Conheça mais sobre os benefícios do feijão fradinho com tabela nutricional, calorias e nutrientes completos e os tipos mais comuns deste feijão muito apreciado em todo o mundo.

O feijão fradinho é uma leguminosa que é rica em vários nutrientes benéficos para o bom funcionamento do organismo como ácido fólico, vitamina A, fibras e manganês.

Essa grande quantidade de fibras ajuda na digestão por alimentar as bactérias boas do intestino. Este feijão não dá caldo grosso, portanto é muito usado para saladas, farofas, tropeiro e baião de dois.

Continue lendo e descubra o que é feijão fradinho, nomes mais comuns, benefícios, nutrientes e calorias.

O que é feijão fradinho e quais os tipos mais comuns

Este feijão tem uma cor creme clara e uma mancha preta que lembra um olho. Ele se tornou muito popular em todo o mundo porque são fáceis de preparar e cozinhar, além de deliciosos.

Os primeiros relatos da história mostra que o feijão fradinho foi trazido para as Índias Ocidentais por africanos escravizados em torno de 1674 e foi levado para as Américas pelos colonizadores.

O nome científico do feijão fradinho é vigna unguiculata, também conhecido como feijão-de-corda ou feijão-frade, feijão-caupi ou feijão-miúdo.

É uma espécie da família das leguminosas (Fabaceae), subfamília papilionoídea (Faboideae).

O feijão de corda muitas vezes é também chamado de feijão fradinho. No entanto, mesmo sendo muito parecidos e possua a mesma família do segundo, eles não são iguais.

Por exemplo na cor, o de corda é mais escuro e o feijão fradinho é mais claro.

Feijão de corda

7 benefícios do feijão fradinho

As vitaminas e minerais no feijão-fradinho fornecem benefícios significativos para a saúde. Aqui estão alguns dos vários benefícios do feijão fradinho para a saúde:

1- Manter um peso saudável

Um dos benefícios do feijão fradinho é ajudar o corpo mais magro, afinal é rico em fibras solúveis e insolúveis.

Portanto é rico em carboidratos complexos que demoram mais para digerir do que carboidratos simples como pães e alimentos feitos de grãos e farinhas refinadas.

A proteína e os carboidratos de alta qualidade e digestão lenta do feijão fradinho também ajudam você a se sentir mais satisfeito e cheio, ou seja, e comer menos.

2- Diminui inflamação, pressão e colesterol altos

Um dos benefícios do feijão fradinho é ajudar a diminuir corpo inflamado e estabilizar pressão arterial.
Há evidencias de que diminui o colesterol ruim, que por sua vez reduz o risco de problemas cardíacos graves.

Remédio caseiro para pressão alta

3- Melhora Digestão e bom funcionamento do intestino

De acordo com pesquisas, uma maior ingestão de alimentos com fibras ajuda a regular o intestino, ajudando assim quem tem problemas de intestino preso. As fibras do feijão fradinho também são pré-bióticas, que alimentam as bactérias boas do nosso intestino, que turbinam nossa imunidade, digestão e bom humor.

Tabela nutricional do feijão fradinho

4- Controle da diabetes

A fibra solúvel do feijão fradinho retarda a digestão de fora saudável, o que ajuda o corpo a regular os níveis de açúcar no sangue e reduz o risco de picos de açúcar no sangue, por isso é recomendado para diabéticos controlar o açúcar no sangue.

5- Turbinar saúde dos olhos e pele

Outro grande benefício do feijão fradinho é possuir uma grande quantidade de betacaroteno que é convertido em vitamina A pelo organismo.

Portanto, em 1/2 xícara de feijão-fradinho tem 13% da ingestão diária recomendada de vitamina A.

Assim a vitamina A melhora a saúde dos olhos protegendo as córneas, auxilia o bom funcionamento da retina e ajuda a lubrificação dos olhos.

6- Melhores níveis de energia

Um dos benefícios do feijão fradinho é sua grande quantidade de proteína de alta qualidade, que sozinha já ajuda a melhorar seus níveis de energia.

Alem disso, em 1 porção de 1/2 xícara de feijão fradinho contém cerca de 40 a 50% da dose diária de manganês, que é um poderoso antioxidante que protege as estruturas do organismo responsáveis pela produção de energia do corpo.

7- Gravidez saudável

Afinal, em meia xícara de feijão-fradinho há 44% da dose diária recomendada de folato ou ácido fólico. Uma vitamina do complexo B que ajuda a diminuir a chance de defeitos no cérebro e na medula espinhal em bebês em desenvolvimento ainda na barriga.

Feijão fradinho: tabela nutricional e calorias

O feijão fradinho contêm antioxidantes como flavonóides, que ajudam o corpo a combater enfermidades e se manter saudável.

Afinal, o feijão fradinho é leguminosa com uma boa fonte de carboidratos complexos , fibras e muitas vitaminas e minerais essenciais.

Tabela nutricional do feijão fradinho:

Em 1 xícara de feijão fradinho cozido ou 165g contém:

  • 160 calorias
  • 0,6 g de gordura
  • 8,3 g de fibras
  • 5,2g de proteína
  • 33,5 g de carboidratos
  • 5,3 g de açúcar
  • 10% VD* ferro
  • 15% VD* para potássio
  • 20% VD* para magnésio
  • 16% VD* para cálcio
  • 52% VD* para folato
  • 44% VD* para vitamina A
  • 24% VD* para cobre
  • 15% VD* para zinco
  • 37% VD* para vitamina K
  • 41% VD* para manganês

*VD= Valores recomendados por dia

Resumo

O feijão fradinho têm uma série de benefícios nutricionais para a saúde. Afinal, eles ajudam a atingir um peso moderado, comer uma dieta equilibrada com fibras alimentares.

Além disso, o feijão fradinho também é ótimo para cozinhar e pode fazer parte de vários pratos principais e acompanhamentos. A tabela nutricional é repleto de vitaminas essenciais para a saúde

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.