Arroz branco engorda mesmo barriga? Ele emagrece ou engorda? Você pode se surpreender com a resposta dos nutricionistas.

O arroz branco é um grão refinado e rico em carboidratos que teve sua fibra removida pelo processo de refinamento. Uma alta ingestão de carboidratos refinados tem provocado obesidade e doenças crônicas.

No entanto, países com alta ingestão de arroz, têm baixos níveis dessas doenças em comparação com outros que não comem todos os dias.

Então, qual é o problema com o arroz branco? É bom para perder peso ou engorda? Não perca essa informação e saiba tudo sobre o tão amado arroz.

Arroz branco x arroz integral

O arroz integral é um grão inteiro intacto que contém tanto o farelo quanto o germe. Portanto, é nutritivo e rico em fibras e antioxidantes.

Pelo contrário, o arroz branco teve o farelo e o germe nutritivo removidos, acabando por despojá-lo de todas as suas partes nutricionais.

Assim, é geralmente feito para melhorar seu sabor, prolongar sua vida útil e melhorar suas qualidades de cozimento.

Como resultado, o arroz branco é quase inteiramente composto de carboidratos na forma de amidos, ou longas cadeias de glicose.

Descubra também como fazer arroz simples na pressão

Arroz branco engorda muito?

Quase todos os alimentos podem engordar se ingeridos em quantidades excessivas. Portanto o arroz branco engorda se comido excessivamentte

Comer alimentos em pratos grandes pode aumentar inconscientemente a ingestão de calorias sem que as pessoas se percebam mais satisfeitas. Ou seja, comer arroz branco engorda mais em um prato maior.

Portanto, diferentes estudos o vinculam tanto à perda de peso quanto ao ganho de peso, dependendo da quantidade, da qualidade do alimento que acompanha esse arroz e como anda sua movimentação.

O arroz é fonte de carboidrato que fornece energia e é o combustível importante no pré-treino para dar energia e no processo de recuperação muscular tão importante no pós-treino.

Portanto o segredo para manter apenas esses fatores positivos é maneirar na porção e combinar com alimentos saudáveis como feijão, saladas e frutas.

Ou seja, o arroz branco engorda se tiver acompanhado de mais alimentos ricos em carboidratos e gorduras. Portanto, com feijão e salada é um acompanhamento saudável se observado as devidas proporções.

cuidado com o tamanho das porções

Arroz branco engorda mais em um prato maior

Assim como acontece com a maioria das dietas, a dose alta determina o veneno.

Não há nada que prove que o arroz branco engorda. Contudo, apenas devido ao tamanho da porção gigante e à qualidade ruim geral de sua dieta ele pode engordar.

Vários estudos têm mostrado que servir comida em um recipiente ou prato maior aumenta o consumo do alimento, independente da comida ou bebida que está sendo servida.

Foi comprovado que servir alimentos em pratos maiores, aumenta de forma considerável a ingestão de calorias, sem que as pessoas notem isso.

Além disso, como as pessoas não notam que estão comendo mais do que o normal, geralmente não se percebem que precisam comer menos na próxima refeição.

Um estudo interessante mostrou que alguns participantes comiam 73% mais sopa de uma tigela auto-recarregável sem desconfiarem disso, do que aqueles que comiam em tigelas normais.

Por fim, o mais surpreendente era que eles não notaram que comiam mais do que os outros, nem sentiam que estavam mais cheios do que aqueles que comiam a menos em tigelas normais.

Portanto, reduzir o tamanho do prato que vai comer o arroz branco é a maneira certa de reduzir a ingestão de calorias totais.

Ou seja, diminuir o peso corporal e níveis de açúcar no sangue, resultando no final em emagrecimento saudável.

Então, corra e compre pratos menores para você comer seu arroz e feijão nosso de cada dia, se sua intenção é comer menos e emagrecer.

Afinal, arroz branco engorda se você comer diariamente em um prato maior sem nenhuma salada ou verdura.

Além disso, não tenha medo de incluir mais verduras e saladas. Folhas devem ser consumidas a vontade sem necessidade de redução.

Saiba como cozinhar feijão branco e sopa na panela de pressão temperado

comer arroz branco engorda

Arroz engorda: resumo

Por fim, o arroz branco engorda se você não ficar de olho no tamanho da porção e nos acompanhamentos saudáveis.

No entanto, entre o arroz branco e o arroz integral, não há dúvidas de que o arroz integral é muito mais nutritivo e saudável do que o arroz branco. Portanto, se conseguir fazer a substituição, será melhor.

Também foi observado, que além do tamanho da porção, alguns companheiros do arroz branco, como salada e feijão que são saudáveis, podem ser a combinação certa para evitar que o arroz engorde e comece a emagrecer

Além disso, diminua na quantidade de óleos para a preparação e molhos calóricos para as saladas.

Relação do tamanho da porção e a quantidade de movimento diário

E também que o tamanho de sua porção seja proporcional à quantidade de exercício físico que esteja praticando. Por exemplo, corridas, caminhadas, jump, musculação ou futebol.

O mínimo recomendado pelo OMS (Organização mundial de saúde) para se manter saudável, é 150 minutos de exercício de intensidade média por semana. Ou seja 30 minutos para 5 dias da semana, ou 50 minutos para 3 dias na semana.

A intensidade do exercício é considerada média quando você fica ofegante e fala com dificuldade durante a execução.

Ou seja, para um pedreiro ou um trabalhador braçal de uma colheita, por exemplo, que trabalha de 6 a 8 horas por dia, é considerado um trabalho de cardio e força com intensidade média a intensa por um período muito longo.

Neste caso, ele não irá engordar com um prato que parece uma montanha de arroz com arroz, feijão e carne. Pelo contrário, terá a energia e força que precisa para o esforço necessário.

Por outro lado, uma pessoa que trabalha de 6 a 8 horas sentada e não faz nenhum exercício de intensidade ou força fora dessa rotina de trabalho, um prato que parece uma montanha de arroz com feijão irá engordá-la muito mesmo.

Na verdade com o tempo ela se tornará uma pessoa com problemas de obesidade mórbida, dentre vários outros problemas de saúde decorrente do ganho de peso e alimentação exagerada.

Portanto, tudo parece se resumir a observar o tamanho da porção, se movimentar e seguir uma dieta geral saudável e equilibrada .

Lanna Figueredo

Minha missão é compartilhar informações que vão contribuir para a melhor a qualidade de vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.