noite para ter o consumo mínimo recomendado pelos médicos.

Por fim, lembre-se que é preciso tomar cuidado em tomar água 20min antes e depois das refeições principais para não causar um refluxo.

18- Leite e iogurte grego desnatados

O iogurte grego desnatado é um produto lácteo rico em nutrientes que contém minerais que ajudam a regular a pressão arterial, incluindo potássio e cálcio.

Um copo de leite desnatado oferece uma porção sólida de cálcio e vitamina D, nutrientes que trabalham em equipe para ajudar a reduzir a pressão arterial em 3 a 10%.

Esses números podem não parecer impressionantes, mas podem se traduzir em uma redução de 15% no risco de doenças cardíacas.

19- Alimentos fermentados


Comer alimentos ricos em probióticos tem um efeito positivo na redução da pressão arterial, de acordo com uma revisão de nove estudos publicados na Hypertension .

Assim, os participantes do estudo que viram um impacto positivo em sua pressão arterial consumiram várias espécies de bactérias probióticas regularmente por mais de oito semanas.

20- Temperos como alho, gengibre, salsa e açafrão

Tanto o alho como a canela, gengibre, salsa e o açafrão ajudam a regular a pressão arterial. Por isso, tempere a vontade suas refeições com eles.

As ervas finas em geral usadas para temperos, são alimentos naturais que melhoram a saúde em geral, o que também ajudam a controlar a hipertensão.

Temperos que baixam a pressão alta

Alimentos que baixam a pressão alta x sódio o vilão da hipertensão

Assim como tem alimentos que baixam a pressão, existem os que elevam a pressão arterial nas alturas.

A associação Americana do Coração, incentiva as pessoas a adicionar menos sal, ou sódio, às refeições, enquanto comem mais alimentos que contenham potássio, como os alimentos listados acima.

Quando você come muito sal de cozinha, que contém sódio, seu corpo retém mais água para “lavar” o sal do corpo.

Assim, isso causa aumento da pressão arterial. Por isso, a água em excesso sobrecarrega o coração e os vasos sanguíneos.

A associação americana do coração recomenda diminuir o consumo diário de sódio a menos que 1,5g (uma colher de chá de sal tem cerca de 2,4g de sódio)

A maioria das pessoas excede em muito essas recomendações mínimas de sódio.

Como posso reduzir o consumo de sódio?

  • Leia os rótulos nutricionais e escolha alimentos com baixo teor de sódio.
  • Escolha alimentos marcados como “sem sódio”, “baixo teor de sódio” e “sem sal”.
  • Não use sal de cozinha nem sal leve como um substituto.
  • Use substitutos do sal como sal rosa (pergunte primeiro ao seu médico).
  • Compre ervas e temperos sem sódio (de preferência caseiros)

Quais alimentos são ricos em sódio e devo evitar?

  • Alimentos processados ​​como carnes frias, salsichas, bacon e presunto.
  • Alimentos enlatadas como caldos, misturas de sopas secas, etc.
  • Molhos como ketchup, molho de soja, molhos para salada
  • Salgadinhos como pretzels, pipoca, amendoim, batatas fritas.
  • Alimentos em conserva ou marinados em salmoura. Somente marinadas à base de vinagre e suco de limão são aceitáveis.

Além do sódio, quais alimentos devo evitar?

  • Salgadinhos
  • alimentos gordurosos
  • manteiga e margarina
  • bebidas alcoólicas
  • doces e bebidas açucaradas
  • Produtos lácteos com leite integral como queijo, requeijão e iogurte (ou seja, os que não são desnatados)

Nesse sentido, procurar consumir produtos light e sem adição de açúcar. O excesso de carboidrato no corpo provoca várias doenças como diabetes, problemas de coração além da hipertensão. Melhor mesmo é comer alimentos caseiros, que não são processados ou industrializados.

É importante afirmar que, além de consumir alimentos que baixam a pressão, o controle da hipertensão também está ligado a um estilo de vida saudável como manter o peso e prática regular de exercícios físicos.

Por isso não deixe de fazer caminhadas pelo parque ou praticar algum exercício físico como jump, lutas, dança, pular corda ou corridas. Isto além de te ajudar a ter mais saúde física vai te deixar mais relaxado e disposto. O que realmente irá te ajudar a controlar a hipertensão.

Café aumenta a pressão? Clique e saiba mais.

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Você também pode gostar de ;)
Latest Posts from Lanna Figueredo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *